Bandas de música e seus ensinos : paradigmas em movimento = Wind bands and their teachings: paradigms in motion

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Cruz, Fernando Vieira da, 1985-
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: [s.n.]
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11938
Resumo: Orientador: Silvia Cordeiro Nassif
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spelling Bandas de música e seus ensinos : paradigmas em movimento = Wind bands and their teachings: paradigms in motionWind bands and their teachings : paradigms in motionBandas (Música)Educação musicalEnsinoBands (Music)Music educationTeachingOrientador: Silvia Cordeiro NassifTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: As bandas de música remontam sua atuação desde o século da chegada dos portugueses ao Brasil, por volta de 1549. Com o tempo essas manifestações se envolveram em diversas atividades como festas populares, religiosas, solenidades políticas, militares, eventos esportivos, desfiles, apresentações públicas, a partir das quais construíram suas identidades culturais interagindo então com os mais diferentes segmentos da sociedade. Porém, o vínculo com as atividades de ensino de música nos parece ser um dos mais demarcados, sobretudo por estar ligado de modo direto com o perpetuar dos grupos e, concomitantemente, à sobrevivência da cultura de bandas. No ensino, uma tradição mais conservadora aparece, especialmente, por proximidades a concepções pedagógicas que resguardam à partitura o objeto musical, ou seja, dão centralidade ao aprendizado da partitura nas aulas de música. Assim, investigamos aqui de que maneira essas diferentes ideologias, sobretudo as mais conservadoras, vêm persuadindo o ensino de música nas bandas. As questões que levantamos são: como esses fundamentos mais tradicionalistas continuam afetando as práticas de ensino na banda? Quais ideologias e posturas dão sustentação a esse paradigma mesmo frente a um contexto de mudanças e inovações pedagógicas? Quais outros elementos, práticas e pressupostos estão envolvidos nesse emaranhado e como trazê-los à discussão? Já os objetivos devem ser lidos juntamente das questões apresentadas: Investigar os papeis e a relevância atribuídos à leitura musical durante o processo de ensino em uma banda de música; Identificar valores, costumes e ideologias que ainda sustentam essa postura mais tradicionalista nesses espaços; Discutir essas relações de sustentação de valores frente às estratégias pedagógicas adotadas na banda identificando seus entraves e potencialidades. Assim, em estudo de caso realizado na Corporação Musical União dos Artistas da cidade de Itu/SP (Banda União), assumimos: a base epistemológica do materialismo histórico e dialético; a teoria enunciativo-discursiva e a compreensão da música como uma forma de linguagem socialmente significada para discutir a atribuição de sentido à música e às práticas pedagógicas; a teoria do desvio e a noção de cultura de Howard Becker para complementar essas discussões. Pudemos observar que os valores e costumes que informam a construção de um discurso musical na banda estudada são dinâmicos e controversos; sua cultura, identidade, discursos musicais e práticas de ensino guardam relativas estabilidades e convergências que transitam entre o tradicionalismo e poucas, mas avultadas, experiências de aberturas para uma progressão do objeto musical para além desse tradicionalismo partindo da partitura e suas estruturas teóricas e sistemáticas para a sonoridade, a performance, a experiência coletiva e as interações sociais. A banda se mostrou um campo aberto para diferentes possibilidades significativas com diferentes tendências e enfoques em certos momentos históricos e contextos de atuaçãoAbstract: The wind bands date back to their performance since the century of the arrival of the Portuguese in Brazil, around 1549. Over time these demonstrations became involved in various activities such as popular and religious festivals, political and military solemnities, sporting events, parades, public presentations, from which they built their cultural identities interacting with the most different segments of society. However, the link with music teaching activities seems to us to be one of the most demarcated, especially because it is directly linked to the perpetuation of groups and, concomitantly, to the survival of band culture. In teaching, a more conservative tradition appears, especially, by proximity to pedagogical conceptions that protect the musical object to the score, that is, give centrality to the learning of the score in music classes. Thus, we investigate here how these different ideologies, especially the more conservative ones, have been persuading the teaching of music in bands. The questions we raise are: How do these more traditionalist fundamentals continue to affect teaching practices in the band? What ideologies and postures support this paradigm even in a context of pedagogical changes and innovations? What other elements, practices, and assumptions are involved in this tangle and how to bring them into the discussion? The objectives should be read along with the questions presented: Investigate the roles and relevance attributed to musical reading during the teaching process in a wind band; Identify values, customs and ideologies that still sustain this more traditionalist stance in these spaces; Discuss these relationships of sustaining values in the face of the pedagogical strategies adopted in the band, identifying their obstacles and potentialities. Thus, in a case study carried out at the Corporação Musical União dos Artistas da cidade de Itu/SP (Banda União), we assume: the epistemological basis of historical and dialectical materialism; the enunciative-discursive theory and the understanding of music as a form of socially signified language to discuss the attribution of meaning to music and pedagogical practices; Howard Becker's theory of deviance and notion of culture to complement these discussions. We could observe that the values and customs that inform the construction of a musical discourse in the studied band are dynamic and controversial; Its culture, identity, musical discourses and teaching practices keep relative stability and convergences that transit between traditionalism and few, but large, experiences of openings for a progression of the musical object beyond this traditionalism starting from the score and its theoretical and systematic structures for sonority, performance, collective experience and social interactions. The band proved to be an open field for different significant possibilities with different tendencies and approaches in certain historical moments and contexts of performanceDoutoradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaDoutor em Música[s.n.]Nassif, Silvia Cordeiro, 1963-Barbosa, Joel Luis da SilvaSchroeder, Jorge LuizCruvinel, Flavia MariaNascimento, Marco Antonio ToledoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCruz, Fernando Vieira da, 1985-20232023-06-02T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (297 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11938CRUZ, Fernando Vieira da. Bandas de música e seus ensinos: paradigmas em movimento = Wind bands and their teachings: paradigms in motion. 2023. 1 recurso online (297 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11938. 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