Conversas ao pé do ouvido: histórias de professoras que ousam fazer diferente

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2007
Autor(a) principal: Bucholz, Sandra David
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8cb305ad-4b10-463e-93f8-59b5c6b35984
Resumo: 143 f.
id UNIJ_09b926e90c92ebd81230668f324a2fce
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/376
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
repository_id_str
spelling Conversas ao pé do ouvido: histórias de professoras que ousam fazer diferenteFormação continuadaSubjetividadeExperiênciaAutonomia143 f.Este trabalho trata da investigação realizada com um grupo de professoras envolvidas em processo autônomo de formação continuada. A pesquisa procurou compreender essa possibilidade de formação no âmbito da escola e seus efeitos nas trajetórias profissionais e pessoais de quatro professoras, bem como seus reflexos nas mudanças mais amplas das políticas de formação docente e inovação pedagógica. A opção metodológica foi de imersão da pesquisadora no cotidiano do grupo em estudo, constituindo-se como sujeito que dialoga, observa e interpreta o processo numa abordagem de pesquisa qualitativa com viés etnográfico. Desse modo, as narrativas, histórias de vida, depoimentos e registros em diário de campo foram os instrumentos na coleta de dados, os quais foram transcritos e interpretados na interlocução com estudiosos que têm se dedicado à pesquisa sobre formação docente, tais como A. Nóvoa, Tardif, Conelly e Clandinin, Ponte, Sacristán, Larrosa e outros. Maturana e Varela foram as referências teóricas no entendimento da formação continuada das professoras como processo autônomo, complexo e subjetivo em que o viver-conhecer se tece em redes de experiências e conversações produtoras de conhecimento, fluindo em congruências múltiplas no desejo de mudar. Nessa perspectiva, a pesquisa aponta para a possibilidade de mudanças na formação de políticas públicas de formação docente pautando-as em uma racionalidade que considere o sujeito professor e as circunstâncias do seu viver como âncoras do processo pedagógico.2011-12-07T17:18:30Z20072011-12-07T17:18:30Z2011-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8cb305ad-4b10-463e-93f8-59b5c6b35984Bucholz, Sandra Davidporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)instacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2025-04-30T18:27:06Zoai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/376Repositório InstitucionalPUBhttps://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/oai/requestbiblio@unijui.edu.bropendoar:2025-04-30T18:27:06Repositório Institucional da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)false
dc.title.none.fl_str_mv Conversas ao pé do ouvido: histórias de professoras que ousam fazer diferente
title Conversas ao pé do ouvido: histórias de professoras que ousam fazer diferente
spellingShingle Conversas ao pé do ouvido: histórias de professoras que ousam fazer diferente
Bucholz, Sandra David
Formação continuada
Subjetividade
Experiência
Autonomia
title_short Conversas ao pé do ouvido: histórias de professoras que ousam fazer diferente
title_full Conversas ao pé do ouvido: histórias de professoras que ousam fazer diferente
title_fullStr Conversas ao pé do ouvido: histórias de professoras que ousam fazer diferente
title_full_unstemmed Conversas ao pé do ouvido: histórias de professoras que ousam fazer diferente
title_sort Conversas ao pé do ouvido: histórias de professoras que ousam fazer diferente
author Bucholz, Sandra David
author_facet Bucholz, Sandra David
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bucholz, Sandra David
dc.subject.por.fl_str_mv Formação continuada
Subjetividade
Experiência
Autonomia
topic Formação continuada
Subjetividade
Experiência
Autonomia
description 143 f.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2011-12-07T17:18:30Z
2011-12-07T17:18:30Z
2011-12-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8cb305ad-4b10-463e-93f8-59b5c6b35984
url https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8cb305ad-4b10-463e-93f8-59b5c6b35984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
instacron:UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
repository.mail.fl_str_mv biblio@unijui.edu.br
_version_ 1834835533389365248