Ensaio de contraposição à norma pela adoção da pedagogia da diferença

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2009
Autor(a) principal: Oliveira, Sílvia Regina de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8bfa92fb-5e50-4296-a93a-fc94af36b4a7
Resumo: 104 f.
id UNIJ_332ad2a65f5125e266e81e2046330354
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/327
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
repository_id_str
spelling Ensaio de contraposição à norma pela adoção da pedagogia da diferençaPráticas sociaisNormalizaçãoRacionalidadePedagogiaDiferença104 f.A presente dissertação visa a aprofundar conhecimentos sobre a prática de normalização na educação para vislumbrar a possibilidade de mudanças pedagógicas que estabeleçam novos modos de relação com a diferença, em benefício de todos os educandos, e não somente dos que são conceituados como deficientes. A pesquisa inicia apresentando dados dos períodos da antiguidade até o medieval para delinear a tradição fundante da desigualdade a partir da imposição da igualdade de comportamento. Segue complementando que a modernidade é destacada pelo uso dos mecanismos da racionalidade como modo de dominação na vida social e educacional. Também enfoca a Contemporaneidade a partir dos paradigmas da Educação Especial e das Políticas Públicas que têm sido inspiradas especialmente nas determinações da Declaração de Salamanca. Esta análise considerou a exclusão das diferenças para examinar a manutenção das relações de poder originadas na sociedade e incorporadas pela educação. Na sequência desta investigação foram abordados os aspectos concernentes à normalização para elucidar sua construção e sua trajetória aliadas às nomenclaturas que ilustram os discursos aos quais muitas pessoas já foram submetidas. Assim os conceitos da identidade, diversidade e diferença foram apresentados posteriormente como possibilidades de repensar a posição das pessoas com as denominadas necessidades educativas especiais. A interlocução de teóricos como Skliar, Bauman, Derrida, Hall e Foucault procurou esclarecer a instituição das relações de poder e dos regimes que se impõem na forma de limitações e incapacidades aos sujeitos que historicamente tiveram as suas características negadas na sociedade e até então, na maioria das vezes, também no meio educacional. Para finalizar a dissertação, foram analisadas as questões curriculares que, dentre tantos mecanismos educacionais, se destacam como determinantes das relações de poder espacial e temporal na educação. Assim foram apresentadas as informações de autores que defendem o uso de adaptações curriculares para os alunos com as denominadas necessidades especiais por entenderem que elas ampliam as possibilidades de aprendizagem destes educandos. Ainda nesta perspectiva a diversidade foi apresentada como o conceito que predomina no entendimento de que as oportunidades educacionais precisam ser transformadas para todos os educandos. No entanto, a consideração destes dados, que são apontados como alternativas de avanços pedagógicos, desvelam a continuidade do governamento dos sujeitos que se contrapõem à lógica da normalização. Então foi apresentada uma sucinta revisão dos fundamentos das relações de poder e saber com a finalidade de pontuar que novas práticas inclusivas só poderão surgir da problematização dos fundamentos da exclusão e, por conseqüência, da análise do currículo escolar. O trabalho apresentado pretende que a adoção da Pedagogia da Diferença não permaneça como ensaio de repetição da norma. Ou seja, que os mecanismos denominados como inclusivos sejam devidamente examinados para que a exclusão não continue sendo encenada cotidianamente.2011-12-06T16:09:50Z20092011-12-06T16:09:50Z2011-12-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8bfa92fb-5e50-4296-a93a-fc94af36b4a7Oliveira, Sílvia Regina deporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)instacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2025-04-30T18:27:06Zoai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/327Repositório InstitucionalPUBhttps://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/oai/requestbiblio@unijui.edu.bropendoar:2025-04-30T18:27:06Repositório Institucional da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensaio de contraposição à norma pela adoção da pedagogia da diferença
title Ensaio de contraposição à norma pela adoção da pedagogia da diferença
spellingShingle Ensaio de contraposição à norma pela adoção da pedagogia da diferença
Oliveira, Sílvia Regina de
Práticas sociais
Normalização
Racionalidade
Pedagogia
Diferença
title_short Ensaio de contraposição à norma pela adoção da pedagogia da diferença
title_full Ensaio de contraposição à norma pela adoção da pedagogia da diferença
title_fullStr Ensaio de contraposição à norma pela adoção da pedagogia da diferença
title_full_unstemmed Ensaio de contraposição à norma pela adoção da pedagogia da diferença
title_sort Ensaio de contraposição à norma pela adoção da pedagogia da diferença
author Oliveira, Sílvia Regina de
author_facet Oliveira, Sílvia Regina de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sílvia Regina de
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas sociais
Normalização
Racionalidade
Pedagogia
Diferença
topic Práticas sociais
Normalização
Racionalidade
Pedagogia
Diferença
description 104 f.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2011-12-06T16:09:50Z
2011-12-06T16:09:50Z
2011-12-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8bfa92fb-5e50-4296-a93a-fc94af36b4a7
url https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8bfa92fb-5e50-4296-a93a-fc94af36b4a7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
instacron:UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
repository.mail.fl_str_mv biblio@unijui.edu.br
_version_ 1834835533379928064