A participação das instituições de ensino superior instaladas em mineiros no fomento de capital social e o desenvolvimento local e regional

Orientador: Profa. Dra. Mônica Franchi Carniello

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2014
Main Author: Menezes, Divino Barcelos de
Orientador/a: Carniello, Mônica Franchi
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade de Taubaté
Programa: Programa de Pós-graduação em Administração
Department: Departamento de Gestão e Negócios
Assuntos em Português:
Online Access:http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/1141
Resumo Português:Resumo: O presente estudo objetiva avaliar a participação das Instituições de Ensino Superior instaladas em Mineiros como organizações no fomento de capital social e o desenvolvimento local e regional, segundo gestores, e sua configuração como instrumento auxiliar na formulação das políticas públicas, frente às ações que promovam o bem coletivo. Neste sentido, esta pesquisa caracteriza-se como exploratória, quanto aos objetivos, de abordagem qualitativa, utilizando de análises bibliográficas e de informações coletadas através de entrevistas estruturadas a partir da adaptação de Roteiro para entrevistas, propostos para a mensuração de capital social, como base para compreender as configurações comuns do termo, e consequentemente a sua configuração contemporânea para o desenvolvimento local e regional. Posterior às análises conclui-se que a participação das IESs (alvo) fomentam o capital social estrutural ao passo que o cognitivo é insignificante reduzindo assim substancialmente sua participação nas políticas de desenvolvimento local em Mineiros/GO e regional.
Abstract: This study aims to evaluate the role of Higher Education Institutions in Mineiros installed as organizations in fostering social capital and local and regional development, according to managers, and its configuration as an aid in the formulation of public policies, in the face of actions that promote collective good. In this sense, this research is characterized as exploratory, as the objectives, qualitative approach, using bibliographic analysis and information collected through structured from the adaptation of questionnaire / interviews Roadmap for interviews, proposed for the measurement of social capital, as a basis for understanding the common configurations of the term, and hence its contemporary setting for local and regional development. Subsequent to the analysis it is concluded that the participation of HEIs (target) foster structural social capital while the cognitive is negligible reducing its stake in local development policies in Mineiros/GO so substantially and regional.