Entre encontros e travessias : a formação da coordenadora pedagógica nas linhas e entrelinhas do cotidiano escolar

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Fernandes, Renata Lucia de Morais, 1979-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642234
Resumo: Orientador: Inês Ferreira de Souza Bragança
id UNICAMP-30_b45b1e65624b4b0043b1ed2cd38b3bdf
oai_identifier_str oai::1169679
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Entre encontros e travessias : a formação da coordenadora pedagógica nas linhas e entrelinhas do cotidiano escolarBetween encouters and crossings : the formation of the pedagogical coordinator in the lines and between the lines of daily school lifeCoordenação pedagógicaFormação continuadaNarrativasEducational coordinatorContinuing educationNarrative writingTeacher writingOrientador: Inês Ferreira de Souza BragançaDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente dissertação é uma narrativa que tematiza a formação da coordenadora pedagógica, a partir da leitura das escritas produzidas ao longo de sua trajetória profissional em escolas da rede pública municipal de ensino de Ilhabela, SP. Coordenadora que (re)visita seus guardados pedagógicos na busca por compreender como a reflexão sobre os próprios registros, produzidos como professora e coordenadora pedagógica, promove o processo (auto)formativo de constituição pessoal-profissional da coordenadora. Encontra elementos que potencializam seus conhecimentos sobre si, sobre a coordenação pedagógica e sobre a formação de professoras a partir do/com o cotidiano escolar. O que esses registros inventariados dizem sobre os fazeres e saberes da coordenadora pedagógica que foi se constituindo naquele cotidiano, nas relações humanas, na busca por processos dialógicos e horizontais a partir das experiências (trans)formadoras que viveu? Desenvolve uma pesquisaformação a partir de uma abordagem teórico-metodológica narrativa (auto)biográfica. Uma pesquisaformação tão implicada na vida da pesquisadora que encontrou (des)caminhos durante o percurso e, com eles, novas rotas e novos caminhos se abriram em uma pesquisa que, assim como a vida, precisou ser reinventada. Encontrou em seus cadernos, pastas e arquivos digitais uma variedade de escritas dando a ver e sentir o dia a dia da coordenadora pedagógica, relatos de experiências constituintes da profissional que se forma, enquanto forma. Experiências narradas a partir de uma diversidade de gêneros textuais: cartas, bilhetes, poemas, narrativas como dispositivos disparadores de potentes reflexões em uma dissertação que se apresenta como um grande caderno de bordo, que metaforicamente traz a pesquisa como uma viagem e a pesquisadora como a viajante, atrelando forma e conteúdo no modo de fazer pesquisa. Durante o processo de escrita do texto, a leitura dos registros foi puxando fios da memória, que em diálogo com referências como Walter Benjamin, Paulo Freire e Jorge Larrosa foram se entrelaçando de forma a estabelecer novas relações e produzir saberes outros. Saberes transformados em lições aprendidas ao longo dessa caminhada, trazidas, no final de texto, em forma de carta às coordenadoras leitoras, dentre elas o reconhecimento da escola como um lugar de formação e de que os registros reflexivos dizem muitas coisas, mas refletir sobre outros registros pode dizer mais, além de reflexões sobre (des)caminhos e pesquisaformaçãoAbstract: This dissertation is a narrative that themes the formation of the pedagogical coordinator from reading the writings produced throughout her professional trajectory in public schools in Ilhabela, SP. The coordinator who (re)visits her pedagogical files to understand how the reflection on her own records, produced as a teacher and pedagogical coordinator, promotes the (self)formative process. She found elements that enhance her knowledge about herself, the pedagogical coordination, and the formation of teachers from/with daily school life. What do these inventoried records say about the doings and the knowledge of the pedagogical coordinator who was constituted in her everyday life, in human relations, searching for dialogical and horizontal processes based on the (trans)formative experiences she lived? It develops a pesquisaformação (concept of researchestablishment) based on an (auto)biographical narrative theoretical-methodological approach. The pesquisaformação was so involved in the researcher's life that she found (mis)routes along the way and, by them, new direction and new paths opened up in a research that, like her life, needed to be reinvented. She found in her notebooks, folders, and digital files several documents expressing the day-to-day pedagogical coordinator