Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390 : a permanencia dos modelos de lição

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Pinheiro, Maria de Lourdes
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609680
Resumo: Orientador: Maria Cristina Menezes
id UNICAMP-30_afa96f064c998746fe39c2d12200940e
oai_identifier_str oai::447051
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390 : a permanencia dos modelos de liçãoPath and dialogues of the São Paulo educator Jõao Toledo (1990-1939) : the permanence of the lesson modelsToledo, João, 1900-1939Educação - Brasil - HistóriaEducação - São Paulo (Estado)Escola NormalMetodologiaEducation - History - BrazilEducation - São Paulo (State)Normal schoolMethodologyOrientador: Maria Cristina MenezesTese (doutorado) - Universidade Estadual Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho buscou entender a educação paulista por uma ótica particular, ao considerar a trajetória e as interlocuções do educador João Toledo (1879-1941). Não se pautou, porém, por uma biografia propriamente dita, mas procurou, no período selecionado, privilegiar o percurso de vida e a formação deste educador quando formando da segunda turma da Escola Complementar de Itapetininga, em 1900, abrangendo a trajetória profissional e produção intelectual do mesmo até 1939, quando escreveu "São Paulo", sua última publicação. Os cargos importantes que ocupou, bem como a presença pública através de artigos em revistas e livros, discursos e conferências proferidos, levaram-no a destacar-se no cenário educacional da época, sobretudo nas décadas de vinte e trinta. Entretanto, o seu nome não consta da plataforma dos educadores do período nos escritos da história da educação brasileira, tendo sido obscurecido diante da ênfase dada aos embates educacionais que envolveram católicos e liberais naquele momento. Ao se buscar ampliar a visão sobre tais embates, foi possível resgatar da sombra e lançar à luz um educador que defendeu uma proposta de educação pautada na pedagogia como "arte de ensinar" e em modelos de lição. O desenvolvimento deste trabalho esteve articulado ao projeto "Preservação do patrimônio histórico institucional: Escola Estadual Carlos Gomes de Campinas", coordenado pela Profa. Dra. Maria Cristina Menezes e financiado pela FAPESP.Abstract: The present work aimed at understanding the State of São Paulo education under a private optics, when considering educator João Toledo's path and dialogues (1879-1941). It was not ruled, however, by a biography as so, but it sought, in the selected period, to privilege the life course and this educator's education when graduate of the second students group of the Escola Complementar de Itapetininga, in 1900, including his professional path and intellectual production up to 1939, when he wrote "São Paulo", his last publication. The important positions he occupied, as well as the public presence through essays in magazines and books, speeches andconferences uttered, took him to be highlighted in the education scenery of those days, above all in the decades of twenty and thirty. However, his name does not consist of the educators' platform of that period, in the writings of the Brazilian education history, having been darkened before the emphasis given to the education collisions that involved catholic and liberal citizens on that moment. In looking for enlarging the vision over such collisions, it was possible to rescue from the shadows and to throw to the light, an educator that defended an education proposal ruled in pedagogy as "the art of teaching" and in lesson models. The development of this work was articulated to the project "Preservation of the institutional historic assets: Escola Estadual Carlos Gomes de Campinas", coordinated by Prof. Maria Cristina Menezes, Ph.D., and financed by FAPESP.DoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Menezes, Maria Cristina, 1958-Santos, Ediogenes AragãoBryan, Newton Antonio PaciulliHilsdorf, Maria Lúcia SpedoFernandes, Rogerio AntonioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinheiro, Maria de Lourdes2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf313 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609680PINHEIRO, Maria de Lourdes. Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390: a permanencia dos modelos de lição. 2009. 313 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609680. Acesso em: 27 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447051porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:34:04Zoai::447051Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:34:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390 : a permanencia dos modelos de lição
Path and dialogues of the São Paulo educator Jõao Toledo (1990-1939) : the permanence of the lesson models
title Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390 : a permanencia dos modelos de lição
spellingShingle Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390 : a permanencia dos modelos de lição
Pinheiro, Maria de Lourdes
Toledo, João, 1900-1939
Educação - Brasil - História
Educação - São Paulo (Estado)
Escola Normal
Metodologia
Education - History - Brazil
Education - São Paulo (State)
Normal school
Methodology
title_short Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390 : a permanencia dos modelos de lição
title_full Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390 : a permanencia dos modelos de lição
title_fullStr Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390 : a permanencia dos modelos de lição
title_full_unstemmed Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390 : a permanencia dos modelos de lição
title_sort Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390 : a permanencia dos modelos de lição
author Pinheiro, Maria de Lourdes
author_facet Pinheiro, Maria de Lourdes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Menezes, Maria Cristina, 1958-
Santos, Ediogenes Aragão
Bryan, Newton Antonio Paciulli
Hilsdorf, Maria Lúcia Spedo
Fernandes, Rogerio Antonio
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pinheiro, Maria de Lourdes
dc.subject.por.fl_str_mv Toledo, João, 1900-1939
Educação - Brasil - História
Educação - São Paulo (Estado)
Escola Normal
Metodologia
Education - History - Brazil
Education - São Paulo (State)
Normal school
Methodology
topic Toledo, João, 1900-1939
Educação - Brasil - História
Educação - São Paulo (Estado)
Escola Normal
Metodologia
Education - History - Brazil
Education - São Paulo (State)
Normal school
Methodology
description Orientador: Maria Cristina Menezes
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609680
PINHEIRO, Maria de Lourdes. Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390: a permanencia dos modelos de lição. 2009. 313 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609680. Acesso em: 27 fev. 2025.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609680
identifier_str_mv PINHEIRO, Maria de Lourdes. Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390: a permanencia dos modelos de lição. 2009. 313 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609680. Acesso em: 27 fev. 2025.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447051
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
313 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1829137482442080256