Apreciações docentes acerca das dificuldades no ensino e aprendizagem da gramática

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Oliveira, Silvia Aparecida Nogueira de
Orientador(a): Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/736
Resumo: Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva
id UNITAU_d2feb593dd78e1bab6d18c4301392426
oai_identifier_str oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/736
network_acronym_str UNITAU
network_name_str Repositório Institucional da UNITAU
repository_id_str
spelling Oliveira, Silvia Aparecida Nogueira deAbud, Maria José Milharezi, 1942-Costa, Vera Maria Almeida Rodrigues daUniversidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística AplicadaSilva, Elisabeth Ramos da, 1953-2023-05-29T11:45:57Z2023-05-29T11:45:57Z2013http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/736Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da SilvaDissertação (Mestrado em Lingüística Aplicada) - Programa de Pós Graduação de Linguística Aplicada do Departamento de Ciências Sociais e Letras, Universidade de Taubaté, Taubaté, 2013.Resumo: As políticas educacionais da atualidade estão voltadas para a qualidade do ensino. Diante da crise que repercutiu o movimento antigramaticalista nas aulas de língua portuguesa, das discussões sobre o despreparo de muitos professores para exercer a docência e cientes de que o ensino da língua materna apresenta sérios problemas, pareceu-nos interessante investigar as principais dificuldades que, no entender dos professores, interferem no ensino e aprendizagem da Língua portuguesa. O objetivo deste trabalho é verificar as apreciações docentes acerca das dificuldades no ensino e aprendizagem da gramática. Ao verificar as possíveis causas do insucesso do trabalho pedagógico no ensino e aprendizagem da gramática, surgem questionamentos como: qual seria a formação "ideal" para o professor de língua portuguesa? O que falta na formação inicial desses professores, conteúdo ou didática? A crise no ensino da Língua Portuguesa trouxe dificuldades para a prática docente? Assim considerando, realizamos uma pesquisa com dezessete professores da rede municipal de ensino fundamental de uma cidade do interior de São Paulo. Os dados foram obtidos por meio de um questionário de sete questões. Para análise do corpus da pesquisa, nos baseamos nos construtos de Análise de Conteúdo de Bardin, metodologia que se apresenta como um conjunto de técnicas de análise das comunicações que utiliza procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das mensagens. As regularidades temáticas que emergiram no discurso docente nos permitiram associar as principais dificuldades do professor com a falta de domínio dos conteúdos gramaticais da Língua Portuguesa. No entanto, conhecer a gramática da língua é fundamental para que o professor saiba planejar sua prática. Assim sendo, esse resultado sinaliza a necessidade de tornar a teoria gramatical um conhecimento útil que corrobore não só o domínio da norma padrão, mas também a postura confiante do professor diante das dificuldades no processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa.Abstract: Nowadays the educational policies are focused on teaching quality. Toward the crises that reverberated the anti-grammatical movement in the Portuguese language classes, the discussions about the lack of preparation of many teachers for teaching, and as we are conscious that the native language teaching presents many problems, it seemed to us interesting to investigate the main difficulties that, according to the teachers, interfere with the teaching and learning of Portuguese language. The aim of this research is to verify the teachers' appreciations about the difficulties in the grammar teaching and learning. As we verify the possible causes of the unsuccessfulness in the pedagogical work involving the grammar teaching and learning, comes up questions like: what is the Portuguese teacher's 'ideal' education? What is missing in the initial teacher's education, content or didactics? The crises in the Portuguese language teaching brought difficulties for the teaching practice? Therefore, we performed a research with seventeen teachers of the municipal network of elementary schools in a city in the interior of São Paulo. The data were obtained through a questionnaire made up of seven questions. For the corpus analysis we were based on the Content Analysis by Bardin, a methodology that presents itself like a set of techniques of communication analyses which uses systematic procedures and objectives of contents' message description. The regularity of themes that emerged from the teacher's discourse allows us to associate the teachers' main difficulties with the lack of mastery on the grammatical contents of Portuguese language. Knowing the language grammar, nevertheless, is essential for the teacher when he (she) is planning his (her) practice. So, this result indicates the necessity of making the grammar theory a useful knowledge which corroborates not only the mastery of the standard rules, but also the teachers' confident attitude towards the difficulties in the teaching and learning process of Portuguese language.Made available in DSpace on 2023-05-29T11:45:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Silvia Aparecida Nogueira de Oliveira_seg.pdf: 1175460 bytes, checksum: 61a3ed754ddaba2a9250a89c26c1b656 (MD5) Previous issue date: 201380 f. : il.application/pdfRequisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.Formação de professoresEnsino de gramáticaApreciações docentes acerca das dificuldades no ensino e aprendizagem da gramáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisporreponame:Repositório Institucional da UNITAUinstname:Universidade de Taubaté (UNITAU)instacron:UNITAUinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALSilvia Aparecida Nogueira de Oliveira_seg.pdfapplication/pdf1175460http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/736/1/Silvia%20Aparecida%20Nogueira%20de%20Oliveira_seg.pdf61a3ed754ddaba2a9250a89c26c1b656MD5120.500.11874/7362023-05-29 08:45:57.749oai:repositorio.unitau.br:20.500.11874/736Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unitau.br/oai/requestopendoar:2023-05-29T11:45:57Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Apreciações docentes acerca das dificuldades no ensino e aprendizagem da gramática
title Apreciações docentes acerca das dificuldades no ensino e aprendizagem da gramática
spellingShingle Apreciações docentes acerca das dificuldades no ensino e aprendizagem da gramática
Oliveira, Silvia Aparecida Nogueira de
Formação de professores
Ensino de gramática
title_short Apreciações docentes acerca das dificuldades no ensino e aprendizagem da gramática
title_full Apreciações docentes acerca das dificuldades no ensino e aprendizagem da gramática
title_fullStr Apreciações docentes acerca das dificuldades no ensino e aprendizagem da gramática
title_full_unstemmed Apreciações docentes acerca das dificuldades no ensino e aprendizagem da gramática
title_sort Apreciações docentes acerca das dificuldades no ensino e aprendizagem da gramática
author Oliveira, Silvia Aparecida Nogueira de
author_facet Oliveira, Silvia Aparecida Nogueira de
author_role author
dc.contributor.other.pt_BR.fl_str_mv Abud, Maria José Milharezi, 1942-
Costa, Vera Maria Almeida Rodrigues da
Universidade de Taubaté. Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Silvia Aparecida Nogueira de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
contributor_str_mv Silva, Elisabeth Ramos da, 1953-
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Ensino de gramática
topic Formação de professores
Ensino de gramática
description Orientação: Profa. Dra. Elisabeth Ramos da Silva
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-05-29T11:45:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-05-29T11:45:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/736
url http://repositorio.unitau.br/jspui/handle/20.500.11874/736
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.requires.pt_BR.fl_str_mv Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 80 f. : il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNITAU
instname:Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron:UNITAU
instname_str Universidade de Taubaté (UNITAU)
instacron_str UNITAU
institution UNITAU
reponame_str Repositório Institucional da UNITAU
collection Repositório Institucional da UNITAU
bitstream.url.fl_str_mv http://repositorio.unitau.br:8080/jspui/bitstream/20.500.11874/736/1/Silvia%20Aparecida%20Nogueira%20de%20Oliveira_seg.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 61a3ed754ddaba2a9250a89c26c1b656
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNITAU - Universidade de Taubaté (UNITAU)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1813263261578035200