Dial(u)gar : diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes
Ano de defesa: | 2021 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/2896 |
Resumo: | Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão |
id |
UNICAMP-30_b8357dd174004a3d0bfd90b29daac91a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1236450 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Dial(u)gar : diálogo reflexivo na partilha de cartas docentesDial(u)gar : reflective dialogue in the sharing of teacher's lettersEducação - Cartas, diagramas, etc.Formação de professoresCotidiano escolarEducation - Charts, diagrams, etcTeacher educationSchool routineOrientador: Ana Maria Falcão de AragãoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: A presente Tese, como pesquisa-formação, apresenta em uma narrativa autobiográfica fragmentos da constituição docente de duas professoras que atuavam em uma mesma sala de aula do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola particular de Campinas/SP e que participavam de um mesmo grupo de pesquisa na Pós-Graduação em Educação da UNICAMP. Diálogo exercido através da escrita de cartas docentes nos anos de 2015 e 2016 que revelam sentidos e significados do cotidiano profissional e da formação em relação intersubjetiva, com o outro, com as crianças, com seus pares e com os demais participantes do contexto da escola. Cartas docentes que mostram o diálogo reflexivo das professoras quando se colocaram em um lugar em que pudessem praticar o amor, a fé, a humildade e a parceria nas relações dialógicas, dando origem a palavra-conceito dial(u)gar, como lugar de diálogo, em que existe a possibilidade de formação inicial e continuada de professores que, no exercício diário da profissionalidade docente, encontram interlocutores interessados em compartilhar, do lugar em que ocupam, situações educativas. Tendo como objeto de estudo da pesquisa a prática do diálogo na formação da profissionalidade docente e com a questão mobilizadora "Quais reflexões, ações e conhecimentos foram desencadeados através do diálogo entre duas professoras que trocavam cartas sobre o cotidiano escolar?" é investigada a possibilidade da formação e da prática docente centrada na relação dialógica. Assim, são apresentados indícios formativos de que o dial(u)gar potencializa o aprendizado mútuo, a socialização de propostas pedagógicas e sua construção em parceria, a tomada de consciência do poder transformador docente ao exercer outras intencionalidades às práticas educativas, o exercício da escrita como disparadora da reflexão e da emancipação para se (re)criar constantemente, o rompimento de hierarquias na escola, a visibilidade dos olhares e vozes das crianças que também dialogam sobre o cotidiano da escola e trazem aprendizados aos docentes e o reconhecimento do docente como produtor de conhecimentos. Ao ler a Tese, as cartas docentes ganharão novos destinatários e elas poderão reverberar neles o encontro de novas chaves para a abertura de inusitadas e significativas possibilidades de atuação e de formaçãoAbstract: This Doctoral Dissertation, as research training, presents. in autobiographical narrative, fragments of the process of becoming teachers of two individuals who worked in the same third grade of elementary school classroom of a private school in Campinas/SP and participated in the same research group in the Post-Graduate Faculty of Education at UNICAMP. It was a dialogue had through the writing of teachers' letters in the years 2015 and 2016 that revealed senses and meanings of everyday professional life and training in an intersubjective relationship with each other, with children, with their peers and with other participants in the school context. Teacher’s letters that reveal the reflective dialogue of teachers when they placed themselves where they could practice love, faith, humility and partnership in dialogical relationships, giving rise to the concept-word "dial(u)gar" (place for dialogue), as a possibility of initial and continued teacher education who, in the daily practice of their professional teaching, find interlocutors interested in sharing educational situations from their place. The study object of the research is the practice of the dialogue in the professional education teachers and the driving question is "What reflections, actions and knowledge were triggered through the dialogue between two teachers who exchanged letters about their daily school life?" From these two elements, we investigate the possibility of training and teaching practice centered on the dialogic relationship. Thus, formative evidence is presented that the "dial(u)gar" enhances mutual learning, the sharing of pedagogic statements and their construction in partnership, the awareness of the transformative power of teachers when putting other intentions into educational practice, the practice of writing as a trigger for reflection and emancipation to constantly re-create themselves, the breaking of hierarchies in school, the visibility of the gazes and voices of children who also talk about the school’s daily life and bring learning to the teachers, and the recognition of the teacher as a producer of knowledge. By reading the Dissertation, the teachers' letters will gain new recipients and they may reverberate in them the finding of new keys to open unusual and significant possibilities for action and trainingDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-Prado, Guilherme do Val ToledoFerreira, Luciana HaddadSoligo, Ângela FátimaCunha, Renata Cristina Oliveira BarricheloUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASReis, Marciene Aparecida Santos, 1987-20212021-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (193 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/2896REIS, Marciene Aparecida Santos. Dial(u)gar: diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes. 2021. 1 recurso online (193 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2896. Acesso em: 28 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1236450Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-02-22T10:13:49Zoai::1236450Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-02-22T10:13:49Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dial(u)gar : diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes Dial(u)gar : reflective dialogue in the sharing of teacher's letters |
title |
Dial(u)gar : diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes |
spellingShingle |
Dial(u)gar : diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes Reis, Marciene Aparecida Santos, 1987- Educação - Cartas, diagramas, etc. Formação de professores Cotidiano escolar Education - Charts, diagrams, etc Teacher education School routine |
title_short |
Dial(u)gar : diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes |
title_full |
Dial(u)gar : diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes |
title_fullStr |
Dial(u)gar : diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes |
title_full_unstemmed |
Dial(u)gar : diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes |
title_sort |
Dial(u)gar : diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes |
author |
Reis, Marciene Aparecida Santos, 1987- |
author_facet |
Reis, Marciene Aparecida Santos, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959- Prado, Guilherme do Val Toledo Ferreira, Luciana Haddad Soligo, Ângela Fátima Cunha, Renata Cristina Oliveira Barrichelo Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Marciene Aparecida Santos, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação - Cartas, diagramas, etc. Formação de professores Cotidiano escolar Education - Charts, diagrams, etc Teacher education School routine |
topic |
Educação - Cartas, diagramas, etc. Formação de professores Cotidiano escolar Education - Charts, diagrams, etc Teacher education School routine |
description |
Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-11-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2896 REIS, Marciene Aparecida Santos. Dial(u)gar: diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes. 2021. 1 recurso online (193 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2896. Acesso em: 28 fev. 2025. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/2896 |
identifier_str_mv |
REIS, Marciene Aparecida Santos. Dial(u)gar: diálogo reflexivo na partilha de cartas docentes. 2021. 1 recurso online (193 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/2896. Acesso em: 28 fev. 2025. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1236450 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (193 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1829137726175182848 |