Estratégias para alfabetização que contemplam especificidades de estudantes com deficiência intelectual em produções científicas e diretrizes educacionais
Ano de defesa: | 2022 |
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Autor(a) principal: | |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/235800 |
Resumo: | A história da educação no Brasil acompanha o debate sobre alfabetização, com início em 1880 com o método João de Deus até os dias atuais. E a escolarização de alunos com deficiência intelectual somente teve notoriedade a partir da metade do século XX, com a política de inclusão escolar. Neste estudo esses movimentos se interligam culminando na seguinte questão de pesquisa: nas produções científicas e nas diretrizes nacionais para alfabetização existem estratégias para alfabetização de alunos com deficiência intelectual? O objetivo principal foi identificar nas produções científicas e nas diretrizes nacionais para alfabetização estratégias para alfabetização de alunos com deficiência intelectual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com Revisão Sistemática de Literatura e Pesquisa Documental que foram sistematizadas em dois estudos. Estudo 1 – Revisão de Sistemática de Literatura dentro do recorte temporal de 2002-2020, que como fonte de dados utilizou-se de teses e dissertações. No Estudo 2 – Pesquisa documental da Base Nacional Comum Curricular, Política Nacional de Alfabetização e Programa Tempo de Aprender. Obteve-se como resultados: 15 produções acadêmicas cujas análises evidenciaram quatro temas como estratégias para alfabetização de estudantes com deficiência intelectual, dentre elas, histórias em sequência; reescrita de frases; mediação pedagógica em detrimento dos recursos didático-pedagógico; atividades para os alunos com deficiência intelectual e a articulação dessa atividade com o currículo. Neste estudo evidenciou-se nos temas: estratégias e atividades para a alfabetização e o letramento, mediação docente como apoio fundamental para a alfabetização, trabalho colaborativo entre Atendimento Educacional Especializado e sala comum e adaptação, diferenciação e flexibilização curricular, estratégias para alfabetização para alunos com deficiência intelectual e nas diretrizes para alfabetização, enquanto a Base Nacional Comum Curricular aponta as concepções e o currículo em que devem se pautar as propostas pedagógicas para alfabetização, a Política Nacional de Alfabetização reduz o tempo de alfabetização, caracteriza um método específico que não contempla as especificidades para esse público. Concluídos os Estudos 1 e 2, as evidências científicas apontam estratégias para alfabetização de estudantes com deficiência intelectual, no entanto, as diretrizes nacionais para alfabetização seguem na contramão das especificidades. Para isso, tornam-se indispensáveis ações curriculares e metodológicas renovadoras rompendo com um sistema de ensino pautado na homogeneidade no processo de aprendizagem. |
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Estratégias para alfabetização que contemplam especificidades de estudantes com deficiência intelectual em produções científicas e diretrizes educacionaisLiteracy strategies that address the specificities of students with intellectual disabilities in scientific productions and educational guidelinesEducação especialDeficiência intelectualAlfabetização e letramentoProduções científicasDiretrizes Nacionais para alfabetizaçãoSpecial educationIntellectual disabilityLiteracy and literacyScientific productionsNational Literacy GuidelinesA história da educação no Brasil acompanha o debate sobre alfabetização, com início em 1880 com o método João de Deus até os dias atuais. E a escolarização de alunos com deficiência intelectual somente teve notoriedade a partir da metade do século XX, com a política de inclusão escolar. Neste estudo esses movimentos se interligam culminando na seguinte questão de pesquisa: nas produções científicas e nas diretrizes nacionais para alfabetização existem estratégias para alfabetização de alunos com deficiência intelectual? O objetivo principal foi identificar nas produções científicas e nas diretrizes nacionais para alfabetização estratégias para alfabetização de alunos com deficiência intelectual. