Dial(u)gar : diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Reis, Marciene Aparecida Santos, 1987-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2896
Resumo: Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão
id UNICAMP-30_b8357dd174004a3d0bfd90b29daac91a
oai_identifier_str oai::1236450
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Dial(u)gar : diálogo reflexivo na partilha de cartas docentesDial(u)gar : reflective dialogue in the sharing of teacher's lettersEducação - Cartas, diagramas, etc.Formação de professoresCotidiano escolarEducation - Charts, diagrams, etcTeacher educationSchool routineOrientador: Ana Maria Falcão de AragãoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente Tese, como pesquisa-formação, apresenta em uma narrativa autobiográfica fragmentos da constituição docente de duas professoras que atuavam em uma mesma sala de aula do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Campinas/SP e que participavam de um mesmo grupo de pesquisa na Pós-Graduação em Educação da UNICAMP. Diálogo exercido através da escrita de cartas docentes nos anos de 2015 e 2016 que revelam sentidos e significados do cotidiano profissional e da formação em relação intersubjetiva, com o outro, com as crianças, com seus pares e com os demais participantes do contexto da escola. Cartas docentes que mostram o diálogo reflexivo das professoras quando se colocaram em um lugar em que pudessem praticar o amor, a fé, a humildade e a parceria nas relações dialógicas, dando origem a palavra-conceito dial(u)gar, como lugar de diálogo, em que existe a possibilidade de formação inicial e continuada de professores que, no exercício diário da profissionalidade docente, encontram interlocutores interessados em compartilhar, do lugar em que ocupam, situações educativas. Tendo como objeto de estudo da pesquisa a prática do diálogo na formação da profissionalidade docente e com a questão mobilizadora "Quais reflexões, ações e conhecimentos foram desencadeados através do diálogo entre duas professoras que trocavam cartas sobre o cotidiano escolar?" é investigada a possibilidade da formação e da prática docente centrada na relação dialógica. Assim, são apresentados indícios formativos de que o dial(u)gar potencializa o aprendizado mútuo, a socialização de propostas pedagógicas e sua construção em parceria, a tomada de consciência do poder transformador docente ao exercer outras intencionalidades às práticas educativas, o exercício da escrita como disparadora da reflexão e da emancipação para se (re)criar constantemente, o rompimento de hierarquias na escola, a visibilidade dos olhares e vozes das crianças que também dialogam sobre o cotidiano da escola e trazem aprendizados aos docentes e o reconhecimento do docente como produtor de conhecimentos. Ao ler a Tese, as cartas docentes ganharão novos destinatários e elas poderão reverberar neles o encontro de novas chaves para a abertura de inusitadas e significativas possibilidades de atuação e de formaçãoAbstract: This Doctoral Dissertation, as research training, presents. in autobiographical narrative, fragments of the process of becoming teachers of two individuals who worked in the same third grade of elementary school classroom of a private school in Campinas/SP and participated in the same research group in the Post-Graduate Faculty of Education at UNICAMP. It was a dialogue had through the writing of teachers' letters in the years 2015 and 2016 that revealed senses and meanings of everyday professional life and training in an intersubjective relationship with each other, with children, with their peers and with other participants in the school context. Teacher’s letters that reveal the reflective dialogue of teachers when they placed themselves where they could practice love, faith, humility and partnership in dialogical relationships, giving rise to the concept-word "dial(u)gar" (place for dialogue), as a possibility of initial and continued teacher education who, in the daily practice of their professional teaching, find interlocutors interested in sharing educational situations from their place. The study object of the research is the practice of the dialogue in the professional education teachers and the driving question is "What reflections, actions and knowledge were triggered through the dialogue between two teachers who exchanged letters about their daily school life?" From these two elements, we investigate the possibility of training and teaching practice centered on the dialogic relationship. Thus, formative evidence is presented that the "dial(u)gar" enhances mutual learning, the sharing of pedagogic statements and their construction in partnership, the awareness of the transformative power of teachers when putting other intentions into educational practice, the practice of writing as a trigger for reflection and emancipation to constantly re-create themselves, the breaking of hierarchies in school, the visibility of the gazes and voices of children who also talk about the school’s daily life and bring learning to the teachers, and the recognition of the teacher as a producer of knowledge. By reading the Dissertation, the teachers' letters will gain new recipients and they may reverberate in them the finding of new keys to open unusual and significant possibilities for action and trainingDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-Prado, Guilherme do Val ToledoFerreira, Luciana HaddadSoligo, Ângela FátimaCunha, Renata Cristina Oliveira BarricheloUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASReis, Marciene Aparecida Santos, 1987-20212021-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (193 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/2896REIS, Marciene Aparecida Santos. Dial(u)gar: diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes. 2021. 1 recurso online (193 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2896. Acesso em: 28 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1236450Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-22T10:13:49Zoai::1236450Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-02-22T10:13:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Dial(u)gar : diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes
Dial(u)gar : reflective dialogue in the sharing of teacher's letters
title Dial(u)gar : diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes
spellingShingle Dial(u)gar : diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes
Reis, Marciene Aparecida Santos, 1987-
Educação - Cartas, diagramas, etc.
Formação de professores
Cotidiano escolar
Education - Charts, diagrams, etc
Teacher education
School routine
title_short Dial(u)gar : diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes
title_full Dial(u)gar : diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes
title_fullStr Dial(u)gar : diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes
title_full_unstemmed Dial(u)gar : diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes
title_sort Dial(u)gar : diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes
author Reis, Marciene Aparecida Santos, 1987-
author_facet Reis, Marciene Aparecida Santos, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-
Prado, Guilherme do Val Toledo
Ferreira, Luciana Haddad
Soligo, Ângela Fátima
Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Marciene Aparecida Santos, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Cartas, diagramas, etc.
Formação de professores
Cotidiano escolar
Education - Charts, diagrams, etc
Teacher education
School routine
topic Educação - Cartas, diagramas, etc.
Formação de professores
Cotidiano escolar
Education - Charts, diagrams, etc
Teacher education
School routine
description Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2021-11-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/2896
REIS, Marciene Aparecida Santos. Dial(u)gar: diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes. 2021. 1 recurso online (193 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2896. Acesso em: 28 fev. 2025.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/2896
identifier_str_mv REIS, Marciene Aparecida Santos. Dial(u)gar: diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes. 2021. 1 recurso online (193 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2896. Acesso em: 28 fev. 2025.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1236450
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (193 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1829137726175182848