Conversas ao pé do ouvido: histórias de professoras que ousam fazer diferente
Ano de defesa: | 2007 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8cb305ad-4b10-463e-93f8-59b5c6b35984 |
Resumo: | 143 f. |
id |
UNIJ_09b926e90c92ebd81230668f324a2fce |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/376 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
repository_id_str |
|
spelling |
Conversas ao pé do ouvido: histórias de professoras que ousam fazer diferenteFormação continuadaSubjetividadeExperiênciaAutonomia143 f.Este trabalho trata da investigação realizada com um grupo de professoras envolvidas em processo autônomo de formação continuada. A pesquisa procurou compreender essa possibilidade de formação no âmbito da escola e seus efeitos nas trajetórias profissionais e pessoais de quatro professoras, bem como seus reflexos nas mudanças mais amplas das políticas de formação docente e inovação pedagógica. A opção metodológica foi de imersão da pesquisadora no cotidiano do grupo em estudo, constituindo-se como sujeito que dialoga, observa e interpreta o processo numa abordagem de pesquisa qualitativa com viés etnográfico. Desse modo, as narrativas, histórias de vida, depoimentos e registros em diário de campo foram os instrumentos na coleta de dados, os quais foram transcritos e interpretados na interlocução com estudiosos que têm se dedicado à pesquisa sobre formação docente, tais como A. Nóvoa, Tardif, Conelly e Clandinin, Ponte, Sacristán, Larrosa e outros. Maturana e Varela foram as referências teóricas no entendimento da formação continuada das professoras como processo autônomo, complexo e subjetivo em que o viver-conhecer se tece em redes de experiências e conversações produtoras de conhecimento, fluindo em congruências múltiplas no desejo de mudar. Nessa perspectiva, a pesquisa aponta para a possibilidade de mudanças na formação de políticas públicas de formação docente pautando-as em uma racionalidade que considere o sujeito professor e as circunstâncias do seu viver como âncoras do processo pedagógico.2011-12-07T17:18:30Z20072011-12-07T17:18:30Z2011-12-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8cb305ad-4b10-463e-93f8-59b5c6b35984Bucholz, Sandra Davidporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)instacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2025-04-30T18:27:06Zoai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/376Repositório InstitucionalPUBhttps://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/oai/requestbiblio@unijui.edu.bropendoar:2025-04-30T18:27:06Repositório Institucional da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conversas ao pé do ouvido: histórias de professoras que ousam fazer diferente |
title |
Conversas ao pé do ouvido: histórias de professoras que ousam fazer diferente |
spellingShingle |
Conversas ao pé do ouvido: histórias de professoras que ousam fazer diferente Bucholz, Sandra David Formação continuada Subjetividade Experiência Autonomia |
title_short |
Conversas ao pé do ouvido: histórias de professoras que ousam fazer diferente |
title_full |
Conversas ao pé do ouvido: histórias de professoras que ousam fazer diferente |
title_fullStr |
Conversas ao pé do ouvido: histórias de professoras que ousam fazer diferente |
title_full_unstemmed |
Conversas ao pé do ouvido: histórias de professoras que ousam fazer diferente |
title_sort |
Conversas ao pé do ouvido: histórias de professoras que ousam fazer diferente |
author |
Bucholz, Sandra David |
author_facet |
Bucholz, Sandra David |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bucholz, Sandra David |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação continuada Subjetividade Experiência Autonomia |
topic |
Formação continuada Subjetividade Experiência Autonomia |
description |
143 f. |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2011-12-07T17:18:30Z 2011-12-07T17:18:30Z 2011-12-07 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8cb305ad-4b10-463e-93f8-59b5c6b35984 |
url |
https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8cb305ad-4b10-463e-93f8-59b5c6b35984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) instacron:UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblio@unijui.edu.br |
_version_ |
1834835533389365248 |