Ressignificação de saberes em processos de produção do conhecimento escolar com foco na termoquímica – reflexão sobre a relação pedagógica sob o viés da epistemologia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Stahler, Thatiane de Brito
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8c3cdd5a-5ead-456d-85d8-ff04baf379e8
Resumo: 143 f.
id UNIJ_59087543eeeee22e615d0d3cf0f7a7ce
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5152
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
repository_id_str
spelling Ressignificação de saberes em processos de produção do conhecimento escolar com foco na termoquímica – reflexão sobre a relação pedagógica sob o viés da epistemologiaCiências humanasEducação nas ciênciasFormação docenteConhecimento cotidianoConhecimento científicoProcesso de ensino e aprendizagemCalor143 f.Esta pesquisa desenvolveu-se a partir da necessidade de respostas as muitas angustias e inquietações emergidas durante o percurso da formação inicial no decorrer das primeiras vivencias como docente. Frente a este contexto, com vistas a debater e refletir sobre os processos de produção do conhecimento escolar e contribuir para a formação inicial de outros professores, realizou-se a “Oficina Termoquímica em Foco” no espaço-tempo formativo do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência). Em interação com futuros professores de Química, analisa-se o processo de formação vivenciado quanto a entendimentos sobre as relações entre conhecimentos cotidianos e científicos, para compreender possíveis contribuições de processos de (re)significação de conhecimentos na produção do conhecimento escolar aliado à constituição da docência em Química. A pesquisa na modalidade qualitativa justifica-se pelo viés da valorização de uma formação docente que contribua na (re)significação de conhecimentos sobre Termoquímica, por meio da ampliação e aprofundamento da reflexão sobre a produção do conhecimento escolar na perspectiva de desenvolver o pensamento crítico-reflexivo na construção de saberes escolares aliado à constituição da docência para atuação no Ensino Médio. Os dados foram produzidos e analisados a partir das perspectivas desenvolvidas pela Análise Textual Discursiva (MORAES e GALIAZZI, 2007), a qual produziu a categoria a priori “Abordagens e Reflexões sobre a Constituição do Conhecimento Escolar no Contexto da Oficina”. Resultados de pesquisa construídos e analisados neste trabalho por meio do processo de formação vivenciado indicam que as relações estabelecidas entre os conhecimentos na “Oficina Termoquímica em Foco” não só possibilitaram uma primeira análise do processo de construção social do conceito base “calor”, junto a seus aspectos históricos, epistemológicos e didático-pedagógicos, como também a (re)significação dos conhecimentos em torno do processo de ensino e aprendizagem do conhecimento escolar de Termoquímica, contribuindo para a formação docente inicial.2018-07-13T22:18:20Z20172018-07-13T22:18:20Z2018-07-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8c3cdd5a-5ead-456d-85d8-ff04baf379e8Stahler, Thatiane de Britoporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)instacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2025-04-30T18:27:06Zoai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/5152Repositório InstitucionalPUBhttps://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/oai/requestbiblio@unijui.edu.bropendoar:2025-04-30T18:27:06Repositório Institucional da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificação de saberes em processos de produção do conhecimento escolar com foco na termoquímica – reflexão sobre a relação pedagógica sob o viés da epistemologia
title Ressignificação de saberes em processos de produção do conhecimento escolar com foco na termoquímica – reflexão sobre a relação pedagógica sob o viés da epistemologia
spellingShingle Ressignificação de saberes em processos de produção do conhecimento escolar com foco na termoquímica – reflexão sobre a relação pedagógica sob o viés da epistemologia
Stahler, Thatiane de Brito
Ciências humanas
Educação nas ciências
Formação docente
Conhecimento cotidiano
Conhecimento científico
Processo de ensino e aprendizagem
Calor
title_short Ressignificação de saberes em processos de produção do conhecimento escolar com foco na termoquímica – reflexão sobre a relação pedagógica sob o viés da epistemologia
title_full Ressignificação de saberes em processos de produção do conhecimento escolar com foco na termoquímica – reflexão sobre a relação pedagógica sob o viés da epistemologia
title_fullStr Ressignificação de saberes em processos de produção do conhecimento escolar com foco na termoquímica – reflexão sobre a relação pedagógica sob o viés da epistemologia
title_full_unstemmed Ressignificação de saberes em processos de produção do conhecimento escolar com foco na termoquímica – reflexão sobre a relação pedagógica sob o viés da epistemologia
title_sort Ressignificação de saberes em processos de produção do conhecimento escolar com foco na termoquímica – reflexão sobre a relação pedagógica sob o viés da epistemologia
author Stahler, Thatiane de Brito
author_facet Stahler, Thatiane de Brito
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Stahler, Thatiane de Brito
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências humanas
Educação nas ciências
Formação docente
Conhecimento cotidiano
Conhecimento científico
Processo de ensino e aprendizagem
Calor
topic Ciências humanas
Educação nas ciências
Formação docente
Conhecimento cotidiano
Conhecimento científico
Processo de ensino e aprendizagem
Calor
description 143 f.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-07-13T22:18:20Z
2018-07-13T22:18:20Z
2018-07-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8c3cdd5a-5ead-456d-85d8-ff04baf379e8
url https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8c3cdd5a-5ead-456d-85d8-ff04baf379e8
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
instacron:UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
repository.mail.fl_str_mv biblio@unijui.edu.br
_version_ 1834835533384122368