Pesquisas e estilos de pensamento sobre práticas do enfoque CTSA no ensino de ciências da natureza

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Polanczky, Carla
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8ae2a283-fd54-4c38-8ba6-2bd6ddb8275c
Resumo: 102 f.
id UNIJ_b578bd54ec729c5505b5c52d831e1b6c
oai_identifier_str oai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/7118
network_acronym_str UNIJ
network_name_str Repositório Institucional da UNIJUI
repository_id_str
spelling Pesquisas e estilos de pensamento sobre práticas do enfoque CTSA no ensino de ciências da naturezaCiências sociais aplicadas.Análise qualitativa.Ludwik Fleck.Educação Básica.Formação de professores.Pesquisas em Ensino de Ciências.102 f.O Enfoque Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), fruto de uma preocupação ambiental articulada ao movimento Ciência Tecnologia e Sociedade, vem repercutindo expressivamente, ao longo dos anos. A questão orientadora da pesquisa é: o que caracteriza as práticas educativas sobre CTSA realizadas, na educação básica e na formação de professores, e os pesquisadores de publicações em Ensino de Ciências? Partimos de uma investigação de práticas CTSA publicadas em dissertações e teses (de 2015 a 2018) e eventos científicos sobre ensino de Ciências da Natureza (de 1997 a 2017 - ENPEC, ENEQ, SNEF, ENEBIO e EPEB), para identificar as suas características, os coletivos e estilos de pensamento (Fleck, 1986), constituídos nestas pesquisas. A dissertação insere-se na linha 1 Currículo e Formação de professores do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências. Buscou-se mapear a produção acadêmica com enfoque CTSA, nas práticas relatadas em dissertações, teses e eventos sobre Ensino de Ciências Naturais, com ênfase em: a) autores e universidades de origem; b) autores referenciados nas publicações dos artigos sobre práticas educativas CTSA; c) estilos e coletivos de pensamento dos pesquisadores. Para tanto, foi realizada uma leitura minuciosa dos textos publicados nos eventos, Teses e Dissertações, selecionados com os termos CTSA ou Ciência, Tecnologia e Sociedade. Os textos selecionados forma inseridos no software Atlas. Ti, um software de análise de dados de pesquisa qualitativa, para que em uma segunda análise, o corpus passasse a ser constituído somente de pesquisas sobre experiências e práticas educativas realizadas no âmbito da formação de professores e da Educação Básica. As tabelas e quadros sistematizadores foram elaborados, considerando publicações em eventos, teses e dissertações da CAPES, anos de ocorrência, títulos e autores dos trabalhos, vinculação institucional e referências bibliográficas. A Análise Textual Discursiva(MORAES e GALIAZZI, 2014) subsidiou o processo e permitiu identificar as categorias emergidas: 1) Indicadores CTSA, nas práticas educativas no Ensino de Ciências: possibilidades e horizontes; 2) Práticas CTSA: possibilidade de integração na Educação Básica e na Formação de professores e, 3) Ausência de diálogos nos processos formativos CTSA. A sinalização destas três categorias de práticas educativas CTSA, permite-nos compreender o caráter deste movimento no Ensino de Ciências no Brasil.2021-07-02T14:05:03Z2019-03-292021-07-02T14:05:03Z2021-07-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8ae2a283-fd54-4c38-8ba6-2bd6ddb8275cDissertação;Polanczky, Carlaporreponame:Repositório Institucional da UNIJUIinstname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)instacron:UNIJUIinfo:eu-repo/semantics/openAccess2025-04-30T18:27:06Zoai:bibliodigital.unijui.edu.br:123456789/7118Repositório InstitucionalPUBhttps://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/oai/requestbiblio@unijui.edu.bropendoar:2025-04-30T18:27:06Repositório Institucional da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisas e estilos de pensamento sobre práticas do enfoque CTSA no ensino de ciências da natureza
title Pesquisas e estilos de pensamento sobre práticas do enfoque CTSA no ensino de ciências da natureza
spellingShingle Pesquisas e estilos de pensamento sobre práticas do enfoque CTSA no ensino de ciências da natureza
Polanczky, Carla
Ciências sociais aplicadas.
Análise qualitativa.
Ludwik Fleck.
Educação Básica.
Formação de professores.
Pesquisas em Ensino de Ciências.
title_short Pesquisas e estilos de pensamento sobre práticas do enfoque CTSA no ensino de ciências da natureza
title_full Pesquisas e estilos de pensamento sobre práticas do enfoque CTSA no ensino de ciências da natureza
title_fullStr Pesquisas e estilos de pensamento sobre práticas do enfoque CTSA no ensino de ciências da natureza
title_full_unstemmed Pesquisas e estilos de pensamento sobre práticas do enfoque CTSA no ensino de ciências da natureza
title_sort Pesquisas e estilos de pensamento sobre práticas do enfoque CTSA no ensino de ciências da natureza
author Polanczky, Carla
author_facet Polanczky, Carla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Polanczky, Carla
dc.subject.por.fl_str_mv Ciências sociais aplicadas.
Análise qualitativa.
Ludwik Fleck.
Educação Básica.
Formação de professores.
Pesquisas em Ensino de Ciências.
topic Ciências sociais aplicadas.
Análise qualitativa.
Ludwik Fleck.
Educação Básica.
Formação de professores.
Pesquisas em Ensino de Ciências.
description 102 f.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
2021-07-02T14:05:03Z
2021-07-02T14:05:03Z
2021-07-02
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8ae2a283-fd54-4c38-8ba6-2bd6ddb8275c
url https://bibliodigital.unijui.edu.br/items/8ae2a283-fd54-4c38-8ba6-2bd6ddb8275c
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Dissertação;
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIJUI
instname:Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
instacron:UNIJUI
instname_str Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
instacron_str UNIJUI
institution UNIJUI
reponame_str Repositório Institucional da UNIJUI
collection Repositório Institucional da UNIJUI
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
repository.mail.fl_str_mv biblio@unijui.edu.br
_version_ 1834835533373636608