O aluno com deficiência: a caixa preta da escola pública
Ano de defesa: | 2013 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2315 |
Resumo: | A presente Dissertação de Mestrado tem o propósito de aprofundar a compreensão sobre a Identidade, Diferença e Representação dos alunos com deficiência no currículo real e oculto de duas escolas da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul. Para tanto, a análise centrou-se na observação da dinâmica curricular de uma classe especial e uma sala de recursos multifuncional. A metodologia utilizada foi a de observação do cotidiano das duas escolas e entrevistas com os professores que nela atuam, numa abordagem qualitativa dos dados coletados. No campo empírico, as escolas foram identificadas como Escola A e Escola B. Na primeira escola foram entrevistadas as professoras da Classe Especial, uma professora das séries finais do Ensino Fundamental, a orientadora pedagógica, a vice-diretora e a diretora. Enquanto da Escola B, foram entrevistadas as três professoras da sala de recursos, a vice-diretora, a diretora e uma professora das séries iniciais. A análise da legislação brasileira, que aponta a educação inclusiva como necessidade e a interlocução com autores como Maria L. de A. Arruda, Gilberta S. de M Jannuzzi, Stuart Hall, Tomaz. T. da Silva, Michel Foucault e Alfredo Veiga Neto, possibilitaram a análise do campo empirico. A partir da análise dos espaços citados, da análise da legislação, das entrevistas, da interlocução com os autores supracitados, conclui-se que a Sala de Recursos Multifuncional representa a possibilidade de rever conceitos como identidade, currículo e representação da diferença no contexto escolar e social. Embora não baste só mudar a designação de Classe Especial para Sala de Recursos Multifuncional, faz-se necessário uma mudança de concepção primeiramente do(a) professor(a) que nela atuam e dos demais atores do espaço escolar, para que o sujeito com deficiência possa participar e decidir sobre a representação e o espaço que deseja ocupar. Estaríamos assim, vivendo uma mudança paradigmática quanto à representação da deficiência. |
id |
UNIJ_524b3b2515a38060909010aaf609bd3e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/2315 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
spelling |
info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisO aluno com deficiência: a caixa preta da escola pública2014-07-1620132014-07-16T19:30:15Z2014-07-16T19:30:15ZA presente Dissertação de Mestrado tem o propósito de aprofundar a compreensão sobre a Identidade, Diferença e Representação dos alunos com deficiência no currículo real e oculto de duas escolas da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul. Para tanto, a análise centrou-se na observação da dinâmica curricular de uma classe especial e uma sala de recursos multifuncional. A metodologia utilizada foi a de observação do cotidiano das duas escolas e entrevistas com os professores que nela atuam, numa abordagem qualitativa dos dados coletados. No campo empírico, as escolas foram identificadas como Escola A e Escola B. Na primeira escola foram entrevistadas as professoras da Classe Especial, uma professora das séries finais do Ensino Fundamental, a orientadora pedagógica, a vice-diretora e a diretora. Enquanto da Escola B, foram entrevistadas as três professoras da sala de recursos, a vice-diretora, a diretora e uma professora das séries iniciais. A análise da legislação brasileira, que aponta a educação inclusiva como necessidade e a interlocução com autores como Maria L. de A. Arruda, Gilberta S. de M Jannuzzi, Stuart Hall, Tomaz. T. da Silva, Michel Foucault e Alfredo Veiga Neto, possibilitaram a análise do campo empirico. A partir da análise dos espaços citados, da análise da legislação, das entrevistas, da interlocução com os autores supracitados, conclui-se que a Sala de Recursos Multifuncional representa a possibilidade de rever conceitos como identidade, currículo e representação da diferença no contexto escolar e social. Embora não baste só mudar a designação de Classe Especial para Sala de Recursos Multifuncional, faz-se necessário uma mudança de concepção primeiramente do(a) professor(a) que nela atuam e dos demais atores do espaço escolar, para que o sujeito com deficiência possa participar e decidir sobre a representação e o espaço que deseja ocupar. Estaríamos assim, vivendo uma mudança paradigmática quanto à representação da deficiência.105 f.Ciências HumanasEducação nas CiênciasIdentidadeDiferençaCurrículoRepresentação da deficiênciahttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2315DMD_hdl_123456789/2315Lepke, Sonizeporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sulinstacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccessSonize%20Lepke.pdfhttp://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2315/1/Sonize%20Lepke.pdfapplication/pdf793956http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/bitstream/123456789/2315/1/Sonize%20Lepke.pdf57ced808eebbc2e969417a7ab81bfb04MD5123456789_2315_12019-01-21T12:44:17Zmail@mail.com - |
dc.title.none.fl_str_mv |
O aluno com deficiência: a caixa preta da escola pública |
title |
O aluno com deficiência: a caixa preta da escola pública |
spellingShingle |
O aluno com deficiência: a caixa preta da escola pública Lepke, Sonize Ciências Humanas Educação nas Ciências Identidade Diferença Currículo Representação da deficiência |
title_short |
O aluno com deficiência: a caixa preta da escola pública |
