Imagem e patrimônio cultural : as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Sotratti, Marcelo Antonio
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613622
Resumo: Orientador: Maria Tereza Duarte Paes
id UNICAMP-30_ea104dc4f32c8676e6702696ba288f28
oai_identifier_str oai::779039
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Imagem e patrimônio cultural : as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010Image and cultural heritage : the spatial ideologies of Brazilian international tourism promotion - EMBRATUR - 2003-2010EMBRATURPercepção espacialPatrimônio culturalTurismoPaisagensSpatial perceptionCultural heritageTourismOrientador: Maria Tereza Duarte PaesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: A presente pesquisa aborda as ideologias espaciais observadas nas ações promocionais do patrimônio cultural brasileiro praticadas pela EMBRATUR - Instituto Brasileiro de Turismo - durante o período de 2003 a 2010. Apresenta, por meio do conceito de ideologia espacial apresentado por Vincent Berdoulay, a importância do espaço e, sobretudo da paisagem, como elementos de apropriação ideológica dos grupos econômicos, sociais e políticos ligados às localidades em diferentes escalas. Para isso, discute a importância dos conteúdos simbólicos das paisagens turistificadas como elemento fundamental na formação de imagens que atinjam aos interesses do mercado turístico e dos órgãos de promoção turística. Nesse sentido, discute o fenômeno apresentado por Berdoulay e por ele denominado de "redução narrativa", compreendido como a seletividade intencional de fragmentos da paisagem para a formação de imagens com alto teor ideológico. A partir da análise de imagens referentes ao patrimônio cultural brasileiro presentes nas peças publicitárias desenvolvidas pela a EMBRATUR, a pesquisa pretende comprovar a hipótese que afirma a existência de conflitos e contradições de ordem ideológica entre o discurso dos planos de marketing internacional dos destinos culturais brasileiros e a prática de promoção pela propaganda turística. A importância deste trabalho resume-se a uma maior reflexão acerca dos processos atuais que envolvem a apropriação turística do patrimônio cultural brasileiro, de forma a permitir uma revisão construtiva dos modelos de planejamento turístico e mercadológicos empregados, das práticas de promoção do patrimônio cultural brasileiro no exterior e das intervenções ora observadas em localidades dotadas de relevante patrimônio cultural de natureza material e imaterialAbstract: This research approaches the spatial ideologies observed in promotional activities of the Brazilian cultural heritage practiced by EMBRATUR - Brazilian Institute of Tourism - during the period 2003 to 2010. It presents, through the concept of spatial ideology presented by Vincent Berdoulay, the importance of the space and especially the landscape as elements of ideological appropriation. For this, discusses the importance of the symbolic contents of tourism landscapes as element in the formation of images for the tourist market and for tourism promotion organizations. In this sense, discusses the phenomenon displayed by Berdoulay called "narrative reduction", understood as the intentional selectivity of fragments of the landscape to form images with high content of ideology. From the analysis of images related to the Brazilian cultural heritage present in advertising developed by EMBRATUR, the research intends to investigate the hypothesis that asserts the existence of conflicts and contradictions between the ideological discourse of marketing plans for tourism destinations and the practice of promotion of tourism. The significance of this research is to contribute to the reflections that involve the appropriation of cultural heritage tourism in Brazil, to enable a constructive review of models of tourism planning and marketing practices, of the promotion practices of the Brazilian cultural heritage and the interventions observed in locations with relevant cultural heritageDoutoradoAnálise Ambiental e Dinâmica TerritorialDoutor em Ciências[s.n.]Paes, Maria Tereza Duarte, 1961-Martins, Paulo Cesar GarcezTulik, OlgaRibeiro, Rafael WinterFunari, Pedro Paulo AbreuUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em CiênciasUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSotratti, Marcelo Antonio2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf241 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613622SOTRATTI, Marcelo Antonio. Imagem e patrimônio cultural: as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010. 2010. 241 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613622. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779039porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-18T16:37:58Zoai::779039Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-09-18T16:37:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Imagem e patrimônio cultural : as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010
Image and cultural heritage : the spatial ideologies of Brazilian international tourism promotion - EMBRATUR - 2003-2010
title Imagem e patrimônio cultural : as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010
spellingShingle Imagem e patrimônio cultural : as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010
Sotratti, Marcelo Antonio
EMBRATUR
Percepção espacial
Patrimônio cultural
Turismo
Paisagens
Spatial perception
Cultural heritage
Tourism
title_short Imagem e patrimônio cultural : as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010
title_full Imagem e patrimônio cultural : as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010
title_fullStr Imagem e patrimônio cultural : as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010
title_full_unstemmed Imagem e patrimônio cultural : as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010
title_sort Imagem e patrimônio cultural : as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010
author Sotratti, Marcelo Antonio
author_facet Sotratti, Marcelo Antonio
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Paes, Maria Tereza Duarte, 1961-
Martins, Paulo Cesar Garcez
Tulik, Olga
Ribeiro, Rafael Winter
Funari, Pedro Paulo Abreu
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Ciências
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Sotratti, Marcelo Antonio
dc.subject.por.fl_str_mv EMBRATUR
Percepção espacial
Patrimônio cultural
Turismo
Paisagens
Spatial perception
Cultural heritage
Tourism
topic EMBRATUR
Percepção espacial
Patrimônio cultural
Turismo
Paisagens
Spatial perception
Cultural heritage
Tourism
description Orientador: Maria Tereza Duarte Paes
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613622
SOTRATTI, Marcelo Antonio. Imagem e patrimônio cultural: as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010. 2010. 241 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613622. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613622
identifier_str_mv SOTRATTI, Marcelo Antonio. Imagem e patrimônio cultural: as ideologias espaciais da promoção turística internacional do Brasil - EMBRATUR 2003-2010. 2010. 241 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1613622. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/779039
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
241 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189837015613440