Análise da gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola : um estudo nas escolas estaduais de Teófilo Otoni – MG
| Ano de defesa: | 2025 |
|---|---|
| Autor(a) principal: | |
| Orientador(a): | |
| Banca de defesa: | |
| Tipo de documento: | Tese |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
| Idioma: | por |
| Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
| Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
| Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
| País: |
Não Informado pela instituição
|
| Palavras-chave em Português: | |
| Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/34876 |
Resumo: | Orientador: Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis |
| id |
UNICAMP-30_ea8ebbded3d422e1b79b67c580f5110a |
|---|---|
| oai_identifier_str |
oai::1508710 |
| network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
| network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
| repository_id_str |
|
| spelling |
Análise da gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola : um estudo nas escolas estaduais de Teófilo Otoni – MGProgram management analysis direct money in the school : a study in Theophil Otoni student schools – MGPrograma Dinheiro Direto na EscolaEducaçãoControle socialEducationDirect Money to School ProgramSocial controlOrientador: Ana Elisa Spaolonzi Queiroz AssisTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo principal deste trabalho foi analisar a partir das escolas estaduais urbanas do município de Teófilo Otoni – Minas Gerais, como os aspectos formais, informais e a controlabilidade social, na gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola -– PDDE, influenciaram a administração dos recursos financeiros e a promoção da gestão democrática no contexto escolar. Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa, com pesquisa de campo envolvendo entrevistas com gestores escolares e análise de dados por meio do software Interface de R para Análises Multidimensionais de Textos e Questionários - IRAMUTEQ. Os resultados demonstraram que os aspectos formais, fundamentados em legislações e normas regulamentadoras, podem assegurar a eficiência, a transparência e a legalidade do uso dos recursos, mas apresentaram desafios relacionados à fraqueza burocrática, dificultando adaptações às especificidades locais. Os aspectos informais, muitas vezes negligenciados na literatura, foram considerados indispensáveis para a operacionalização do programa, incluindo redes de apoio e estratégias adaptativas utilizadas pelos gestores. Por outro lado, a controlabilidade social, que deveria fomentar a participação ativa da comunidade escolar na gestão e fiscalização dos recursos, mostrou-se fragilizada. A baixa participação da comunidade, combinada com limitações culturais e estruturais, exige a implementação plena de um modelo de gestão verdadeiramente democrático. A pesquisa conclui que, embora o PDDE seja uma ferramenta estratégica para a gestão escolar, seu pleno potencial depende da integração equilibrada entre os aspectos formais e informais e do fortalecimento da controlabilidade social nas unidades escolaresAbstract: The main objective of this study was to analyze, based on urban state schools in the municipality of Teófilo Otoni, Minas Gerais, how formal and informal aspects, as well as social controllability, in the management of the Direct Money in Schools Program (PDDE), influenced the administration of financial resources and the promotion of democratic management in the school context. To this end, a qualitative approach was employed, with field research involving interviews with school administrators and data analysis using the Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ) software. The results showed that formal aspects, grounded in legislation and regulatory norms, can ensure efficiency, transparency, and legality in the use of resources but presented challenges related to bureaucratic weaknesses, hindering adaptations to local specificities. Informal aspects, often overlooked in the literature, were deemed essential for the program's operationalization, including support networks and adaptive strategies employed by administrators. On the other hand, social controllability, which should foster active participation of the school community in the management and oversight of resources, proved to be weakened. Low community participation, combined with cultural and structural limitations, demands the full implementation of a truly democratic management model. The research concludes that, although the PDDE is a strategic tool for school management, its full potential depends on a balanced integration of formal and informal aspects and the strengthening of social controllability in school unitsAbertoDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz, 1983-Galvão, Fernando VizottoCastro, Vanessa Dias Bueno deChaves, Jorge Fulgencio SilvaSouza, João César da SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMelo-Júnior, Salvador Soares de, 1988-20252025-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (200 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/34876MELO-JÚNIOR, Salvador Soares de. Análise da gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola: um estudo nas escolas estaduais de Teófilo Otoni – MG. 2025. 1 recurso online (200 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: 20.500.12733/34876. Acesso em: 29 set. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1508710https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1508710Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1508710porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2025-08-22T10:48:47Zoai::1508710Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2025-08-22T10:48:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
| dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola : um estudo nas escolas estaduais de Teófilo Otoni – MG Program management analysis direct money in the school : a study in Theophil Otoni student schools – MG |
| title |
Análise da gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola : um estudo nas escolas estaduais de Teófilo Otoni – MG |
| spellingShingle |
Análise da gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola : um estudo nas escolas estaduais de Teófilo Otoni – MG Melo-Júnior, Salvador Soares de, 1988- Programa Dinheiro Direto na Escola Educação Controle social Education Direct Money to School Program Social control |
| title_short |
Análise da gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola : um estudo nas escolas estaduais de Teófilo Otoni – MG |
| title_full |
Análise da gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola : um estudo nas escolas estaduais de Teófilo Otoni – MG |
| title_fullStr |
Análise da gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola : um estudo nas escolas estaduais de Teófilo Otoni – MG |
| title_full_unstemmed |
Análise da gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola : um estudo nas escolas estaduais de Teófilo Otoni – MG |
| title_sort |
Análise da gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola : um estudo nas escolas estaduais de Teófilo Otoni – MG |
| author |
Melo-Júnior, Salvador Soares de, 1988- |
| author_facet |
Melo-Júnior, Salvador Soares de, 1988- |
| author_role |
author |
| dc.contributor.none.fl_str_mv |
Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz, 1983- Galvão, Fernando Vizotto Castro, Vanessa Dias Bueno de Chaves, Jorge Fulgencio Silva Souza, João César da Silva Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
| dc.contributor.author.fl_str_mv |
Melo-Júnior, Salvador Soares de, 1988- |
| dc.subject.por.fl_str_mv |
Programa Dinheiro Direto na Escola Educação Controle social Education Direct Money to School Program Social control |
| topic |
Programa Dinheiro Direto na Escola Educação Controle social Education Direct Money to School Program Social control |
| description |
Orientador: Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis |
| publishDate |
2025 |
| dc.date.none.fl_str_mv |
2025 2025-04-28T00:00:00Z |
| dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
| dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
| format |
doctoralThesis |
| status_str |
publishedVersion |
| dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/34876 MELO-JÚNIOR, Salvador Soares de. Análise da gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola: um estudo nas escolas estaduais de Teófilo Otoni – MG. 2025. 1 recurso online (200 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: 20.500.12733/34876. Acesso em: 29 set. 2025. |
| url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/34876 |
| identifier_str_mv |
MELO-JÚNIOR, Salvador Soares de. Análise da gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola: um estudo nas escolas estaduais de Teófilo Otoni – MG. 2025. 1 recurso online (200 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: 20.500.12733/34876. Acesso em: 29 set. 2025. |
| dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
| language |
por |
| dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1508710 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1508710 Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1508710 |
| dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
| eu_rights_str_mv |
openAccess |
| dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (200 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
| dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
| publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
| dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
| instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
| instacron_str |
UNICAMP |
| institution |
UNICAMP |
| reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
| collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
| repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
| repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
| _version_ |
1844628737015939072 |