Formulação baseada em fluxo para problemas de roteamento de veículos : uma aplicação no transporte na cidade de Itumbiara-GO

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Oliveira, Ricardo Soares, 1985-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635460
Resumo: Orientador: Washington Alves de Oliveira
id UNICAMP-30_b735d13f60e500da752324fbea58daff
oai_identifier_str oai::1080301
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Formulação baseada em fluxo para problemas de roteamento de veículos : uma aplicação no transporte na cidade de Itumbiara-GOFlow-based formulation for vehicle routing problems : an application at the transport in the city of Itumbiara-GOProblema de roteamento de veículosTransportes - PlanejamentoLinguagem de programação (Computadores)Vehicle routing problemTransportation - PlanningProgramming languageOrientador: Washington Alves de OliveiraDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação CientíficaResumo: O planejamento adequado do transporte de passageiros nas grandes e pequenas cidades é de suma importância para garantir o deslocamento adequado e organizado das pessoas pelas diversas vias. Este planejamento baseia-se fortemente no desenho de rotas eficientes para os veículos de transporte e na adequada localização de pontos de embarque e desembarque de passageiros ao longo dessas rotas. É comum encontrar planejamentos feitos a partir da experiência empírica dos tomadores de decisão, no entanto encontramos na literatura possibilidades modernas de tratar o desenho de rotas como opção de transporte de passageiros a partir da modelagem e otimização de problemas de roteamento de veículos. Esta dissertação apresenta, a partir de uma sucinta revisão bibliográfica, várias classes de problemas de roteamento de veículos, os quais podem ser corretamente adaptados e utilizadas para fornecer novas possibilidades de planejamento do serviço de transporte. De fato, eles apontam para alternativas que podem contribuir além da experiência empírica. Entre alguns tipos de transporte de passageiros, esta pesquisa contribuiu para investigar a logística atual do transporte de funcionários de uma grande empresa alimentícia da cidade de Itumbiara-GO, a qual é realizada por uma empresa de ônibus fretado. Tomando como base uma formulação matemática para o problema de roteamento de veículos baseado em fluxo de redes, foi modelado o desenho de rotas capacitadas para coletar com o uso de alternados tipos de veículos e, a partir de diversos pontos de ônibus, o embarque e desembarque da demanda de funcionários nos pontos que trabalham em três turnos diuturnamente nesta empresa alimentícia. A possibilidade de planejar o deslocamento dos funcionários ao alternar o tipo de veículo utilizado, a minimização do tamanho total das rotas e a obtenção de rotas equilibradas em relação ao tamanho e número de pontos visitados foram alvos desta pesquisa. Com o objetivo de tornar a aplicação mais próxima da situação real vivida pela empresa de ônibus fretado e passageiros, todos os dados de entrada para a formulação matemática utilizada foram coletados pelo autor em campo: as coordenadas geográficas; a demanda de passageiros em cada ponto de ônibus; e a determinação da matriz das distâncias reais das ruas via informações ''{\it google maps}''. Os dados coletados apresentam seis linhas de ônibus que atendem sessenta e dois bairros da cidade Itumbiara, e as cidades de Minas Gerias, Centralina e Araporã, totalizando cento e doze pontos de ônibus. Adicionalmente à revisão de problemas de roteamento de veículos, foi apresentado os principais modelos matemáticos e suas variações, além dos métodos de resolução propostos na literatura: exatos; heurísticos; e meta-heurísticos. Os experimentos computacionais foram conduzidos na linguagem Julia e os modelos matemáticos de programação linear inteira mista foram resolvidos a partir do Solver CplexAbstract: The suitable passenger transport for large and small cities has vital importance to ensure the adequate and organized displacement of people through different streets. This planning is solidly based on the design of efficient routes for the transport vehicles and the proper location of points of loading and unloading of passengers along these routes. It is common to find plans made from the empirical experience of decision makers. However, in the literature, there are possibilities to treat the design of routes as an option to transport passengers from the modeling and optimization of vehicle routing problems. This dissertation presents, from a brief bibliographical review, several classes of vehicle routing problems, which can be correctly adapted and used to provide new possibilities for transport service planning. They point to alternatives that may contribute beyond empirical experience. Among some types of passenger transportation, this research contributed to investigating the current logistics of transporting employees of a large food company in the city of Itumbiara-GO, which is carried out by a chartered bus company. A mathematical formulation for the vehicle routing problem based on network flow was modeled to design of routes capable of collecting by using alternating types of vehicles, and from several bus stops, the loading and unloading of the demand of employees in the points that work in three daily shifts in this food company. The possibility of planning