Pesquisas e estilos de pensamento sobre práticas do enfoque CTSA no ensino de ciências da natureza
Ano de defesa: | 2019 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8ae2a283-fd54-4c38-8ba6-2bd6ddb8275c |
Resumo: | 102 f. |
id |
UNIJ_b578bd54ec729c5505b5c52d831e1b6c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/7118 |
network_acronym_str |
UNIJ |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisas e estilos de pensamento sobre práticas do enfoque CTSA no ensino de ciências da naturezaCiências sociais aplicadas.Análise qualitativa.Ludwik Fleck.Educação Básica.Formação de professores.Pesquisas em Ensino de Ciências.102 f.O Enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), fruto de uma preocupação ambiental articulada ao movimento Ciência Tecnologia e Sociedade, vem repercutindo expressivamente, ao longo dos anos. A questão orientadora da pesquisa é: o que caracteriza as práticas educativas sobre CTSA realizadas, na educação básica e na formação de professores, e os pesquisadores de publicações em Ensino de Ciências? Partimos de uma investigação de práticas CTSA publicadas em dissertações e teses (de 2015 a 2018) e eventos científicos sobre ensino de Ciências da Natureza (de 1997 a 2017 - ENPEC, ENEQ, SNEF, ENEBIO e EPEB), para identificar as suas características, os coletivos e estilos de pensamento (Fleck, 1986), constituídos nestas pesquisas. A dissertação insere-se na linha 1 Currículo e Formação de professores do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências. Buscou-se mapear a produção acadêmica com enfoque CTSA, nas práticas relatadas em dissertações, teses e eventos sobre Ensino de Ciências Naturais, com ênfase em: a) autores e universidades de origem; b) autores referenciados nas publicações dos artigos sobre práticas educativas CTSA; c) estilos e coletivos de pensamento dos pesquisadores. Para tanto, foi realizada uma leitura minuciosa dos textos publicados nos eventos, Teses e Dissertações, selecionados com os termos CTSA ou Ciência, Tecnologia e Sociedade. Os textos selecionados forma inseridos no software Atlas. Ti, um software de análise de dados de pesquisa qualitativa, para que em uma segunda análise, o corpus passasse a ser constituído somente de pesquisas sobre experiências e práticas educativas realizadas no âmbito da formação de professores e da Educação Básica. As tabelas e quadros sistematizadores foram elaborados, considerando publicações em eventos, teses e dissertações da CAPES, anos de ocorrência, títulos e autores dos trabalhos, vinculação institucional e referências bibliográficas. A Análise Textual Discursiva(MORAES e GALIAZZI, 2014) subsidiou o processo e permitiu identificar as categorias emergidas: 1) Indicadores CTSA, nas práticas educativas no Ensino de Ciências: possibilidades e horizontes; 2) Práticas CTSA: possibilidade de integração na Educação Básica e na Formação de professores e, 3) Ausência de diálogos nos processos formativos CTSA. A sinalização destas três categorias de práticas educativas CTSA, permite-nos compreender o caráter deste movimento no Ensino de Ciências no Brasil.2021-07-02T14:05:03Z2019-03-292021-07-02T14:05:03Z2021-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8ae2a283-fd54-4c38-8ba6-2bd6ddb8275cDissertação;Polanczky, Carlaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)instacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2025-04-30T18:27:06Zoai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/7118Repositório InstitucionalPUBhttps://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/oai/requestbiblio@unijui.edu.bropendoar:2025-04-30T18:27:06Repositório Institucional da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisas e estilos de pensamento sobre práticas do enfoque CTSA no ensino de ciências da natureza |
title |
Pesquisas e estilos de pensamento sobre práticas do enfoque CTSA no ensino de ciências da natureza |
spellingShingle |
Pesquisas e estilos de pensamento sobre práticas do enfoque CTSA no ensino de ciências da natureza Polanczky, Carla Ciências sociais aplicadas. Análise qualitativa. Ludwik Fleck. Educação Básica. Formação de professores. Pesquisas em Ensino de Ciências. |
title_short |
Pesquisas e estilos de pensamento sobre práticas do enfoque CTSA no ensino de ciências da natureza |
title_full |
Pesquisas e estilos de pensamento sobre práticas do enfoque CTSA no ensino de ciências da natureza |
title_fullStr |
Pesquisas e estilos de pensamento sobre práticas do enfoque CTSA no ensino de ciências da natureza |
title_full_unstemmed |
Pesquisas e estilos de pensamento sobre práticas do enfoque CTSA no ensino de ciências da natureza |
title_sort |
Pesquisas e estilos de pensamento sobre práticas do enfoque CTSA no ensino de ciências da natureza |
author |
Polanczky, Carla |
author_facet |
Polanczky, Carla |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Polanczky, Carla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ciências sociais aplicadas. Análise qualitativa. Ludwik Fleck. Educação Básica. Formação de professores. Pesquisas em Ensino de Ciências. |
topic |
Ciências sociais aplicadas. Análise qualitativa. Ludwik Fleck. Educação Básica. Formação de professores. Pesquisas em Ensino de Ciências. |
description |
102 f. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-29 2021-07-02T14:05:03Z 2021-07-02T14:05:03Z 2021-07-02 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8ae2a283-fd54-4c38-8ba6-2bd6ddb8275c |
url |
https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8ae2a283-fd54-4c38-8ba6-2bd6ddb8275c |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Dissertação; |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIJUI instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) instacron:UNIJUI |
instname_str |
Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) |
instacron_str |
UNIJUI |
institution |
UNIJUI |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIJUI |
collection |
Repositório Institucional da UNIJUI |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI) |
repository.mail.fl_str_mv |
biblio@unijui.edu.br |
_version_ |
1834835533373636608 |