A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8db63d4f-14ba-4867-80c2-92437a16dfa3 |
Resumo: | 124 f. |
id |
UNIJ_06c0fe4c8b246c1076915194bed63739 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/374 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
repository_id_str |
|
spelling |
A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensinoEstrutura escolarParadigmaEducaçãoDisciplinaridade124 f.O presente trabalho busca compreender as interações que ocorrem no cotidiano escolar, a força de modelos que atuam no âmbito de algum paradigma e a forma impregnada na sua continuidade através do estabelecimento de uma estrutura escolar definida e com ampla abrangência. A investigação objetiva, através da sustentação bibliográfica e da abordagem qualitativa − com procedimentos metodológicos de estudo de caso, a abrangência da análise documental e o registro escrito das entrevistas e observações realizadas –, delinear as formas estruturais da instituição escolar e sua sustentação de modo a identificar possíveis falhas que estariam dificultando o desenvolvimento de aprendizagens mais significativas dos participantes do processo pedagógico. Através das observações realizadas, nas afirmativas dos professores, nos dados coletados e na análise paradigmática, foi possível constatar que, basicamente, a estruturação escolar se caracteriza como sendo fragmentária e disjuntiva, não mostrando e nem refletindo a complexidade da realidade que exige cada vez mais dos sujeitos a religação dos saberes. A constatação de que a escola, nos moldes atuais, não está cumprindo com sua função de desencadear um processo de ensino-aprendizagem relacionado com a vida do educando, motivou a busca de alternativas ao atual sistema de organização educacional, realizando a análise de termos relevantes como inter, multi e transdiciplinaridade, e indicando, por fim, a forma de trabalho através de Situação de Estudo (SE).2011-12-07T16:59:00Z20082011-12-07T16:59:00Z2011-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8db63d4f-14ba-4867-80c2-92437a16dfa3Hepp, Allan Jostporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)instacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2025-04-30T18:27:07Zoai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/374Repositório InstitucionalPUBhttps://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/oai/requestbiblio@unijui.edu.bropendoar:2025-04-30T18:27:07Repositório Institucional da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino |
title |
A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino |
spellingShingle |
A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino Hepp, Allan Jost Estrutura escolar Paradigma Educação Disciplinaridade |
title_short |
A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino |
title_full |
A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino |
title_fullStr |
A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino |
title_full_unstemmed |
A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino |
title_sort |
A questão paradigmática na organização escolar: um viés para compreender o sistema atual de ensino |
author |
Hepp, Allan Jost |
author_facet |
Hepp, Allan Jost |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Hepp, Allan Jost |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estrutura escolar Paradigma Educação Disciplinaridade |
topic |
Estrutura escolar Paradigma Educação Disciplinaridade |
description |
124 f. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2011-12-07T16:59:00Z 2011-12-07T16:59:00Z 2011-12-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8db63d4f-14ba-4867-80c2-92437a16dfa3 |
url |
https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8db63d4f-14ba-4867-80c2-92437a16dfa3 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) instacron:UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblio@unijui.edu.br |
_version_ |
1834835533396705280 |