O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Aguado, Alexandre Garcia, 1984-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619070
Resumo: Orientador: Elaine Cristina Catapani Poletti
id UNICAMP-30_f075678aad19694c1cc1ce645b5f08d5
oai_identifier_str oai::895891
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educaçãoThe free software movement and their contributions to the formation of collaborative networks in educationSoftware livreComunidades virtuaisAmbiente virtual de aprendizagemEducação como humanizaçãoTecnologia da informação e comunicaçãoFree softwareVirtual communitiesLearning management systemEducation as humanizationInformation technology and communicationOrientador: Elaine Cristina Catapani PolettiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de TecnologiaResumo: A presente pesquisa analisa as contribuições que o Movimento do Software Livre pode trazer à formação de redes de colaboração na educação. Um modelo de rede de colaboração foi criado a partir de um estudo piloto considerando a dinâmica de colaboração existente nas comunidades de software livre, aspectos relevantes na busca de uma educação dialógica e as possibilidades geradas pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) implementadas através de softwares livres. Esse modelo foi aplicado em um curso de capacitação de professores cujo tema foi O Moodle como apoio ao ensino presencial, o qual criou um ambiente adequado para a pesquisa em questão além de promover reflexões coletivas acerca de Ambientes Virtuais de Aprendizem, TIC na Educação e a busca de um processo de educação dialógica. Considerando que fatores como comportamento, reações e opiniões são altamente relevantes no contexto citado, no que tange à metodologia adotada, esta enquadra-se como pesquisa qualitativa. Os resultados alcançados revelam uma série de contribuições que este modelo de rede de colaboração tende a oferecer para a área da educação, em especial, a necessidade do processo dialógico ser construído a partir da auto-reflexão que leva a tomada de consciência e uma vez socializada fortalece o grupo na construção de conhecimento. As conclusões também apontam para uma breve análise sobre as diferentes características das TIC adotadas, tais como chat, videoconferência, wiki, fórum e em especial o Moodle, como ferramenta a proporcionar a centralização dessas TIC em um único ambiente, favorecendo a organização do grupoAbstract: This research analyzes the contributions that the Free Software Movement can bring to the formation of collaborative networks in education. A collaborative network model was created from a pilot study considering the collaborative dynamic in the free software communities, important aspects in a dialogical education and opportunities generated by Information and Communication Technology (ICT) implemented through free software. This model was applied in a course for teachers whose theme was "How could Moodle support classroom teaching", which allowed a suitable environment to this research and promoted collective reflections about Course Management Systems, the use of ICTs in Education and the need for a dialogical education approach. Considering that factors such as behavior, reactions and opinions are highly relevant in this research context, regarding the methodology, this fit as a qualitative research. The results achieved through the research, pointed to a series of contributions that this model of collaborative network tends to offer to the educational area, in particular, the finding that a dialogical process is achieved from a self-reflection process that leads to awareness and when socialized strengthens the group to build knowledge. The findings also pointed to a brief analysis about the different characteristics of ICT adopted, such as chat, video conferencing, wiki, forum and especially Moodle as a tool to provide the centralization of ICT in a single environment, facilitating the organization of the groupMestradoTecnologia e InovaçãoMestre em Tecnologia[s.n.]Poletti, Elaine Cristina Catapani, 1975-Malheiros, Ana Paula dos SantosAmaral-Schio, Rúbia BarcelosUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de TecnologiaPrograma de Pós-Graduação em TecnologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAguado, Alexandre Garcia, 1984-2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf139 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619070AGUADO, Alexandre Garcia. O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação. 2012. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619070. Acesso em: 28 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895891porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:50:01Zoai::895891Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:50:01Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação
The free software movement and their contributions to the formation of collaborative networks in education
title O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação
spellingShingle O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação
Aguado, Alexandre Garcia, 1984-
Software livre
Comunidades virtuais
Ambiente virtual de aprendizagem
Educação como humanização
Tecnologia da informação e comunicação
Free software
Virtual communities
Learning management system
Education as humanization
Information technology and communication
title_short O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação
title_full O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação
title_fullStr O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação
title_full_unstemmed O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação
title_sort O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação
author Aguado, Alexandre Garcia, 1984-
author_facet Aguado, Alexandre Garcia, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Poletti, Elaine Cristina Catapani, 1975-
Malheiros, Ana Paula dos Santos
Amaral-Schio, Rúbia Barcelos
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Tecnologia
Programa de Pós-Graduação em Tecnologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Aguado, Alexandre Garcia, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Software livre
Comunidades virtuais
Ambiente virtual de aprendizagem
Educação como humanização
Tecnologia da informação e comunicação
Free software
Virtual communities
Learning management system
Education as humanization
Information technology and communication
topic Software livre
Comunidades virtuais
Ambiente virtual de aprendizagem
Educação como humanização
Tecnologia da informação e comunicação
Free software
Virtual communities
Learning management system
Education as humanization
Information technology and communication
description Orientador: Elaine Cristina Catapani Poletti
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619070
AGUADO, Alexandre Garcia. O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação. 2012. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619070. Acesso em: 28 fev. 2025.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619070
identifier_str_mv AGUADO, Alexandre Garcia. O movimento do software livre e suas contribuições para a formação de redes de colaboração na educação. 2012. 139 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Tecnologia, Limeira, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1619070. Acesso em: 28 fev. 2025.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/895891
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
139 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1829137535425576960