Análise da influência do modal aéreo no desenvolvimento regional do oeste paranaense

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2010
Autor(a) principal: Tscha, Olga da Conceição Pinto lattes
Orientador(a): Lobo, Débora da Silva lattes
Banca de defesa: Silva, Christian Luiz da lattes, Jr., Weimar Freire da Rocha lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual do Oeste do Parana
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegócio
Departamento: Desenvolvimento regional e do Agronegócio
País: BR
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2269
Resumo: The west region of the state of Parana, although having a significant transportation infrastructure, capable of supporting the important route of national and international tourism, presents little diversification in passenger transportation. This way, investments in infrastructure, location and influence area that the airport of Cascavel has on the region could determine the choice of this mode of transportation by users of the west region of Parana as means of transportation. The objective is to analyze the influence measured in distance between the cities and check what is the probability of the cities of the west region of Parana of using air transport for their displacements; verification to be done by application of Huff s gravity model. For that, the options of destinations of the airports of Cascavel, Foz do Iguaçu and Maringá were used. The results show that, in the current situation, that is, with 34 options of destination, the airport of Cascavel has little influence on the region s users of air transport. In a hypothesis, however, that the three airports analyzed have the same number of destinations, that is, 202, the airport with the biggest capability of growth and development is the one of Cascavel. This fact may be justified by its geographical position in the west region of Parana.
id UNIOESTE-1_91786ad2aa6af648edacd129a2ad965e
oai_identifier_str oai:tede.unioeste.br:tede/2269
network_acronym_str UNIOESTE-1
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
repository_id_str
spelling Lobo, Débora da Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785606H1&dataRevisao=nullSilva, Christian Luiz dahttp://lattes.cnpq.br/8046559694932152Jr., Weimar Freire da Rochahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784985J2http://lattes.cnpq.br/9767444444113741Tscha, Olga da Conceição Pinto2017-07-10T18:33:47Z2010-12-212010-08-03TSCHA, Olga da Conceição Pinto. Modal analysis of the influence of air in the west regional development paranaense. 2010. 106 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento regional e do Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Toledo, 2010.http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2269The west region of the state of Parana, although having a significant transportation infrastructure, capable of supporting the important route of national and international tourism, presents little diversification in passenger transportation. This way, investments in infrastructure, location and influence area that the airport of Cascavel has on the region could determine the choice of this mode of transportation by users of the west region of Parana as means of transportation. The objective is to analyze the influence measured in distance between the cities and check what is the probability of the cities of the west region of Parana of using air transport for their displacements; verification to be done by application of Huff s gravity model. For that, the options of destinations of the airports of Cascavel, Foz do Iguaçu and Maringá were used. The results show that, in the current situation, that is, with 34 options of destination, the airport of Cascavel has little influence on the region s users of air transport. In a hypothesis, however, that the three airports analyzed have the same number of destinations, that is, 202, the airport with the biggest capability of growth and development is the one of Cascavel. This fact may be justified by its geographical position in the west region of Parana.A região Oeste do Paraná, que, apesar de possuir uma infraestrutura de transportes significativa, capaz de dar suporte a importante rota de turismo nacional e internacional, apresenta pouca diversificação no que diz respeito a transporte de passageiros. Assim, investimentos em infraestrutura, a localização e a área de influência que o aeroporto de Cascavel tem sobre a região podem determinar a escolha desse modal pelos usuários da região Oeste do Paraná como meio de transporte. Objetiva-se analisar a influência -- medida em distância entre as cidades -- e verificar qual a probabilidade de os municípios da região Oeste do Paraná de utilizarem o transporte aéreo para os seus deslocamentos, verificação a ser feita via aplicação do modelo gravitacional de Huff. Para tanto, utilizaram-se as opções de destinos dos aeroportos de Cascavel, de Foz do Iguaçu e de Maringá. Os resultados demonstram que, na situação atual, ou seja, com 34 opções de destinos, o aeroporto de Cascavel possui pouca influência sobre os usuários de transporte aéreo da região. Numa hipótese, no entanto, em que os três aeroportos analisados possuam o mesmo número de destinos, ou seja, 202, o aeroporto com maior possibilidade de crescimento e desenvolvimento é o de Cascavel. Esse fato pode ser justificado pela posição geográfica em que ele se encontra na região Oeste do Paraná.Made available in DSpace on 2017-07-10T18:33:47Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Olga da C Pinto Tscha.pdf: 2208660 bytes, checksum: 135b0383b28889ee15e57c9075a4b1aa (MD5) Previous issue date: 2010-08-03application/pdfporUniversidade Estadual do Oeste do ParanaPrograma de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e AgronegócioUNIOESTEBRDesenvolvimento regional e do Agronegóciohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessDesenvolvimento regionalTransporte aéreoÁrea de influênciaAeroportos - InfraestruturaInvestimentos - PlanejamentoRegional developmentAir transportInfluence areaCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA REGIONALAnálise da influência do modal aéreo no desenvolvimento regional do oeste paranaenseModal analysis of the influence of air in the west regional development paranaenseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTEinstname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)instacron:UNIOESTEORIGINALOlga da C Pinto Tscha.pdfapplication/pdf2208660http://tede.unioeste.br:8080/tede/bitstream/tede/2269/1/Olga+da+C+Pinto+Tscha.pdf135b0383b28889ee15e57c9075a4b1aaMD51tede/22692024-08-20 09:05:08.183oai:tede.unioeste.br:tede/2269Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.unioeste.br/PUBhttp://tede.unioeste.br/oai/requestbiblioteca.repositorio@unioeste.bropendoar:2024-08-20T12:05:08Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)false
