Imagem e patrimônio cultural : as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613622 |
Resumo: | Orientador: Maria Tereza Duarte Paes |
id |
UNICAMP-30_ea104dc4f32c8676e6702696ba288f28 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::779039 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Imagem e patrimônio cultural : as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010Image and cultural heritage : the spatial ideologies of Brazilian international tourism promotion - EMBRATUR - 2003-2010EMBRATURPercepção espacialPatrimônio culturalTurismoPaisagensSpatial perceptionCultural heritageTourismOrientador: Maria Tereza Duarte PaesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: A presente pesquisa aborda as ideologias espaciais observadas nas ações promocionais do patrimônio cultural brasileiro praticadas pela EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo - durante o período de 2003 a 2010. Apresenta, por meio do conceito de ideologia espacial apresentado por Vincent Berdoulay, a importância do espaço e, sobretudo da paisagem, como elementos de apropriação ideológica dos grupos econômicos, sociais e políticos ligados às localidades em diferentes escalas. Para isso, discute a importância dos conteúdos simbólicos das paisagens turistificadas como elemento fundamental na formação de imagens que atinjam aos interesses do mercado turístico e dos órgãos de promoção turística. Nesse sentido, discute o fenômeno apresentado por Berdoulay e por ele denominado de "redução narrativa", compreendido como a seletividade intencional de fragmentos da paisagem para a formação de imagens com alto teor ideológico. A partir da análise de imagens referentes ao patrimônio cultural brasileiro presentes nas peças publicitárias desenvolvidas pela a EMBRATUR, a pesquisa pretende comprovar a hipótese que afirma a existência de conflitos e contradições de ordem ideológica entre o discurso dos planos de marketing internacional dos destinos culturais brasileiros e a prática de promoção pela propaganda turística. A importância deste trabalho resume-se a uma maior reflexão acerca dos processos atuais que envolvem a apropriação turística do patrimônio cultural brasileiro, de forma a permitir uma revisão construtiva dos modelos de planejamento turístico e mercadológicos empregados, das práticas de promoção do patrimônio cultural brasileiro no exterior e das intervenções ora observadas em localidades dotadas de relevante patrimônio cultural de natureza material e imaterialAbstract: This research approaches the spatial ideologies observed in promotional activities of the Brazilian cultural heritage practiced by EMBRATUR - Brazilian Institute of Tourism - during the period 2003 to 2010. It presents, through the concept of spatial ideology presented by Vincent Berdoulay, the importance of the space and especially the landscape as elements of ideological appropriation. For this, discusses the importance of the symbolic contents of tourism landscapes as element in the formation of images for the tourist market and for tourism promotion organizations. In this sense, discusses the phenomenon displayed by Berdoulay called "narrative reduction", understood as the intentional selectivity of fragments of the landscape to form images with high content of ideology. From the analysis of images related to the Brazilian cultural heritage present in advertising developed by EMBRATUR, the research intends to investigate the hypothesis that asserts the existence of conflicts and contradictions between the ideological discourse of marketing plans for tourism destinations and the practice of promotion of tourism. The significance of this research is to contribute to the reflections that involve the appropriation of cultural heritage tourism in Brazil, to enable a constructive review of models of tourism planning and marketing practices, of the promotion practices of the Brazilian cultural heritage and the interventions observed in locations with relevant cultural heritageDoutoradoAnálise Ambiental e Dinâmica TerritorialDoutor em Ciências[s.n.]Paes, Maria Tereza Duarte, 1961-Martins, Paulo Cesar GarcezTulik, OlgaRibeiro, Rafael WinterFunari, Pedro Paulo AbreuUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em CiênciasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSotratti, Marcelo Antonio2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf241 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613622SOTRATTI, Marcelo Antonio. Imagem e patrimônio cultural: as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010. 2010. 241 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613622. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779039porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-18T16:37:58Zoai::779039Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-09-18T16:37:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagem e patrimônio cultural : as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010 Image and cultural heritage : the spatial ideologies of Brazilian international tourism promotion - EMBRATUR - 2003-2010 |
title |
Imagem e patrimônio cultural : as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010 |
spellingShingle |
Imagem e patrimônio cultural : as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010 Sotratti, Marcelo Antonio EMBRATUR Percepção espacial Patrimônio cultural Turismo Paisagens Spatial perception Cultural heritage Tourism |
title_short |
Imagem e patrimônio cultural : as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010 |
title_full |
Imagem e patrimônio cultural : as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010 |
title_fullStr |
Imagem e patrimônio cultural : as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010 |
title_full_unstemmed |
Imagem e patrimônio cultural : as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010 |
title_sort |
Imagem e patrimônio cultural : as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010 |
author |
Sotratti, Marcelo Antonio |
author_facet |
Sotratti, Marcelo Antonio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Paes, Maria Tereza Duarte, 1961- Martins, Paulo Cesar Garcez Tulik, Olga Ribeiro, Rafael Winter Funari, Pedro Paulo Abreu Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências Programa de Pós-Graduação em Ciências UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sotratti, Marcelo Antonio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EMBRATUR Percepção espacial Patrimônio cultural Turismo Paisagens Spatial perception Cultural heritage Tourism |
topic |
EMBRATUR Percepção espacial Patrimônio cultural Turismo Paisagens Spatial perception Cultural heritage Tourism |
description |
Orientador: Maria Tereza Duarte Paes |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613622 SOTRATTI, Marcelo Antonio. Imagem e patrimônio cultural: as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010. 2010. 241 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613622. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613622 |
identifier_str_mv |
SOTRATTI, Marcelo Antonio. Imagem e patrimônio cultural: as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010. 2010. 241 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613622. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779039 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 241 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189837015613440 |