Práticas musicais, comunidade, localidade e velhice : um estudo etnográfico sobre a corporação musical operária da Lapa
Ano de defesa: | 2018 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Português: | |
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Resumo: | Orientador: Suzel Ana Reily |
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Práticas musicais, comunidade, localidade e velhice : um estudo etnográfico sobre a corporação musical operária da LapaMusical practices, community, locatlity and old age : an ethnographic study about the corporação musical operária da LapaBandas (Música)Prática interpretativa (Música)ComunidadeVelhiceBands (Music)Performance practice (Music)CommunityOld ageOrientador: Suzel Ana ReilyDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este é um estudo etnográfico sobre a Corporação Musical Operária da Lapa. Qualificada por seus integrantes como "a banda de música mais antiga da cidade de São Paulo", o grupo surgiu em fins do século XIX, um momento específico da história paulistana, onde a imigração estava em seu auge e as classes operárias se formavam. A banda é um produto de seu tempo. Ao se apresentar ao longo do século XX em diversos contextos na cidade, chegou à atualidade formada por pouco mais de 20 músicos amadores, em sua maioria idosos. Para estes músicos, o encontro na banda para tocar é o foco central de suas vidas. Assim, o objetivo principal da pesquisa foi determinar o papel que o grupo tem proporcionado aos seus integrantes. O estudo foi estruturado principalmente através dos conceitos de comunidades de prática de Étienne Wenger e "musicar" (musicking) de Christopher Small, termos que, de alguma forma, englobam formas de envolvimento com a produção e prática musical. A metodologia empregada foi a abordagem qualitativa, com ênfase na etnografia, que incluiu principalmente a observação participativa, entrevistas e manuseio de material histórico e bibliográfico. Foi constatado que instituições coletivas, como bandas de música amadoras, têm sua atividade e existência justificadas pela prática musical em grupo e pelos diversos contextos em que atuam. Neste sentido a banda da Lapa, por meio de suas atividades e performances, ainda tem capacidade de servir sua localidade, integrar ouvintes, além de proporcionar uma atividade prazerosa para seus integrantes, ou seja, um meio para que se sintam úteis e ativosAbstract: This is an ethnographic study about Corporação Musical Operária da Lapa. It is qualified by its members as "The oldest wind band in São Paulo city". The group appeared in the late nineteenth century, a specific moment in São Paulo history, where immigration reached its peak and the working classes were formed. The band is a product of its time. It performed throughout the twentieth century in many contexts in the city. It has arrived in the present time with littlle more than 20 amateur musicians, most of them elders. For these musicians, meeting at the band to play together is the main focus of their lives. Therefore, the main purpose of the research was determining the role which the group has given to its members. The study was structured essentially through the concepts of "communities of practice", by Étienne Wenger and "musicking", from Christopher Small, terms which somehow include ways to involve with musical production and practice. The methodology used was the qualitative approach, with emphasis on ethnography, which included mainly participatory observation, interviews and the handling of historical and bibliographical material. It was verified that collective institutions such as amateur wind bands have their existence and activity justified by the practice of music in a group and by the different contexts in which they act; in this very sense the Lapa band, through its activities and performances, still has the capacity to serve its locality, to integrate listeners, besides being an enjoyable activity for its members, in other words, a way for them to feel useful and activeMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestra em Música[s.n.]Reily, Suzel Ana, 1955-Zan, José RobertoCastro, Marcos Câmara deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Juliana Soares da Costa, 1972-20182018-06-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (142 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634240SILVA, Juliana Soares da Costa. Práticas musicais, comunidade, localidade e velhice: um estudo etnográfico sobre a corporação musical operária da Lapa. 2018. 1 recurso online (142 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1634240. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1045425Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-09-17T16:37:02Zoai::1045425Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-09-17T16:37:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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