Estudo da correlação entre potencial evocado auditivo de estado estável (NB CE-chirp) e de tronco encefálico na avaliação audiológica infantil
Ano de defesa: | 2024 |
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Resumo: | Orientador: Maria Francisca Colella dos Santos |
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Estudo da correlação entre potencial evocado auditivo de estado estável (NB CE-chirp) e de tronco encefálico na avaliação audiológica infantilStudy of the correlation between auditory steady state response (NB CE-Chirp) and auditory brainstem response in the audiological assessment of childrenPotenciais evocados auditivosAudiçãoCriançasEletrofisiologiaEvoked potentials, AuditoryAuditoryChildElectrophysiologyOrientador: Maria Francisca Colella dos SantosTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Introdução: A audição tem um importante papel no desenvolvimento da linguagem oral e aspectos cognitivos na criança, sendo responsável pela integração do indivíduo em uma sociedade predominantemente oral. O Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico (PEATE) com estímulo clique permanece como método mais utilizado para avaliar a audição de crianças de forma objetiva, embora não apresente respostas com especificidade de frequência. Uma nova tecnologia, o Potencial Evocado Auditivo de Estado Estável (PEAEE) com estímulo Narrow Band – CE chirp permite que múltiplos estímulos sejam apresentados de forma simultânea, possibilitando a obtenção de limiares eletrofisiológicos com especificidade de frequência. Objetivo: Analisar os achados obtidos com o uso do PEAEE com estímulo NB CE-Chirp e compará-los com os achados do PEATE clique e tone burst na avaliação audiológica de crianças realizada sob anestesia inalatória. Métodos: Foram avaliadas 71 crianças com idades entre 14 e 59 meses. Os exames PEATE clique e tone burst e PEAEE NB CE-chirp foram realizados em uma única sessão por um fonoaudiólogo, acompanhado por médico anestesista responsável pela sedação inalatória. O tempo total da avaliação variou entre 40 e 60 minutos. Para a análise dos achados, foi investigado o grau de concordância entre os exames com o Coeficiente de Correlação Intraclasse (CCI), coeficiente de correlação de Pearson e análise dos gráficos de Bland-Altman. Resultados: Os melhores graus de CCI foram encontrados na comparação das técnicas analisando-se os limiares obtidos sem a aplicação dos fatores de correção. Para a análise PEATE Clique x PEATE-TB x PEAEE, observou-se CCI de grau excelente para todas as frequências; já na análise PEATE-TB x PEAEE, a concordância foi de grau excelente para as frequências de 500 Hz, 2000 Hz e 4000 Hz. Considerando a análise com o coeficiente de correlação de Pearson, a concordância observada foi de grau forte para todas as técnicas, tanto para os limiares sem e com correção. Na análise dos gráficos de Bland-Altman, observou-se concordância ? 95% na comparação das técnicas PEATE-TB e PEAEE para os limiares sem correção em todas as frequências analisadas. Já para os limiares com correção, a concordância foi ?95% nas frequências de 1000 Hz, 2000 Hz e 4000 Hz. Quanto à influência de variáveis, pode-se observar que o sexo e a idade não interferiram nos limiares obtidos em nenhuma das técnicas. Por outro lado, o motivo do encaminhamento para o exame se mostrou relacionado aos limiares obtidos nas avaliações, sendo que para os casos de suspeita de perda auditiva, foram observados limiares mais elevados em relação às demais demandas. Discussão: Os resultados encontrados neste estudo corroboram com dados da literatura científica de estudos que também avaliaram a correlação entre diferentes técnicas de avaliação auditiva. O PEAEE não deve ser realizado como medida única, mas sim associado ao PEATE e sua análise baseada no princípio do cross-check. Conclusão: O PEAEE se mostrou útil ao predizer os limiares auditivos estimados com especificidade de frequência na população infantil em exames realizados sob anestesia, podendo ser considerado como parte integrante da bateria de avaliação audiológicaAbstract: Introduction: Hearing plays a significant role in the development of oral language and cognitive aspects in children, being responsible for the individual's integration into a predominantly oral society. The Auditory Brainstem Response (ABR) with click stimulus remains the most used method to evaluate children's hearing objectively, although it does not present frequency-specific responses. A modern technology, the Auditory Steady State Response (ASSR) with Narrow Band – CE chirp, allows multiple stimuli to be presented simultaneously, making it possible to obtain electrophysiological thresholds with frequency specificity. Objective: To analyze the findings obtained with the use of ASSR with NB CE-Chirp stimulus and compare them with the findings of click and tone burst (TB) ABR in the audiological assessment of children conducted under inhalation anesthesia. Methods: 71 children aged between 14 and 59 months were evaluated. The click ABR, TB-ABR and ASSR NB-CE chirp exams were performed in a single session by an audiologist, accompanied by an anesthetist responsible for inhalation sedation. The total time varied between 40 and 60 minutes. To analyze the findings, the degree of agreement between the exams was analyzed with the Intraclass Correlation Coefficient (ICC), Pearson correlation coefficient and analysis of Bland-Altman graphs. Results: The best ICC degrees were found when comparing techniques using uncorrected thresholds. For the Click ABR x TB-ABR x ASSR analysis, an excellent ICC was observed for all frequencies; in the TB-ABR x ASSR analysis, the ICC was excellent for the frequencies of 500 Hz, 2000 Hz and 4000 Hz. Considering the analysis with Pearson's correlation coefficient, the agreement observed was strong for all techniques, both for the thresholds without and with correction. In analysis of the Bland-Altman graphs, an agreement ? 95% was observed when comparing the TB-ABR and ASSR techniques for uncorrected thresholds at all frequencies analyzed. As for the thresholds with correction, agreement was ?95% at frequencies of 1000 Hz, 2000 Hz and 4000 Hz. Regarding the influence of variables, it can be observed that sex and age did not interfere with the thresholds obtained in the Click ABR, TB-ABR and ASSR. On the other hand, the complaint presented to request the exam was shown to be related to the thresholds obtained in the evaluations, and for cases of suspected hearing loss, higher thresholds were observed in relation to the other complaints. Discussion: The results found in this study corroborate data from the scientific literature of studies that also evaluated the correlation between different hearing assessment techniques. The ASSR should not be performed as a single measure, but rather associated with the ABR. Conclusion: ASSR proved to be useful in predicting estimated hearing thresholds with frequency specificity in the pediatric population in exams performed under anesthesia and can be considered as a part of the audiological assessment batteryAbertoDoutoradoSaúde da Criança e do AdolescenteDoutora em CiênciasCAPES88887.475368/2020-00[s.n.]Colella-Santos, Maria Francisca, 1963-Matas, Carla GentileGil, DanielaLima, Maria Cecilia Marconi PinheiroAmaral, Maria Isabel Ramos doUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSideri, Karolina Pessóte, 1991-20242024-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (117 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17696SIDERI, Karolina Pessóte. Estudo da correlação entre potencial evocado auditivo de estado estável (NB CE-chirp) e de tronco encefálico na avaliação audiológica infantil. 2024. 1 recurso online (117 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17696. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1385545Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1385545porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-24T11:21:10Zoai::1385545Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-24T11:21:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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