Quando o circo atravessa a rua : a formação do artista e sua relação com os espaços públicos
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/7806 |
Resumo: | Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto |
id |
UNICAMP-30_9a5fbbd3b72a9daf0fc95ebf81d0198c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1261340 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quando o circo atravessa a rua : a formação do artista e sua relação com os espaços públicosWhen the circus crosses the street : the formation of the artist and its relationship with public spacesArte de ruaArtes cênicasFormação profissionalCircoStreet artProfessional qualificationCircusOrientador: Marco Antonio Coelho BortoletoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: A ocupação e o uso dos espaços públicos emergem recorrentemente nos debates sociais, revelando repercussões nas mais diversas atividades humanas, incluindo as de natureza educacional e cultural. No interior desse debate, em pleno século XXI, notamos questionamentos sobre a pertinência da atuação artística nesses espaços. De modo mais específico, nos interessa discutir como as instituições formadoras de artistas circenses tratam os múltiplos espaços de atuação, particularmente os espaços públicos (praças, ruas, feiras, becos, entre outros). Embora sejam amplas as evidências da ação regular de artistas circenses nesses espaços, a ocupação ou não dos espaços públicos pela arte/cultura ainda suscita importantes disputas e debates na sociedade brasileira. É nesse cenário que essa tese se desenvolve, objetivando entender como o processo formativo do artista circense dialoga com as particularidades da atuação nos espaços públicos. O estudo partiu de um exaustivo levantamento das instituições e espaços de formação em circo no Brasil, seguido da análise documental de matrizes curriculares, estatutos e projetos políticos pedagógicos, visando uma primeira aproximação com o problema em análise. Posteriormente, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com três profissionais de cinco instituições selecionadas, incluindo coordenadores, diretores e professores. De modo complementar, foi aplicado um questionário aos egressos dessas instituições. A pesquisa aponta para a urgência de políticas públicas para o fortalecimento do ensino de circo no Brasil, bem como para desenvolver uma distribuição menos desigual de instituições pelo território nacional. Também chama a atenção para a necessidade de as instituições considerarem os conhecimentos do circo de rua na formação do artista de circo no Brasil, visto que, apesar dos espaços públicos terem se apresentado como um lugar vital para a manutenção do artista, os conhecimentos voltados para a atuação nesses espaços encontram-se de forma dispersa e pouco estruturada, nas instituições pesquisadasAbstract: The occupation and use of public spaces repeatedly emerge in social debates, revealing repercussions in the most diverse human activities, including those of an educational and cultural nature. Within this debate, in the middle of the 21st century, we notice questions about the pertinence of artistic performance in these spaces. More specifically, we are interested in discussing how institutions that train circus artists treat the multiple spaces of performance, particularly public spaces (squares, streets, fairs, alleys, among others). Although there is ample evidence of the regular action of circus artists in these spaces, the occupation or not of public spaces by art/culture still raises important disputes and debates in Brazilian society. It is in this scenario that this thesis is developed, aiming to understand how the training process of the circus artist dialogues with the particularities of acting in public spaces. The study started with an exhaustive survey of institutions and spaces for circus training in Brazil, followed by documental analysis of curricular matrices, statutes and pedagogical political projects, aiming at a first approach to the problem under analysis. Subsequently, semi-structured interviews were carried out with three professionals from five selected institutions, including coordinators, directors and professors. In addition, a questionnaire was applied to graduates of these institutions. The research points to the urgency of public policies to strengthen circus education in Brazil, as well as to develop a less unequal distribution of institutions across the national territory. It also draws attention to the need for institutions to consider the knowledge of the street circus in the training of the circus artist in Brazil, since, although public spaces have been presented as a vital place for the maintenance of the artist, the knowledge aimed at the activities in these spaces are found in a dispersed and poorly structured way, in the institutions surveyedDoutoradoEducação Física e SociedadeDoutora em Educação FísicaCAPES434746/2019-01[s.n.]Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976-Lopes, Daniel de CarvalhoSantos, Ivanildo Lubarino Piccoli dosInfantino, JulietaFerracini, RenatoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBarreto, Mônica Lua, 1971-20222022-12-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (363 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/7806BARRETO, Mônica Lua. Quando o circo atravessa a rua: a formação do artista e sua relação com os espaços públicos. 2022. 1 recurso online (363 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7806. Acesso em: 28 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1261340porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-13T10:59:15Zoai::1261340Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-03-13T10:59:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quando o circo atravessa a rua : a formação do artista e sua relação com os espaços públicos When the circus crosses the street : the formation of the artist and its relationship with public spaces |
title |
Quando o circo atravessa a rua : a formação do artista e sua relação com os espaços públicos |
spellingShingle |
Quando o circo atravessa a rua : a formação do artista e sua relação com os espaços públicos Barreto, Mônica Lua, 1971- Arte de rua Artes cênicas Formação profissional Circo Street art Professional qualification Circus |
title_short |
Quando o circo atravessa a rua : a formação do artista e sua relação com os espaços públicos |
title_full |
Quando o circo atravessa a rua : a formação do artista e sua relação com os espaços públicos |
title_fullStr |
Quando o circo atravessa a rua : a formação do artista e sua relação com os espaços públicos |
title_full_unstemmed |
Quando o circo atravessa a rua : a formação do artista e sua relação com os espaços públicos |
title_sort |
Quando o circo atravessa a rua : a formação do artista e sua relação com os espaços públicos |
author |
Barreto, Mônica Lua, 1971- |
author_facet |
Barreto, Mônica Lua, 1971- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bortoleto, Marco Antonio Coelho, 1976- Lopes, Daniel de Carvalho Santos, Ivanildo Lubarino Piccoli dos Infantino, Julieta Ferracini, Renato Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barreto, Mônica Lua, 1971- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Arte de rua Artes cênicas Formação profissional Circo Street art Professional qualification Circus |
topic |
Arte de rua Artes cênicas Formação profissional Circo Street art Professional qualification Circus |
description |
Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-12-07T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/7806 BARRETO, Mônica Lua. Quando o circo atravessa a rua: a formação do artista e sua relação com os espaços públicos. 2022. 1 recurso online (363 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7806. Acesso em: 28 fev. 2025. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/7806 |
identifier_str_mv |
BARRETO, Mônica Lua. Quando o circo atravessa a rua: a formação do artista e sua relação com os espaços públicos. 2022. 1 recurso online (363 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7806. Acesso em: 28 fev. 2025. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1261340 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (363 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1829137739780456448 |