A recepção dos clássicos em dois romances de Machado de Assis - Esaú e Jacó e Memorial de Aires : a formação do erudito brasileiro

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Rodrigues, Guilherme Beltramin de Faria, 1988-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3396
Resumo: Orientador: Mário Luiz Frungillo
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spelling A recepção dos clássicos em dois romances de Machado de Assis - Esaú e Jacó e Memorial de Aires : a formação do erudito brasileiroThe reception of the classics in two novels by Machado de Assis - Esau and Jacob and Aires' Memorial : the formation of the learned manAssis, Machado de, 1839-1908 - Crítica e interpretaçãoAssis, Machado de, 1839-1908. Esau e JacoAssis, Machado de, 1839-1908. Memorial de AiresFicção brasileiraLiteratura comparada - Moderna e clássicaAssis, Machado de - Criticism and interpretationBrazilian fictionLiterature, Comparative - Modern and classicalAssis, Machado de - Esau and JacobAssis, Machado de - Aires' MemorialOrientador: Mário Luiz FrungilloTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: A presença da literatura oriunda da Antiguidade Grega e Romana é bastante patente em Machado de Assis, ainda que os estudos que busquem análises comparativas em sua obra foquem outras tradições. Nos últimos anos, porém, uma parte considerável da crítica começou a se atentar com mais cuidado no diálogo que o escritor fluminense produziu com a Antiguidade; nesse sentido, esta tese se propõe a ampliar o rol destes estudos comparativos entre Machado de Assis e a literatura grega e romana antigas. Para tanto, buscou-se analisar os dois últimos romances do escritor, Esaú e Jacó (1904) e Memorial de Aires (1908), pelo fato de que ambos montam uma continuidade pela presença de um personagem central em comum: o conselheiro Aires. Deste modo, verificou-se que em ambos a presença da mundo Antigo é não somente bastante reiterada, mas complexa, se amarrando de maneira simbólica às narrativas que buscam representar um momento crucial da história do Brasil: o fim do Império. Ademais, percebeu-se também que o procedimento de evocação da Antiguidade nos dois romances se faz de maneira peculiar em relação a sua época, já que Machado de Assis produz um movimento de despotencialização dos signos da Antiguidade, na medida em que os rearticula e repotencializa em outro significado, fazendo chocar com o seu presente uma certa visão ideológica do mundo Clássico enquanto lugar de estabilidade e horizonte conservador durante os primeiros anos da Primeira República no Brasil. Assim, o escritor fluminense faria vir à tona uma elite intelectual brasileira que, na virada do século XIX para o XX, tenta se agarrar ferozmente a estruturas sociais arcaicas, num esforço de impedimento de verdadeiras transformações do BrasilAbstract: The presence of the literature from Ancient Greece and Rome is quite evident in Machado de Assis, although studies that seek comparative analyses in his oeuvre focus on other traditions. In recent years, however, a considerable part of the literary criticism began to be more careful while analyzing the dialogue that the writer of Rio de Janeiro produced with Antiquity; in this sense, this thesis proposes to expand the list of these comparative studies between Machado de Assis and Ancient Greek and Roman literatures. To this end, we sought to analyze the last two novels of the writer, Esaú e Jacó (1904) and Memorial de Aires (1908), due to the fact that both set up a continuity by the presence of a common central character: the counselor Aires. Thus, it was found that in both novels the presence of the Ancient world is not only quite reiterated, but also very complex, tying itself symbolically to narratives that seek to represent a crucial moment in Brazil’s history: the end of the Empire. Moreover, it was also perceived that the procedure of evocation of Antiquity in the two novels is made in a peculiar way in relation to its time, since Machado de Assis produces a movement of depotentialization of the signs of antiquity, to the extent that it rearticulates and repotentiates them in another meaning, causing a certain ideological view of the Classical world as a place of stability and conservative horizon to shock with its present during the first years of the First Republic in Brazil. Thus, the writer from Rio de Janeiro would represent a Brazilian intellectual elite that, at the turn of the 19th to the 20th century, tries to cling fiercely to archaic social structures, in an effort to prevent Brazil’s true transformationsDoutoradoTeoria e Crítica LiteráriaDoutor em Teoria e História Literária[s.n.]Frungillo, Mario Luiz, 1960-Cano, JeffersonCampos, André MaltaMarques, Wilton JoséMonteiro, Pedro MeiraUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRodrigues, Guilherme Beltramin de Faria, 1988-20222022-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (210 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/3396RODRIGUES, Guilherme Beltramin de Faria. A recepção dos clássicos em dois romances de Machado de Assis - Esaú e Jacó e Memorial de Aires: a formação do erudito brasileiro. 2022. 1 recurso online (210 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/3396. 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