Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação
Ano de defesa: | 2022 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/7527 |
Resumo: | Orientador: Inês Ferreira de Souza Bragança |
id |
UNICAMP-30_b7a69da66ffdcfad3a986e3c218a4b68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1260050 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformaçãoChildhood narratives in a research backyardInfânciaNarrativasAutobiografiaPrática docentePesquisa educacionalChildhoodNarrativesAutobiographyTeaching practiceEducational researchOrientador: Inês Ferreira de Souza BragançaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho apresenta o percurso da autora, professora da Educação Infantil, que, mobilizada pelas infâncias, reflete sobre a prática docente, as relações com as crianças e as formas de produção de conhecimento. Com a perspectiva da pesquisa narrativa, especialmente (auto)biográfica, tomou como objetivo evidenciar os entrecruzamentos de infâncias ressignificadas a partir da rememoração e da narrativa, contribuindo para tematizar as produções de conhecimentos para uma outra educação das sensibilidades. Os diálogos com Walter Benjamin, Maria Carolina Bovério Galzerani, Jeanne Marie Gagnebin e Walter Kohan contribuiu para tecer conhecimentos que trazem a temática das infâncias, narrativas, experiências, memórias e linguagem. Os diálogos benjaminianos fizeram com que esta dissertação fosse tecida alegoricamente como um quintal, mais especificadamente, como um quintal de pesquisaformação, como nomeado pelo Grupo Interinstitucional Polifonia (GEPEC/Unicamp-Vozes/Uerj). No que tange à abordagem metodológica, em diálogo com Benjamin, as mônadas são o gênero narrativo que compõem este quintal, no entrecruzamento da minha infância, da docência e na relação com três crianças. As mônadas trazem lampejos das infâncias e estão organizadas em quatro ensaios que discutem: as ambiguidades e as tensões de "ser" e "ter"; diálogos sobre as concepções acerca das infâncias; o avanço da sociedade capitalista e as suas dimensões temporais e diálogo sobre outras temporalidades, além do cronos. O caminho percorrido na pesquisaformação possibilitou algumas lições,dentre elas, descobrir-se como professora-narradora, a potência da escrita, bem como que a pesquisa e a formação se dão no processo. Além disso, em diálogo com as infâncias, há aprendizados em relação às rememorações e suas dimensões políticas e sociais, entendendo que as crianças não constituem uma comunidade isolada e que as concepções de infância não são lineares, mas múltiplas e nos atravessam em sua complexidade. Nesse sentido, também se entende que as relações que as crianças têm com o tempo criam brechas para uma outra educação das sensibilidades, com um círculo virtuoso entre a infância e a linguagemAbstract: This work presents the trajectory off the author, a teacher of Early Childhood Education, who, mobilized by childhood, reflects on teaching practice, relationships with children and forms of knowledge production. With a perspective of narrative research, especially (auto)biographical, it aimed to highlight the intersections of childhoods resignified from remembrance and narrative, contributing to thematize ways of producing knowledge for another education of sensibilities. The dialogue with Walter Benjamin, Maria Carolina Bovério Galzerani, Jeanne Marie Gagnebin and Walter Kohan contributed to weaving knowledge that brings the theme of childhood, narratives, experiences, memories and language. Benjamin's dialogues made this dissertation woven allegorically as a backyard, more specifically, as a backyard of research-training, as named by the Polifonia Interinstitutional Group (GEPEC/Unicamp-Vozes/Uerj). Regarding the methodological approach, in dialogue with Benjamin, the monads are the narrative genre that make up this backyard, at the intersection of my childhood, teaching and the relationship with three children. The monads bring glimpses of childhood and are organized into four essays that discuss: the ambiguities and tensions of "being" and "having"; dialogues about conceptions about childhood; the advance of capitalist society and its temporal dimensions and dialogue about other temporalities, in addition to chronos. The path taken in research-training made possible some lessons, among them discovering herself as a teacher-narrator, the power of writing, as well as that research and training take place in the process. In addition, in dialogue with childhood, there are lessons learned in relation to remembrance and its political and social dimensions, understanding that children do not constitute an isolated community and that conceptions of childhood are not linear, but multiple and cross us in their complexity. In this sense, it is also understood that the relationships that children have with time create gaps for another education of sensibilities, with a virtuous circle between childhood and languageMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-Kohan, Walter OmarPrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRosa, Camila Petrucci dos Santos, 1991-20222022-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (203 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/7527ROSA, Camila Petrucci dos Santos. Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação. 2022. 1 recurso online (203 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7527. Acesso em: 28 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1260050Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-15T10:22:32Zoai::1260050Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-02-15T10:22:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação Childhood narratives in a research backyard |
title |
Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação |
spellingShingle |
Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação Rosa, Camila Petrucci dos Santos, 1991- Infância Narrativas Autobiografia Prática docente Pesquisa educacional Childhood Narratives Autobiography Teaching practice Educational research |
title_short |
Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação |
title_full |
Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação |
title_fullStr |
Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação |
title_full_unstemmed |
Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação |
title_sort |
Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação |
author |
Rosa, Camila Petrucci dos Santos, 1991- |
author_facet |
Rosa, Camila Petrucci dos Santos, 1991- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969- Kohan, Walter Omar Prado, Guilherme do Val Toledo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rosa, Camila Petrucci dos Santos, 1991- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Infância Narrativas Autobiografia Prática docente Pesquisa educacional Childhood Narratives Autobiography Teaching practice Educational research |
topic |
Infância Narrativas Autobiografia Prática docente Pesquisa educacional Childhood Narratives Autobiography Teaching practice Educational research |
description |
Orientador: Inês Ferreira de Souza Bragança |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022 2022-08-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/7527 ROSA, Camila Petrucci dos Santos. Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação. 2022. 1 recurso online (203 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7527. Acesso em: 28 fev. 2025. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/7527 |
identifier_str_mv |
ROSA, Camila Petrucci dos Santos. Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação. 2022. 1 recurso online (203 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7527. Acesso em: 28 fev. 2025. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1260050 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (203 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1829137738919575552 |