O professor iniciante: seu trabalho com o texto
Ano de defesa: | 2002 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/102471 |
Resumo: | Ancorada em contribuições de diferentes correntes da lingüística moderna, esta investigação teve por objetivo verificar como ocorriam as aulas de língua materna do professor iniciante, visando a subsidiar o seu fazer pedagógico, bem como levá-lo a refletir sobre sua própria prática. Considerando a natureza do objeto, optou-se pela pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de uma pesquisa-ação e com o auxílio de alguns procedimentos pertinentes ao estudo de caso. O primeiro item analisado foi sobre a formação profissional dos sujeitos da pesquisa, oportunidade em que se pode constatar, por meio de seus relatos, que elas sentiam inseguranças e medo, no que se refere ao seu fazer pedagógico, em decorrência das lacunas da graduação. Em seguida, por meio de relatórios das professoras, analisou-se suas concepções de linguagem e de ensino de língua materna, oportunidade que se pode observar que, no início da investigação, algumas demonstraram uma forte tendência a desenvolver um ensino tradicional apegadas ao ensino de gramática nos moldes tradicionais; outras, no entanto, desde o início, já se apresentaram acessíveis a desenvolver um ensino de língua materna mais inovador. No decorrer da pesquisa-ação, constatou-se um movimento gradativo na formação e na ação dessas professoras: se no início, elas se mostravam inseguras, muito presas ao livro didático e apresentando poucos trabalhos com o texto em sala de aula... |
id |
UNSP_60540b2454f98432c94cbaefeb89d593 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/102471 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
|
spelling |
O professor iniciante: seu trabalho com o textoLingua materna - estudo e educaçãoLinguagem e educaçãoProfessores - FormaçãoLanguageTeaching of the mother tongueLearningBeginning teacherTextAncorada em contribuições de diferentes correntes da lingüística moderna, esta investigação teve por objetivo verificar como ocorriam as aulas de língua materna do professor iniciante, visando a subsidiar o seu fazer pedagógico, bem como levá-lo a refletir sobre sua própria prática. Considerando a natureza do objeto, optou-se pela pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de uma pesquisa-ação e com o auxílio de alguns procedimentos pertinentes ao estudo de caso. O primeiro item analisado foi sobre a formação profissional dos sujeitos da pesquisa, oportunidade em que se pode constatar, por meio de seus relatos, que elas sentiam inseguranças e medo, no que se refere ao seu fazer pedagógico, em decorrência das lacunas da graduação. Em seguida, por meio de relatórios das professoras, analisou-se suas concepções de linguagem e de ensino de língua materna, oportunidade que se pode observar que, no início da investigação, algumas demonstraram uma forte tendência a desenvolver um ensino tradicional apegadas ao ensino de gramática nos moldes tradicionais; outras, no entanto, desde o início, já se apresentaram acessíveis a desenvolver um ensino de língua materna mais inovador. No decorrer da pesquisa-ação, constatou-se um movimento gradativo na formação e na ação dessas professoras: se no início, elas se mostravam inseguras, muito presas ao livro didático e apresentando poucos trabalhos com o texto em sala de aula...Anchored in the contributions provided by modern linguistic trend, this investigation had as a veryfiing how de classes og mother thongue beginnig teacher take place, aiming to support their pedagogical pratice, as well as make them find their way to reflect their own practice.Concerning the nature of the object, we chose the qualitative research, developed by means of a research-acion and with the help of some of the procedure concerning the case study. As for the data coletinf, different techniques were adopted, such as the direct observation (systematic and participant), the applying of questionnaires and the accomplishment of fortnightly meetings with the subjects of the research - four beginning teachers. The first analysed item was about the subjects of the research, opportunity in which could veify, through their narratives, that felt insecurities end fears, concerning their pedagogical practice, due to the graduation insuffices. Afterwards, by means of the recordings of the teachers, we have analysed their language and mother tongue teaching concepts, when we could notice that, at the investigation, some showed a strong tendency to develop a tradicional teaching, attached as they were to the grammar teaching in the traditional frame; others, however, since the beginning, have presented accessibility to develop a more interactive approach to mother tongue teaching though the research-action, though. Meanwhilw the research-action, we verified a gradual movement in the formative aspect of these teachers action; if, at the beginning, they showed insecurity... (Complete abstract, click electronic access below)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Gil, Célia Maria Carcagnolo [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Silvane Aparecida de Freitas [UNESP]2014-06-11T19:32:09Z2014-06-11T19:32:09Z2002-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis261 f.application/pdfMARTINS, Silvane Aparecida de Freitas. O professor iniciante: seu trabalho com o texto. 