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com Revisão Sistemática de Literatura e Pesquisa Documental que foram sistematizadas em dois estudos. Estudo 1 – Revisão de Sistemática de Literatura dentro do recorte temporal de 2002-2020, que como fonte de dados utilizou-se de teses e dissertações. No Estudo 2 – Pesquisa documental da Base Nacional Comum Curricular, Política Nacional de Alfabetização e Programa Tempo de Aprender. Obteve-se como resultados: 15 produções acadêmicas cujas análises evidenciaram quatro temas como estratégias para alfabetização de estudantes com deficiência intelectual, dentre elas, histórias em sequência; reescrita de frases; mediação pedagógica em detrimento dos recursos didático-pedagógico; atividades para os alunos com deficiência intelectual e a articulação dessa atividade com o currículo. Neste estudo evidenciou-se nos temas: estratégias e atividades para a alfabetização e o letramento, mediação docente como apoio fundamental para a alfabetização, trabalho colaborativo entre Atendimento Educacional Especializado e sala comum e adaptação, diferenciação e flexibilização curricular, estratégias para alfabetização para alunos com deficiência intelectual e nas diretrizes para alfabetização, enquanto a Base Nacional Comum Curricular aponta as concepções e o currículo em que devem se pautar as propostas pedagógicas para alfabetização, a Política Nacional de Alfabetização reduz o tempo de alfabetização, caracteriza um método específico que não contempla as especificidades para esse público. Concluídos os Estudos 1 e 2, as evidências científicas apontam estratégias para alfabetização de estudantes com deficiência intelectual, no entanto, as diretrizes nacionais para alfabetização seguem na contramão das especificidades. Para isso, tornam-se indispensáveis ações curriculares e metodológicas renovadoras rompendo com um sistema de ensino pautado na homogeneidade no processo de aprendizagem.The history of education in Brazil follows the debate on literacy, starting in 1880 with the João de Deus method until the present day. And the schooling of students with intellectual disabilities only gained notoriety from the mid-twentieth century, with the school inclusion policy. In this study, these movements are interconnected, culminating in the following research question: in scientific productions and national guidelines for literacy, are there strategies for teaching literacy to students with intellectual disabilities? The main objective was to identify in scientific productions and national guidelines for literacy strategies for teaching literacy to students with intellectual disabilities. This is a qualitative research, with a Systematic Review of Literature and Documentary Research that were systematized in two studies. Study 1 – Systematic Review of Literature within the time frame of 2002-2020, which used theses and dissertations as a data source. In Study 2 – Documentary research of the National Common Curriculum Base, National Literacy Policy and Time to Learn Program. The results were: 15 academic productions whose analyzes showed four themes as strategies for literacy of students with intellectual disabilities, among them, stories in sequence; rewriting sentences; pedagogical mediation to the detriment of didactic-pedagogical resources; activities for students with intellectual disabilities and the articulation of this activity with the curriculum. In this study, the following themes were highlighted: strategies and activities for literacy and literacy, teacher mediation as a fundamental support for literacy, collaborative work between Specialized Educational Services and common room and adaptation, differentiation and curricular flexibility, strategies for literacy for students with intellectual disability and in the guidelines for literacy, while the National Curricular Common Base points out the concepts and curriculum on which pedagogical proposals for literacy should be based, the National Literacy Policy reduces literacy time, characterizes a specific method that does not contemplate the specific to this audience. Once Studies 1 and 2 have been concluded, scientific evidence points to strategies for teaching literacy to students with intellectual disabilities, however, national guidelines for literacy go against the grain of specificities. For this, curricular and methodological renewal actions become indispensable, breaking with a teaching system based on homogeneity in the learning process.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)23038.013312/2016‐27Universidade Estadual Paulista (Unesp)Oliveira, Jáima Pinheiro de [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Santos, Neusa Teresinha Rocha dos [UNESP]2022-07-27T17:55:17Z2022-07-27T17:55:17Z2022-03-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/23580033004110040P5porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-08-13T15:36:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/235800Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:34Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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