Efeitos do "aprender japonês" no percurso longitudinal de um jovem afásico

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Misaka, Cinthia Sayuri, 1984-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632950
Resumo: Orientadores: Maria Irma Hadler Coudry, Fernanda Maria Pereira Freire
id UNICAMP-30_f45a971f640ad45b9b8abb580d496904
oai_identifier_str oai::992069
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Efeitos do "aprender japonês" no percurso longitudinal de um jovem afásicoThe effects of "learning Japanese" on a longitudinal follow-up of an aphasic youthAfasiaAfásicos - BrasilNeurolinguística discursivaLíngua japonesa - Estudo e ensino - Falantes de portuguesAphasiaAphasic persons - BrazilDiscursive neurolinguisticsJapanese language - Study and teaching - Portuguese speakersOrientadores: Maria Irma Hadler Coudry, Fernanda Maria Pereira FreireDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta dissertação busca analisar o percurso de um jovem afásico brasileiro, denominado GF, aprendendo a língua japonesa. O acompanhamento longitudinal se deu em sessões individuais no Centro de Convivência de Afásicos (CCA/UNICAMP) e toma como base os princípios teóricos e metodológicos da Neurolinguística Discursiva (ND), proposta por Coudry (1986/1988). Na perspectiva teórica da ND, o sujeito afásico perde a familiaridade com a língua e com o seu uso (COUDRY, 2010). No entanto, na relação com seu interlocutor, acontecem outras possibilidades de dizer que se apresentam como processos alternativos (COUDRY, 1986/1988), tais como a fala que lhe resta, os gestos, a escrita, os desenhos ou a mímica. Esses processos revelam a atuação da neuroplasticidade cerebral (LURIA, 1977) na reconstrução linguístico-cognitiva, isto é, áreas adjacentes às lesionadas podem assumir parte do papel atribuído a elas, o que só ocorre em ambiente discursivo. Desta forma, foi realizada a experiência de aprender japonês como uma prática de linguagem que poderia ter um efeito na reconstrução de língua materna (L1) de GF. Para tanto, foram desenvolvidas atividades de japonês pela pesquisadora e adaptadas às necessidades do sujeito, considerando seu quadro afásico. Como resultado, foi observado que o contato com uma língua bastante diferente da sua língua materna fez com que GF utilizasse um raciocínio intelectual também diferente, potencializando um vai e vem entre os dois hemisférios cerebrais, focalizando tanto aspectos verbais (hemisfério esquerdo) quanto aspectos espaciais ou visuais (hemisférios direito e esquerdo) das duas línguas que se inter-relacionam. Tal experiência resultou em um trabalho linguístico-cognitivo produtivo, a partir do qual GF produziu sentidos verbais e não verbais, reconheceu as suas dificuldades, dando-nos pistas sobre os processos em curso. Isso nos permitiu intervir, compreender suas dificuldades e encorajá-lo a enfrentar novos aprendizadosAbstract: This work aims at analyzing the process of a young Brazilian aphasic, referred to as GF, learning the Japanese language. This longitudinal follow-up was conducted in individual sessions at Centro de Convivência de Afásicos (CCA/UNICAMP) and it is based on the theoretical and methodological principles of Discoursive Neurolinguistics (DN), proposed by Coudry (1986/1988). In the theoretical perspective of DN, the aphasic subject looses its familiarity with the language and its use (COUDRY, 2010). However, in the interaction with an interlocutor, other possibilities for communication arise as alternative processes (COUDRY, 1986/1988) such as the remaining speech, gestures, writing, drawings or mimics. Theses processes reveal the role of the neuroplasticity (LURIA, 1977) in the linguistic-cognitive reconstruction, which means that areas adjacent to the brain¿s lesions can play a part in the functions that were assigned to the lesion¿s area, however it can occur only in a discoursive context. Thus, it has been conducted an experiment of learning Japanese as a language practice, which could have some effect on the reconstruction of the mother tongue (L1) of GF. In order to that, Japanese activities that were developed by the researcher have been employed and adapted according to the subject¿s needs, taking into consideration his aphasic condition. As a result, it was observed that the contact