title_full |
O aluno com deficiência: a caixa preta da escola pública |
title_fullStr |
O aluno com deficiência: a caixa preta da escola pública |
title_full_unstemmed |
O aluno com deficiência: a caixa preta da escola pública |
title_sort |
O aluno com deficiência: a caixa preta da escola pública |
author |
Lepke, Sonize |
author_facet |
Lepke, Sonize |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lepke, Sonize |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências Humanas Educação nas Ciências Identidade Diferença Currículo Representação da deficiência |
topic |
Ciências Humanas Educação nas Ciências Identidade Diferença Currículo Representação da deficiência |
dc.description.abstract.none.fl_txt_mv |
A presente Dissertação de Mestrado tem o propósito de aprofundar a compreensão sobre a Identidade, Diferença e Representação dos alunos com deficiência no currículo real e oculto de duas escolas da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul. Para tanto, a análise centrou-se na observação da dinâmica curricular de uma classe especial e uma sala de recursos multifuncional. A metodologia utilizada foi a de observação do cotidiano das duas escolas e entrevistas com os professores que nela atuam, numa abordagem qualitativa dos dados coletados. No campo empírico, as escolas foram identificadas como Escola A e Escola B. Na primeira escola foram entrevistadas as professoras da Classe Especial, uma professora das séries finais do Ensino Fundamental, a orientadora pedagógica, a vice-diretora e a diretora. Enquanto da Escola B, foram entrevistadas as três professoras da sala de recursos, a vice-diretora, a diretora e uma professora das séries iniciais. A análise da legislação brasileira, que aponta a educação inclusiva como necessidade e a interlocução com autores como Maria L. de A. Arruda, Gilberta S. de M Jannuzzi, Stuart Hall, Tomaz. T. da Silva, Michel Foucault e Alfredo Veiga Neto, possibilitaram a análise do campo empirico. A partir da análise dos espaços citados, da análise da legislação, das entrevistas, da interlocução com os autores supracitados, conclui-se que a Sala de Recursos Multifuncional representa a possibilidade de rever conceitos como identidade, currículo e representação da diferença no contexto escolar e social. Embora não baste só mudar a designação de Classe Especial para Sala de Recursos Multifuncional, faz-se necessário uma mudança de concepção primeiramente do(a) professor(a) que nela atuam e dos demais atores do espaço escolar, para que o sujeito com deficiência possa participar e decidir sobre a representação e o espaço que deseja ocupar. Estaríamos assim, vivendo uma mudança paradigmática quanto à representação da deficiência. 105 f. |
description |
A presente Dissertação de Mestrado tem o propósito de aprofundar a compreensão sobre a Identidade, Diferença e Representação dos alunos com deficiência no currículo real e oculto de duas escolas da Rede Pública Estadual do Rio Grande do Sul. Para tanto, a análise centrou-se na observação da dinâmica curricular de uma classe especial e uma sala de recursos multifuncional. A metodologia utilizada foi a de observação do cotidiano das duas escolas e entrevistas com os professores que nela atuam, numa abordagem qualitativa dos dados coletados. No campo empírico, as escolas foram identificadas como Escola A e Escola B. Na primeira escola foram entrevistadas as professoras da Classe Especial, uma professora das séries finais do Ensino Fundamental, a orientadora pedagógica, a vice-diretora e a diretora. Enquanto da Escola B, foram entrevistadas as três professoras da sala de recursos, a vice-diretora, a diretora e uma professora das séries iniciais. A análise da legislação brasileira, que aponta a educação inclusiva como necessidade e a interlocução com autores como Maria L. de A. Arruda, Gilberta S. de M Jannuzzi, Stuart Hall, Tomaz. T. da Silva, Michel Foucault e Alfredo Veiga Neto, possibilitaram a análise do campo empirico. A partir da análise dos espaços citados, da análise da legislação, das entrevistas, da interlocução com os autores supracitados, conclui-se que a Sala de Recursos Multifuncional representa a possibilidade de rever conceitos como identidade, currículo e representação da diferença no contexto escolar e social. Embora não baste só mudar a designação de Classe Especial para Sala de Recursos Multifuncional, faz-se necessário uma mudança de concepção primeiramente do(a) professor(a) que nela atuam e dos demais atores do espaço escolar, para que o sujeito com deficiência possa participar e decidir sobre a representação e o espaço que deseja ocupar. Estaríamos assim, vivendo uma mudança paradigmática quanto à representação da deficiência. |
publishDate |
2013 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2013 2014-07-16T19:30:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2014-07-16 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-07-16T19:30:15Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
format |
masterThesis |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2315 DMD_hdl_123456789/2315 |
url |
http://bibliodigital.unijui.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2315 |
identifier_str_mv |
DMD_hdl_123456789/2315 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.bitstream.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul instacron:UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
-
|
repository.mail.fl_str_mv |
mail@mail.com |
_version_ |
1623377602600239104 |