A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Hepp, Allan Jost
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8db63d4f-14ba-4867-80c2-92437a16dfa3
Resumo: 124 f.
id UNIJ_06c0fe4c8b246c1076915194bed63739
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/374
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
repository_id_str
spelling A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensinoEstrutura escolarParadigmaEducaçãoDisciplinaridade124 f.O presente trabalho busca compreender as interações que ocorrem no cotidiano escolar, a força de modelos que atuam no âmbito de algum paradigma e a forma impregnada na sua continuidade através do estabelecimento de uma estrutura escolar definida e com ampla abrangência. A investigação objetiva, através da sustentação bibliográfica e da abordagem qualitativa − com procedimentos metodológicos de estudo de caso, a abrangência da análise documental e o registro escrito das entrevistas e observações realizadas –, delinear as formas estruturais da instituição escolar e sua sustentação de modo a identificar possíveis falhas que estariam dificultando o desenvolvimento de aprendizagens mais significativas dos participantes do processo pedagógico. Através das observações realizadas, nas afirmativas dos professores, nos dados coletados e na análise paradigmática, foi possível constatar que, basicamente, a estruturação escolar se caracteriza como sendo fragmentária e disjuntiva, não mostrando e nem refletindo a complexidade da realidade que exige cada vez mais dos sujeitos a religação dos saberes. A constatação de que a escola, nos moldes atuais, não está cumprindo com sua função de desencadear um processo de ensino-aprendizagem relacionado com a vida do educando, motivou a busca de alternativas ao atual sistema de organização educacional, realizando a análise de termos relevantes como inter, multi e transdiciplinaridade, e indicando, por fim, a forma de trabalho através de Situação de Estudo (SE).2011-12-07T16:59:00Z20082011-12-07T16:59:00Z2011-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8db63d4f-14ba-4867-80c2-92437a16dfa3Hepp, Allan Jostporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)instacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2025-04-30T18:27:07Zoai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/374Repositório InstitucionalPUBhttps://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/oai/requestbiblio@unijui.edu.bropendoar:2025-04-30T18:27:07Repositório Institucional da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)false
dc.title.none.fl_str_mv A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino
title A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino
spellingShingle A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino
Hepp, Allan Jost
Estrutura escolar
Paradigma
Educação
Disciplinaridade
title_short A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino
title_full A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino
title_fullStr A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino
title_full_unstemmed A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino
title_sort A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino
author Hepp, Allan Jost
author_facet Hepp, Allan Jost
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Hepp, Allan Jost
dc.subject.por.fl_str_mv Estrutura escolar
Paradigma
Educação
Disciplinaridade
topic Estrutura escolar
Paradigma
Educação
Disciplinaridade
description 124 f.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2011-12-07T16:59:00Z
2011-12-07T16:59:00Z
2011-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8db63d4f-14ba-4867-80c2-92437a16dfa3
url https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8db63d4f-14ba-4867-80c2-92437a16dfa3
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
instacron:UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
repository.mail.fl_str_mv biblio@unijui.edu.br
_version_ 1834835533396705280