dc.title.por.fl_str_mv Análise da influência do modal aéreo no desenvolvimento regional do oeste paranaense
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Modal analysis of the influence of air in the west regional development paranaense
title Análise da influência do modal aéreo no desenvolvimento regional do oeste paranaense
spellingShingle Análise da influência do modal aéreo no desenvolvimento regional do oeste paranaense
Tscha, Olga da Conceição Pinto
Desenvolvimento regional
Transporte aéreo
Área de influência
Aeroportos - Infraestrutura
Investimentos - Planejamento
Regional development
Air transport
Influence area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA REGIONAL
title_short Análise da influência do modal aéreo no desenvolvimento regional do oeste paranaense
title_full Análise da influência do modal aéreo no desenvolvimento regional do oeste paranaense
title_fullStr Análise da influência do modal aéreo no desenvolvimento regional do oeste paranaense
title_full_unstemmed Análise da influência do modal aéreo no desenvolvimento regional do oeste paranaense
title_sort Análise da influência do modal aéreo no desenvolvimento regional do oeste paranaense
author Tscha, Olga da Conceição Pinto
author_facet Tscha, Olga da Conceição Pinto
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Lobo, Débora da Silva
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785606H1&dataRevisao=null
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Christian Luiz da
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8046559694932152
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jr., Weimar Freire da Rocha
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784985J2
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9767444444113741
dc.contributor.author.fl_str_mv Tscha, Olga da Conceição Pinto
contributor_str_mv Lobo, Débora da Silva
Silva, Christian Luiz da
Jr., Weimar Freire da Rocha
dc.subject.por.fl_str_mv Desenvolvimento regional
Transporte aéreo
Área de influência
Aeroportos - Infraestrutura
Investimentos - Planejamento
topic Desenvolvimento regional
Transporte aéreo
Área de influência
Aeroportos - Infraestrutura
Investimentos - Planejamento
Regional development
Air transport
Influence area
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA REGIONAL
dc.subject.eng.fl_str_mv Regional development
Air transport
Influence area
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA REGIONAL E URBANA::ECONOMIA REGIONAL
description The west region of the state of Parana, although having a significant transportation infrastructure, capable of supporting the important route of national and international tourism, presents little diversification in passenger transportation. This way, investments in infrastructure, location and influence area that the airport of Cascavel has on the region could determine the choice of this mode of transportation by users of the west region of Parana as means of transportation. The objective is to analyze the influence measured in distance between the cities and check what is the probability of the cities of the west region of Parana of using air transport for their displacements; verification to be done by application of Huff s gravity model. For that, the options of destinations of the airports of Cascavel, Foz do Iguaçu and Maringá were used. The results show that, in the current situation, that is, with 34 options of destination, the airport of Cascavel has little influence on the region s users of air transport. In a hypothesis, however, that the three airports analyzed have the same number of destinations, that is, 202, the airport with the biggest capability of growth and development is the one of Cascavel. This fact may be justified by its geographical position in the west region of Parana.
publishDate 2010
dc.date.available.fl_str_mv 2010-12-21
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-08-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2017-07-10T18:33:47Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv TSCHA, Olga da Conceição Pinto. Modal analysis of the influence of air in the west regional development paranaense. 2010. 106 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento regional e do Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Toledo, 2010.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2269
identifier_str_mv TSCHA, Olga da Conceição Pinto. Modal analysis of the influence of air in the west regional development paranaense. 2010. 106 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento regional e do Agronegócio) - Universidade Estadual do Oeste do Parana, Toledo, 2010.
url http://tede.unioeste.br:8080/tede/handle/tede/2269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Parana
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional e Agronegócio
dc.publisher.initials.fl_str_mv UNIOESTE
dc.publisher.country.fl_str_mv BR
dc.publisher.department.fl_str_mv Desenvolvimento regional e do Agronegócio
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual do Oeste do Parana
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
instname:Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron:UNIOESTE
instname_str Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
instacron_str UNIOESTE
institution UNIOESTE
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE
bitstream.url.fl_str_mv http://tede.unioeste.br:8080/tede/bitstream/tede/2269/1/Olga+da+C+Pinto+Tscha.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 135b0383b28889ee15e57c9075a4b1aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.repositorio@unioeste.br
_version_ 1811723536364994560