Vocabulario e leitura : pontos de vistas de professores e estudantes revelados pela metodologia 'Q'

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Oliveira, Andrea Barros Carvalho de, 1975-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606886
Resumo: Orientador: Linda Gentry El-Dash
id UNICAMP-30_e9da8f95e456b5c9f13adc6a61692934
oai_identifier_str oai::423379
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Vocabulario e leitura : pontos de vistas de professores e estudantes revelados pela metodologia 'Q'Vocabulary and reading : points of view of teachers and students revealed by 'Q' methodologyLeituraVocabulárioLíngua estrangeiraMetodologia QReadingVocabularyForeign languageQ methodologyOrientador: Linda Gentry El-DashDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O principal objetivo deste estudo é realizar um levantamento entre professores e estudantes de inglês acerca de suas concepções pessoais sobre leitura. Foi usada a Metodologia 'Q¿ nos procedimentos aplicados entre estudantes de inglês instrumental e de cursos de inglês geral, bem como entre professores. Foram observados os aspectos subjetivos dos participantes em relação ao tema da leitura em língua inglesa e dos processos nela envolvidos. Entre os procedimentos de pesquisa utilizados podemos mencionar as entrevistas iniciais de onde foram selecionados os itens para compor a amostra 'Q¿, a aplicação do procedimento denominado Distribuição Q entre 69 participantes (estudantes e professores), a análise fatorial das respostas e as entrevistas finais com os sujeitos mais típicos de cada ponto de vista revelado na análise fatorial. A análise fatorial das opiniões reveladas por meio da Distribuição Q revelou quatro pontos de vista compartilhados entre os sujeitos, denominados pontos de vista A, B, C e D. Os sujeitos do ponto de vista A relacionam a leitura com o conhecimento lexical e valorizam o uso de dicionário. Os participantes identificados no ponto de vista B valorizam o uso de inferências e acreditam que acreditam que a leitura também se presta à função de aquisição de vocabulário. Os sujeitos do ponto de vista C manifestam uma visão de leitura instrumental em que ler é útil para ter acesso às informações do texto. As pessoas identificadas no ponto de vista D revelam uma forte associação entre leitura e aspectos fonológicos e valorizam a leitura em voz altaAbstract: The main purpose of this study is to reveal the points of view of teachers and students of a foreign language about reading and the relationship between vocabulary and reading . The procedures and techniques of Q-Methodology were used with English for Specific Purposes students and general English students, teachers were also included in the study. At first, individual interviews were made with students and teachers to get the statements for the Q-sample. Then, 69 participants took part in the Q-sorting step, which was followed by the factor analysis of the Q-sorts. Factor analysis showed four resulting factors, A, B, C, D, each one representing a different viewpoint shared between the subjects loaded on each factor. The participants loaded on A consider knowledge of word meaning to be the central component of text comprehension, and that is why they favor the use of a dictionary during reading. The respondents who share the point of view represented on B give importance to the strategy of guessing the meaning of unknown words from context; they also consider reading as the basis for lexical acquisition. The participants on factor C share the idea of language learning as resulting mainly from listening and speaking practice. They see reading in two ways: silent reading (related to comprehension) and reading aloud (focusing on pronunciation evelopment). The subjects on factor D consider the reading process as strongly affected by phonological aspectsMestradoLíngua EstrangeiraMestre em Linguística Aplicada[s.n.]El-Dash, Linda Gentry, 1946-Maher, Terezinha de Jesus MachadoStricklin, Michael LewisUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Andrea Barros Carvalho de, 1975-20082008-02-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf110p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606886OLIVEIRA, Andrea Barros Carvalho de. Vocabulario e leitura: pontos de vistas de professores e estudantes revelados pela metodologia 'Q'. 2008. 110p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606886. Acesso em: 27 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/423379porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-04T10:43:37Zoai::423379Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-04T10:43:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Vocabulario e leitura : pontos de vistas de professores e estudantes revelados pela metodologia 'Q'
Vocabulary and reading : points of view of teachers and students revealed by 'Q' methodology
title Vocabulario e leitura : pontos de vistas de professores e estudantes revelados pela metodologia 'Q'
spellingShingle Vocabulario e leitura : pontos de vistas de professores e estudantes revelados pela metodologia 'Q'
Oliveira, Andrea Barros Carvalho de, 1975-
Leitura
Vocabulário
Língua estrangeira
Metodologia Q
Reading
Vocabulary
Foreign language
Q methodology
title_short Vocabulario e leitura : pontos de vistas de professores e estudantes revelados pela metodologia 'Q'
title_full Vocabulario e leitura : pontos de vistas de professores e estudantes revelados pela metodologia 'Q'
title_fullStr Vocabulario e leitura : pontos de vistas de professores e estudantes revelados pela metodologia 'Q'
title_full_unstemmed Vocabulario e leitura : pontos de vistas de professores e estudantes revelados pela metodologia 'Q'
title_sort Vocabulario e leitura : pontos de vistas de professores e estudantes revelados pela metodologia 'Q'
author Oliveira, Andrea Barros Carvalho de, 1975-
author_facet Oliveira, Andrea Barros Carvalho de, 1975-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv El-Dash, Linda Gentry, 1946-
Maher, Terezinha de Jesus Machado
Stricklin, Michael Lewis
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Andrea Barros Carvalho de, 1975-
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Vocabulário
Língua estrangeira
Metodologia Q
Reading
Vocabulary
Foreign language
Q methodology
topic Leitura
Vocabulário
Língua estrangeira
Metodologia Q
Reading
Vocabulary
Foreign language
Q methodology
description Orientador: Linda Gentry El-Dash
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-02-29T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606886
OLIVEIRA, Andrea Barros Carvalho de. Vocabulario e leitura: pontos de vistas de professores e estudantes revelados pela metodologia 'Q'. 2008. 110p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606886. Acesso em: 27 fev. 2025.
identifier_str_mv (Broch.)
OLIVEIRA, Andrea Barros Carvalho de. Vocabulario e leitura: pontos de vistas de professores e estudantes revelados pela metodologia 'Q'. 2008. 110p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606886. Acesso em: 27 fev. 2025.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/423379
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
110p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1829137472790986752