life, experience reports, which constitute the professional who graduates herself while graduates others. Experiences described from a variety of contents: letters, notes, poems, narratives triggering powerful reflections in a dissertation that presents itself as a large logbook, which metaphorically brings the research as a journey and the researcher as the traveler, relating the form and content to the way of doing the research. While writing the dissertation, the reading of the records pulled threads from memory combined with references such as Walter Benjamin, Paulo Freire, and Jorge Larrosa, established new relationships, and produced other knowledge. The knowledge transformed into lessons learned along this journey, brought in the form of a letter addressed to the reading coordinators, recognizing the school as a place of practice and that the thoughtful records express many things. However, to reflect on the other registers can also say more, not only reflections on (mis)routes and pesquisaformaçãoMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-Suarez, Daniel HugoPrado, Guilherme do Val ToledoSoligo, Rosaura AngelicaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandes, Renata Lucia de Morais, 1979-20212021-05-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (159 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642234FERNANDES, Renata Lucia de Morais. Entre encontros e travessias: a formação da coordenadora pedagógica nas linhas e entrelinhas do cotidiano escolar. 2021. 1 recurso online (159 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642234. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1169679Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-19T15:47:55Zoai::1169679Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-10-19T15:47:55Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre encontros e travessias : a formação da coordenadora pedagógica nas linhas e entrelinhas do cotidiano escolar
Between encouters and crossings : the formation of the pedagogical coordinator in the lines and between the lines of daily school life
title Entre encontros e travessias : a formação da coordenadora pedagógica nas linhas e entrelinhas do cotidiano escolar
spellingShingle Entre encontros e travessias : a formação da coordenadora pedagógica nas linhas e entrelinhas do cotidiano escolar
Fernandes, Renata Lucia de Morais, 1979-
Coordenação pedagógica
Formação continuada
Narrativas
Educational coordinator
Continuing education
Narrative writing
Teacher writing
title_short Entre encontros e travessias : a formação da coordenadora pedagógica nas linhas e entrelinhas do cotidiano escolar
title_full Entre encontros e travessias : a formação da coordenadora pedagógica nas linhas e entrelinhas do cotidiano escolar
title_fullStr Entre encontros e travessias : a formação da coordenadora pedagógica nas linhas e entrelinhas do cotidiano escolar
title_full_unstemmed Entre encontros e travessias : a formação da coordenadora pedagógica nas linhas e entrelinhas do cotidiano escolar
title_sort Entre encontros e travessias : a formação da coordenadora pedagógica nas linhas e entrelinhas do cotidiano escolar
author Fernandes, Renata Lucia de Morais, 1979-
author_facet Fernandes, Renata Lucia de Morais, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-
Suarez, Daniel Hugo
Prado, Guilherme do Val Toledo
Soligo, Rosaura Angelica
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Renata Lucia de Morais, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Coordenação pedagógica
Formação continuada
Narrativas
Educational coordinator
Continuing education
Narrative writing
Teacher writing
topic Coordenação pedagógica
Formação continuada
Narrativas
Educational coordinator
Continuing education
Narrative writing
Teacher writing
description Orientador: Inês Ferreira de Souza Bragança
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-05-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642234
FERNANDES, Renata Lucia de Morais. Entre encontros e travessias: a formação da coordenadora pedagógica nas linhas e entrelinhas do cotidiano escolar. 2021. 1 recurso online (159 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642234. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642234
identifier_str_mv FERNANDES, Renata Lucia de Morais. Entre encontros e travessias: a formação da coordenadora pedagógica nas linhas e entrelinhas do cotidiano escolar. 2021. 1 recurso online (159 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642234. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1169679
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (159 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189931610800128