Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390 : a permanencia dos modelos de lição
Ano de defesa: | 2009 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609680 |
Resumo: | Orientador: Maria Cristina Menezes |
id |
UNICAMP-30_afa96f064c998746fe39c2d12200940e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::447051 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390 : a permanencia dos modelos de liçãoPath and dialogues of the São Paulo educator Jõao Toledo (1990-1939) : the permanence of the lesson modelsToledo, João, 1900-1939Educação - Brasil - HistóriaEducação - São Paulo (Estado)Escola NormalMetodologiaEducation - History - BrazilEducation - São Paulo (State)Normal schoolMethodologyOrientador: Maria Cristina MenezesTese (doutorado) - Universidade Estadual Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho buscou entender a educação paulista por uma ótica particular, ao considerar a trajetória e as interlocuções do educador João Toledo (1879-1941). Não se pautou, porém, por uma biografia propriamente dita, mas procurou, no período selecionado, privilegiar o percurso de vida e a formação deste educador quando formando da segunda turma da Escola Complementar de Itapetininga, em 1900, abrangendo a trajetória profissional e produção intelectual do mesmo até 1939, quando escreveu "São Paulo", sua última publicação. Os cargos importantes que ocupou, bem como a presença pública através de artigos em revistas e livros, discursos e conferências proferidos, levaram-no a destacar-se no cenário educacional da época, sobretudo nas décadas de vinte e trinta. Entretanto, o seu nome não consta da plataforma dos educadores do período nos escritos da história da educação brasileira, tendo sido obscurecido diante da ênfase dada aos embates educacionais que envolveram católicos e liberais naquele momento. Ao se buscar ampliar a visão sobre tais embates, foi possível resgatar da sombra e lançar à luz um educador que defendeu uma proposta de educação pautada na pedagogia como "arte de ensinar" e em modelos de lição. O desenvolvimento deste trabalho esteve articulado ao projeto "Preservação do patrimônio histórico institucional: Escola Estadual Carlos Gomes de Campinas", coordenado pela Profa. Dra. Maria Cristina Menezes e financiado pela FAPESP.Abstract: The present work aimed at understanding the State of São Paulo education under a private optics, when considering educator João Toledo's path and dialogues (1879-1941). It was not ruled, however, by a biography as so, but it sought, in the selected period, to privilege the life course and this educator's education when graduate of the second students group of the Escola Complementar de Itapetininga, in 1900, including his professional path and intellectual production up to 1939, when he wrote "São Paulo", his last publication. The important positions he occupied, as well as the public presence through essays in magazines and books, speeches andconferences uttered, took him to be highlighted in the education scenery of those days, above all in the decades of twenty and thirty. However, his name does not consist of the educators' platform of that period, in the writings of the Brazilian education history, having been darkened before the emphasis given to the education collisions that involved catholic and liberal citizens on that moment. In looking for enlarging the vision over such collisions, it was possible to rescue from the shadows and to throw to the light, an educator that defended an education proposal ruled in pedagogy as "the art of teaching" and in lesson models. The development of this work was articulated to the project "Preservation of the institutional historic assets: Escola Estadual Carlos Gomes de Campinas", coordinated by Prof. Maria Cristina Menezes, Ph.D., and financed by FAPESP.DoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Menezes, Maria Cristina, 1958-Santos, Ediogenes AragãoBryan, Newton Antonio PaciulliHilsdorf, Maria Lúcia SpedoFernandes, Rogerio AntonioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinheiro, Maria de Lourdes2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf313 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609680PINHEIRO, Maria de Lourdes. Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390: a permanencia dos modelos de lição. 2009. 313 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609680. Acesso em: 27 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447051porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:34:04Zoai::447051Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:34:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390 : a permanencia dos modelos de lição Path and dialogues of the São Paulo educator Jõao Toledo (1990-1939) : the permanence of the lesson models |
title |
Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390 : a permanencia dos modelos de lição |
spellingShingle |
Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390 : a permanencia dos modelos de lição Pinheiro, Maria de Lourdes Toledo, João, 1900-1939 Educação - Brasil - História Educação - São Paulo (Estado) Escola Normal Metodologia Education - History - Brazil Education - São Paulo (State) Normal school Methodology |
title_short |
Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390 : a permanencia dos modelos de lição |
title_full |
Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390 : a permanencia dos modelos de lição |
title_fullStr |
Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390 : a permanencia dos modelos de lição |
title_full_unstemmed |
Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390 : a permanencia dos modelos de lição |
title_sort |
Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390 : a permanencia dos modelos de lição |
author |
Pinheiro, Maria de Lourdes |
author_facet |
Pinheiro, Maria de Lourdes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Menezes, Maria Cristina, 1958- Santos, Ediogenes Aragão Bryan, Newton Antonio Paciulli Hilsdorf, Maria Lúcia Spedo Fernandes, Rogerio Antonio Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pinheiro, Maria de Lourdes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Toledo, João, 1900-1939 Educação - Brasil - História Educação - São Paulo (Estado) Escola Normal Metodologia Education - History - Brazil Education - São Paulo (State) Normal school Methodology |
topic |
Toledo, João, 1900-1939 Educação - Brasil - História Educação - São Paulo (Estado) Escola Normal Metodologia Education - History - Brazil Education - São Paulo (State) Normal school Methodology |
description |
Orientador: Maria Cristina Menezes |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609680 PINHEIRO, Maria de Lourdes. Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390: a permanencia dos modelos de lição. 2009. 313 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609680. Acesso em: 27 fev. 2025. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609680 |
identifier_str_mv |
PINHEIRO, Maria de Lourdes. Trajetoria e interlocuções do educador paulista Jõao Toledo (1990-19390: a permanencia dos modelos de lição. 2009. 313 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1609680. Acesso em: 27 fev. 2025. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/447051 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 313 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1829137482442080256 |