the displacement of employees by alternating type of vehicles, minimizing the total size of the routes and obtaining balanced routes concerning the size and number of points visited were the targets of this research. With the aim of making the application closer to the real situation lived by the chartered bus company and passengers, all input data for the mathematical formulation used were collected by the author in the field: the geographical coordinates; the demand for passengers at each bus stop; and determining the array of actual street distances via google maps informations. The collected data contain six bus lines that serve sixty-two districts of Itumbiara, and the two cities Centralina and Araporã of Minas Gerias, totaling a hundred and twelve bus stops. In addition to the revision of vehicle routing problems, the main mathematical models and their variations were presented, as well as the solution methods proposed in the literature: exact; heuristics; and meta-heuristics. The computational experiments were conducted in the Julia language and the mathematical models of mixed integer linear programming were solved from the Solver CplexMestradoMatemática Aplicada e ComputacionalMestre em Matemática Aplicada e Computacional[s.n.]Oliveira, Washington Alves de, 1977-Torezzan, CristianoAzevedo, Anibal Tavares deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação CientíficaPrograma de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e ComputacionalUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Ricardo Soares, 1985-20182018-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (156 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635460OLIVEIRA, Ricardo Soares. Formulação baseada em fluxo para problemas de roteamento de veículos: uma aplicação no transporte na cidade de Itumbiara-GO. 2018. 1 recurso online (156 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635460. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1080301Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-03-14T11:30:11Zoai::1080301Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-03-14T11:30:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Formulação baseada em fluxo para problemas de roteamento de veículos : uma aplicação no transporte na cidade de Itumbiara-GO
Flow-based formulation for vehicle routing problems : an application at the transport in the city of Itumbiara-GO
title Formulação baseada em fluxo para problemas de roteamento de veículos : uma aplicação no transporte na cidade de Itumbiara-GO
spellingShingle Formulação baseada em fluxo para problemas de roteamento de veículos : uma aplicação no transporte na cidade de Itumbiara-GO
Oliveira, Ricardo Soares, 1985-
Problema de roteamento de veículos
Transportes - Planejamento
Linguagem de programação (Computadores)
Vehicle routing problem
Transportation - Planning
Programming language
title_short Formulação baseada em fluxo para problemas de roteamento de veículos : uma aplicação no transporte na cidade de Itumbiara-GO
title_full Formulação baseada em fluxo para problemas de roteamento de veículos : uma aplicação no transporte na cidade de Itumbiara-GO
title_fullStr Formulação baseada em fluxo para problemas de roteamento de veículos : uma aplicação no transporte na cidade de Itumbiara-GO
title_full_unstemmed Formulação baseada em fluxo para problemas de roteamento de veículos : uma aplicação no transporte na cidade de Itumbiara-GO
title_sort Formulação baseada em fluxo para problemas de roteamento de veículos : uma aplicação no transporte na cidade de Itumbiara-GO
author Oliveira, Ricardo Soares, 1985-
author_facet Oliveira, Ricardo Soares, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Oliveira, Washington Alves de, 1977-
Torezzan, Cristiano
Azevedo, Anibal Tavares de
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica
Programa de Pós-Graduação em Matemática Aplicada e Computacional
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Ricardo Soares, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Problema de roteamento de veículos
Transportes - Planejamento
Linguagem de programação (Computadores)
Vehicle routing problem
Transportation - Planning
Programming language
topic Problema de roteamento de veículos
Transportes - Planejamento
Linguagem de programação (Computadores)
Vehicle routing problem
Transportation - Planning
Programming language
description Orientador: Washington Alves de Oliveira
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-12-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635460
OLIVEIRA, Ricardo Soares. Formulação baseada em fluxo para problemas de roteamento de veículos: uma aplicação no transporte na cidade de Itumbiara-GO. 2018. 1 recurso online (156 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635460. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635460
identifier_str_mv OLIVEIRA, Ricardo Soares. Formulação baseada em fluxo para problemas de roteamento de veículos: uma aplicação no transporte na cidade de Itumbiara-GO. 2018. 1 recurso online (156 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Matemática Estatística e Computação Científica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635460. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1080301
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (156 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189898189537280