Análise da gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola : um estudo nas escolas estaduais de Teófilo Otoni – MG

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2025
Autor(a) principal: Melo-Júnior, Salvador Soares de, 1988-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/34876
Resumo: Orientador: Ana Elisa Spaolonzi Queiroz Assis
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Para isso, foi utilizada uma abordagem qualitativa, com pesquisa de campo envolvendo entrevistas com gestores escolares e análise de dados por meio do software Interface de R para Análises Multidimensionais de Textos e Questionários - IRAMUTEQ. Os resultados demonstraram que os aspectos formais, fundamentados em legislações e normas regulamentadoras, podem assegurar a eficiência, a transparência e a legalidade do uso dos recursos, mas apresentaram desafios relacionados à fraqueza burocrática, dificultando adaptações às especificidades locais. Os aspectos informais, muitas vezes negligenciados na literatura, foram considerados indispensáveis para a operacionalização do programa, incluindo redes de apoio e estratégias adaptativas utilizadas pelos gestores. Por outro lado, a controlabilidade social, que deveria fomentar a participação ativa da comunidade escolar na gestão e fiscalização dos recursos, mostrou-se fragilizada. A baixa participação da comunidade, combinada com limitações culturais e estruturais, exige a implementação plena de um modelo de gestão verdadeiramente democrático. A pesquisa conclui que, embora o PDDE seja uma ferramenta estratégica para a gestão escolar, seu pleno potencial depende da integração equilibrada entre os aspectos formais e informais e do fortalecimento da controlabilidade social nas unidades escolaresAbstract: The main objective of this study was to analyze, based on urban state schools in the municipality of Teófilo Otoni, Minas Gerais, how formal and informal aspects, as well as social controllability, in the management of the Direct Money in Schools Program (PDDE), influenced the administration of financial resources and the promotion of democratic management in the school context. To this end, a qualitative approach was employed, with field research involving interviews with school administrators and data analysis using the Interface de R pour Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaires (IRAMUTEQ) software. The results showed that formal aspects, grounded in legislation and regulatory norms, can ensure efficiency, transparency, and legality in the use of resources but presented challenges related to bureaucratic weaknesses, hindering adaptations to local specificities. Informal aspects, often overlooked in the literature, were deemed essential for the program's operationalization, including support networks and adaptive strategies employed by administrators. On the other hand, social controllability, which should foster active participation of the school community in the management and oversight of resources, proved to be weakened. Low community participation, combined with cultural and structural limitations, demands the full implementation of a truly democratic management model. The research concludes that, although the PDDE is a strategic tool for school management, its full potential depends on a balanced integration of formal and informal aspects and the strengthening of social controllability in school unitsAbertoDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Assis, Ana Elisa Spaolonzi Queiroz, 1983-Galvão, Fernando VizottoCastro, Vanessa Dias Bueno deChaves, Jorge Fulgencio SilvaSouza, João César da SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMelo-Júnior, Salvador Soares de, 1988-20252025-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (200 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/34876MELO-JÚNIOR, Salvador Soares de. Análise da gestão do Programa Dinheiro Direto na Escola: um estudo nas escolas estaduais de Teófilo Otoni – MG. 2025. 1 recurso online (200 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: 20.500.12733/34876. Acesso em: 29 set. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1508710https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1508710Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1508710porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2025-08-22T10:48:47Zoai::1508710Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2025-08-22T10:48:47Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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