with a language quite different from his mother tongue has caused GF to use a different intellectual reasoning, which involves a back and forth movement between the two cerebral hemispheres, focusing on both verbal aspects (left hemisphere) and spatial or visual aspects (right and left hemispheres) of the two languages that are interrelated. This experience has resulted in a positive linguistic-cognitive work, from which GF has produced verbal and non-verbal meaning, moreover he has recognized his own difficulties which has given us clues about the ongoing processes. It has allowed us to intervene as well as understand his difficulties in order to encourage him to face a new learningMestradoLingüísticaMestra em LinguísticaCNPQ159140/2015-3[s.n.]Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-Freire, Fernanda Maria Pereira, 1961-Novaes-Pinto, Rosana do CarmoBordin, Sonia SellinUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMisaka, Cinthia Sayuri, 1984-20172017-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (73 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632950MISAKA, Cinthia Sayuri. Efeitos do "aprender japonês" no percurso longitudinal de um jovem afásico. 2017. 1 recurso online (73 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632950. Acesso em: 28 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/992069Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-03-20T15:48:48Zoai::992069Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2018-03-20T15:48:48Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos do "aprender japonês" no percurso longitudinal de um jovem afásico
The effects of "learning Japanese" on a longitudinal follow-up of an aphasic youth
title Efeitos do "aprender japonês" no percurso longitudinal de um jovem afásico
spellingShingle Efeitos do "aprender japonês" no percurso longitudinal de um jovem afásico
Misaka, Cinthia Sayuri, 1984-
Afasia
Afásicos - Brasil
Neurolinguística discursiva
Língua japonesa - Estudo e ensino - Falantes de portugues
Aphasia
Aphasic persons - Brazil
Discursive neurolinguistics
Japanese language - Study and teaching - Portuguese speakers
title_short Efeitos do "aprender japonês" no percurso longitudinal de um jovem afásico
title_full Efeitos do "aprender japonês" no percurso longitudinal de um jovem afásico
title_fullStr Efeitos do "aprender japonês" no percurso longitudinal de um jovem afásico
title_full_unstemmed Efeitos do "aprender japonês" no percurso longitudinal de um jovem afásico
title_sort Efeitos do "aprender japonês" no percurso longitudinal de um jovem afásico
author Misaka, Cinthia Sayuri, 1984-
author_facet Misaka, Cinthia Sayuri, 1984-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coudry, Maria Irma Hadler, 1949-
Freire, Fernanda Maria Pereira, 1961-
Novaes-Pinto, Rosana do Carmo
Bordin, Sonia Sellin
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Misaka, Cinthia Sayuri, 1984-
dc.subject.por.fl_str_mv Afasia
Afásicos - Brasil
Neurolinguística discursiva
Língua japonesa - Estudo e ensino - Falantes de portugues
Aphasia
Aphasic persons - Brazil
Discursive neurolinguistics
Japanese language - Study and teaching - Portuguese speakers
topic Afasia
Afásicos - Brasil
Neurolinguística discursiva
Língua japonesa - Estudo e ensino - Falantes de portugues
Aphasia
Aphasic persons - Brazil
Discursive neurolinguistics
Japanese language - Study and teaching - Portuguese speakers
description Orientadores: Maria Irma Hadler Coudry, Fernanda Maria Pereira Freire
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-02-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632950
MISAKA, Cinthia Sayuri. Efeitos do "aprender japonês" no percurso longitudinal de um jovem afásico. 2017. 1 recurso online (73 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632950. Acesso em: 28 fev. 2025.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632950
identifier_str_mv MISAKA, Cinthia Sayuri. Efeitos do "aprender japonês" no percurso longitudinal de um jovem afásico. 2017. 1 recurso online (73 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1632950. Acesso em: 28 fev. 2025.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/992069
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (73 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1829137653327462400