2002. 261 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2002.http://hdl.handle.net/11449/102471000193609martins_saf_dr_assis.pdf33004048019P1Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2025-05-28T08:59:06Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102471Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462025-05-28T08:59:06Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O professor iniciante: seu trabalho com o texto |
title |
O professor iniciante: seu trabalho com o texto |
spellingShingle |
O professor iniciante: seu trabalho com o texto Martins, Silvane Aparecida de Freitas [UNESP] Lingua materna - estudo e educação Linguagem e educação Professores - Formação Language Teaching of the mother tongue Learning Beginning teacher Text |
title_short |
O professor iniciante: seu trabalho com o texto |
title_full |
O professor iniciante: seu trabalho com o texto |
title_fullStr |
O professor iniciante: seu trabalho com o texto |
title_full_unstemmed |
O professor iniciante: seu trabalho com o texto |
title_sort |
O professor iniciante: seu trabalho com o texto |
author |
Martins, Silvane Aparecida de Freitas [UNESP] |
author_facet |
Martins, Silvane Aparecida de Freitas [UNESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gil, Célia Maria Carcagnolo [UNESP] Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Martins, Silvane Aparecida de Freitas [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lingua materna - estudo e educação Linguagem e educação Professores - Formação Language Teaching of the mother tongue Learning Beginning teacher Text |
topic |
Lingua materna - estudo e educação Linguagem e educação Professores - Formação Language Teaching of the mother tongue Learning Beginning teacher Text |
description |
Ancorada em contribuições de diferentes correntes da lingüística moderna, esta investigação teve por objetivo verificar como ocorriam as aulas de língua materna do professor iniciante, visando a subsidiar o seu fazer pedagógico, bem como levá-lo a refletir sobre sua própria prática. Considerando a natureza do objeto, optou-se pela pesquisa qualitativa, desenvolvida por meio de uma pesquisa-ação e com o auxílio de alguns procedimentos pertinentes ao estudo de caso. O primeiro item analisado foi sobre a formação profissional dos sujeitos da pesquisa, oportunidade em que se pode constatar, por meio de seus relatos, que elas sentiam inseguranças e medo, no que se refere ao seu fazer pedagógico, em decorrência das lacunas da graduação. Em seguida, por meio de relatórios das professoras, analisou-se suas concepções de linguagem e de ensino de língua materna, oportunidade que se pode observar que, no início da investigação, algumas demonstraram uma forte tendência a desenvolver um ensino tradicional apegadas ao ensino de gramática nos moldes tradicionais; outras, no entanto, desde o início, já se apresentaram acessíveis a desenvolver um ensino de língua materna mais inovador. No decorrer da pesquisa-ação, constatou-se um movimento gradativo na formação e na ação dessas professoras: se no início, elas se mostravam inseguras, muito presas ao livro didático e apresentando poucos trabalhos com o texto em sala de aula... |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002-12-10 2014-06-11T19:32:09Z 2014-06-11T19:32:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
MARTINS, Silvane Aparecida de Freitas. O professor iniciante: seu trabalho com o texto. 2002. 261 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2002. http://hdl.handle.net/11449/102471 000193609 martins_saf_dr_assis.pdf 33004048019P1 |
identifier_str_mv |
MARTINS, Silvane Aparecida de Freitas. O professor iniciante: seu trabalho com o texto. 2002. 261 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Assis, 2002. 000193609 martins_saf_dr_assis.pdf 33004048019P1 |
url |
http://hdl.handle.net/11449/102471 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
261 f. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Aleph reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositoriounesp@unesp.br |
_version_ |
1834485026791620608 |