Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Rosa, Camila Petrucci dos Santos, 1991-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7527
Resumo: Orientador: Inês Ferreira de Souza Bragança
id UNICAMP-30_b7a69da66ffdcfad3a986e3c218a4b68
oai_identifier_str oai::1260050
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformaçãoChildhood narratives in a research backyardInfânciaNarrativasAutobiografiaPrática docentePesquisa educacionalChildhoodNarrativesAutobiographyTeaching practiceEducational researchOrientador: Inês Ferreira de Souza BragançaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Este trabalho apresenta o percurso da autora, professora da Educação Infantil, que, mobilizada pelas infâncias, reflete sobre a prática docente, as relações com as crianças e as formas de produção de conhecimento. Com a perspectiva da pesquisa narrativa, especialmente (auto)biográfica, tomou como objetivo evidenciar os entrecruzamentos de infâncias ressignificadas a partir da rememoração e da narrativa, contribuindo para tematizar as produções de conhecimentos para uma outra educação das sensibilidades. Os diálogos com Walter Benjamin, Maria Carolina Bovério Galzerani, Jeanne Marie Gagnebin e Walter Kohan contribuiu para tecer conhecimentos que trazem a temática das infâncias, narrativas, experiências, memórias e linguagem. Os diálogos benjaminianos fizeram com que esta dissertação fosse tecida alegoricamente como um quintal, mais especificadamente, como um quintal de pesquisaformação, como nomeado pelo Grupo Interinstitucional Polifonia (GEPEC/Unicamp-Vozes/Uerj). No que tange à abordagem metodológica, em diálogo com Benjamin, as mônadas são o gênero narrativo que compõem este quintal, no entrecruzamento da minha infância, da docência e na relação com três crianças. As mônadas trazem lampejos das infâncias e estão organizadas em quatro ensaios que discutem: as ambiguidades e as tensões de "ser" e "ter"; diálogos sobre as concepções acerca das infâncias; o avanço da sociedade capitalista e as suas dimensões temporais e diálogo sobre outras temporalidades, além do cronos. O caminho percorrido na pesquisaformação possibilitou algumas lições,dentre elas, descobrir-se como professora-narradora, a potência da escrita, bem como que a pesquisa e a formação se dão no processo. Além disso, em diálogo com as infâncias, há aprendizados em relação às rememorações e suas dimensões políticas e sociais, entendendo que as crianças não constituem uma comunidade isolada e que as concepções de infância não são lineares, mas múltiplas e nos atravessam em sua complexidade. Nesse sentido, também se entende que as relações que as crianças têm com o tempo criam brechas para uma outra educação das sensibilidades, com um círculo virtuoso entre a infância e a linguagemAbstract: This work presents the trajectory off the author, a teacher of Early Childhood Education, who, mobilized by childhood, reflects on teaching practice, relationships with children and forms of knowledge production. With a perspective of narrative research, especially (auto)biographical, it aimed to highlight the intersections of childhoods resignified from remembrance and narrative, contributing to thematize ways of producing knowledge for another education of sensibilities. The dialogue with Walter Benjamin, Maria Carolina Bovério Galzerani, Jeanne Marie Gagnebin and Walter Kohan contributed to weaving knowledge that brings the theme of childhood, narratives, experiences, memories and language. Benjamin's dialogues made this dissertation woven allegorically as a backyard, more specifically, as a backyard of research-training, as named by the Polifonia Interinstitutional Group (GEPEC/Unicamp-Vozes/Uerj). Regarding the methodological approach, in dialogue with Benjamin, the monads are the narrative genre that make up this backyard, at the intersection of my childhood, teaching and the relationship with three children. The monads bring glimpses of childhood and are organized into four essays that discuss: the ambiguities and tensions of "being" and "having"; dialogues about conceptions about childhood; the advance of capitalist society and its temporal dimensions and dialogue about other temporalities, in addition to chronos. The path taken in research-training made possible some lessons, among them discovering herself as a teacher-narrator, the power of writing, as well as that research and training take place in the process. In addition, in dialogue with childhood, there are lessons learned in relation to remembrance and its political and social dimensions, understanding that children do not constitute an isolated community and that conceptions of childhood are not linear, but multiple and cross us in their complexity. In this sense, it is also understood that the relationships that children have with time create gaps for another education of sensibilities, with a virtuous circle between childhood and languageMestradoEducaçãoMestra em Educação[s.n.]Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-Kohan, Walter OmarPrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRosa, Camila Petrucci dos Santos, 1991-20222022-08-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (203 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/7527ROSA, Camila Petrucci dos Santos. Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação. 2022. 1 recurso online (203 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7527. Acesso em: 28 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1260050Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-15T10:22:32Zoai::1260050Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-02-15T10:22:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação
Childhood narratives in a research backyard
title Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação
spellingShingle Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação
Rosa, Camila Petrucci dos Santos, 1991-
Infância
Narrativas
Autobiografia
Prática docente
Pesquisa educacional
Childhood
Narratives
Autobiography
Teaching practice
Educational research
title_short Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação
title_full Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação
title_fullStr Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação
title_full_unstemmed Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação
title_sort Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação
author Rosa, Camila Petrucci dos Santos, 1991-
author_facet Rosa, Camila Petrucci dos Santos, 1991-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Bragança, Inês Ferreira de Souza, 1969-
Kohan, Walter Omar
Prado, Guilherme do Val Toledo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Rosa, Camila Petrucci dos Santos, 1991-
dc.subject.por.fl_str_mv Infância
Narrativas
Autobiografia
Prática docente
Pesquisa educacional
Childhood
Narratives
Autobiography
Teaching practice
Educational research
topic Infância
Narrativas
Autobiografia
Prática docente
Pesquisa educacional
Childhood
Narratives
Autobiography
Teaching practice
Educational research
description Orientador: Inês Ferreira de Souza Bragança
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-08-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/7527
ROSA, Camila Petrucci dos Santos. Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação. 2022. 1 recurso online (203 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7527. Acesso em: 28 fev. 2025.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/7527
identifier_str_mv ROSA, Camila Petrucci dos Santos. Narrativas de infâncias em um quintal de pesquisaformação. 2022. 1 recurso online (203 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/7527. Acesso em: 28 fev. 2025.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1260050
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (203 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1829137738919575552