O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
[s.n.]
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619070 |
Resumo: | Orientador: Elaine Cristina Catapani Poletti |
id |
UNICAMP-30_f075678aad19694c1cc1ce645b5f08d5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::895891 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educaçãoThe free software movement and their contributions to the formation of collaborative networks in educationSoftware livreComunidades virtuaisAmbiente virtual de aprendizagemEducação como humanizaçãoTecnologia da informação e comunicaçãoFree softwareVirtual communitiesLearning management systemEducation as humanizationInformation technology and communicationOrientador: Elaine Cristina Catapani PolettiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de TecnologiaResumo: A presente pesquisa analisa as contribuições que o Movimento do Software Livre pode trazer à formação de redes de colaboração na educação. Um modelo de rede de colaboração foi criado a partir de um estudo piloto considerando a dinâmica de colaboração existente nas comunidades de software livre, aspectos relevantes na busca de uma educação dialógica e as possibilidades geradas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) implementadas através de softwares livres. Esse modelo foi aplicado em um curso de capacitação de professores cujo tema foi O Moodle como apoio ao ensino presencial, o qual criou um ambiente adequado para a pesquisa em questão além de promover reflexões coletivas acerca de Ambientes Virtuais de Aprendizem, TIC na Educação e a busca de um processo de educação dialógica. Considerando que fatores como comportamento, reações e opiniões são altamente relevantes no contexto citado, no que tange à metodologia adotada, esta enquadra-se como pesquisa qualitativa. Os resultados alcançados revelam uma série de contribuições que este modelo de rede de colaboração tende a oferecer para a área da educação, em especial, a necessidade do processo dialógico ser construído a partir da auto-reflexão que leva a tomada de consciência e uma vez socializada fortalece o grupo na construção de conhecimento. As conclusões também apontam para uma breve análise sobre as diferentes características das TIC adotadas, tais como chat, videoconferência, wiki, fórum e em especial o Moodle, como ferramenta a proporcionar a centralização dessas TIC em um único ambiente, favorecendo a organização do grupoAbstract: This research analyzes the contributions that the Free Software Movement can bring to the formation of collaborative networks in education. A collaborative network model was created from a pilot study considering the collaborative dynamic in the free software communities, important aspects in a dialogical education and opportunities generated by Information and Communication Technology (ICT) implemented through free software. This model was applied in a course for teachers whose theme was "How could Moodle support classroom teaching", which allowed a suitable environment to this research and promoted collective reflections about Course Management Systems, the use of ICTs in Education and the need for a dialogical education approach. Considering that factors such as behavior, reactions and opinions are highly relevant in this research context, regarding the methodology, this fit as a qualitative research. The results achieved through the research, pointed to a series of contributions that this model of collaborative network tends to offer to the educational area, in particular, the finding that a dialogical process is achieved from a self-reflection process that leads to awareness and when socialized strengthens the group to build knowledge. The findings also pointed to a brief analysis about the different characteristics of ICT adopted, such as chat, video conferencing, wiki, forum and especially Moodle as a tool to provide the centralization of ICT in a single environment, facilitating the organization of the groupMestradoTecnologia e InovaçãoMestre em Tecnologia[s.n.]Poletti, Elaine Cristina Catapani, 1975-Malheiros, Ana Paula dos SantosAmaral-Schio, Rúbia BarcelosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em TecnologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAguado, Alexandre Garcia, 1984-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619070AGUADO, Alexandre Garcia. O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação. 2012. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619070. Acesso em: 28 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895891porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:50:01Zoai::895891Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:50:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação The free software movement and their contributions to the formation of collaborative networks in education |
title |
O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação |
spellingShingle |
O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação Aguado, Alexandre Garcia, 1984- Software livre Comunidades virtuais Ambiente virtual de aprendizagem Educação como humanização Tecnologia da informação e comunicação Free software Virtual communities Learning management system Education as humanization Information technology and communication |
title_short |
O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação |
title_full |
O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação |
title_fullStr |
O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação |
title_full_unstemmed |
O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação |
title_sort |
O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação |
author |
Aguado, Alexandre Garcia, 1984- |
author_facet |
Aguado, Alexandre Garcia, 1984- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Poletti, Elaine Cristina Catapani, 1975- Malheiros, Ana Paula dos Santos Amaral-Schio, Rúbia Barcelos Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Tecnologia Programa de Pós-Graduação em Tecnologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Aguado, Alexandre Garcia, 1984- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Software livre Comunidades virtuais Ambiente virtual de aprendizagem Educação como humanização Tecnologia da informação e comunicação Free software Virtual communities Learning management system Education as humanization Information technology and communication |
topic |
Software livre Comunidades virtuais Ambiente virtual de aprendizagem Educação como humanização Tecnologia da informação e comunicação Free software Virtual communities Learning management system Education as humanization Information technology and communication |
description |
Orientador: Elaine Cristina Catapani Poletti |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619070 AGUADO, Alexandre Garcia. O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação. 2012. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619070. Acesso em: 28 fev. 2025. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619070 |
identifier_str_mv |
AGUADO, Alexandre Garcia. O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação. 2012. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619070. Acesso em: 28 fev. 2025. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895891 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 139 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1829137535425576960 |