Crescendo, se avolumando e fazendo barulho: uma história da Educação Matemática no Ceará

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2025
Autor(a) principal: Bezerra, Gisane Fagundes Rodrigues [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://hdl.handle.net/11449/310360
Resumo: O objetivo desta pesquisa é escrever uma história do movimento da Educação Matemática no estado do Ceará, como campo de pesquisa acadêmica, ao problematizar a constituição desse campo. Mobilizamos a História Oral como metodologia de pesquisa para produção de narrativas com professores e outros envolvidos e, junto com outras fontes constituirão registros historiográficos para compreendermos o movimento da Educação Matemática e com eles escrever uma história desse movimento. Nossos resultados apontam que a presença da Educação Matemática institucionalizada no estado do Ceará desde os anos 2000, com relevante presença feminina nos movimentos dessa Educação Matemática, sendo este mais intenso na capital, Fortaleza. Além disso, da presença da SBEM regional Ceará, apontamos um forte movimento de grupos de pesquisa nas instituições públicas de ensino superior e embates com outras áreas de pesquisa já consolidadas. Na criação da SBEM/CE trazemos problematizações sobre a constituição desta regional, um movimento que envolve pessoas, eventos e formação. Junto da criação da SBEM, uma outra temática que nos pareceu profícua, para a continuidade das análises: as mulheres na SBEM/CE, a participação feminina na constituição do campo, na realização dos eventos, na organização da Sociedade, na liderança para que as coisas acontecessem; o movimento da Educação Matemática no Ceará via a formação de professores, que cresceu bastante no cenário da pesquisa acadêmica, na formação de novos pesquisadores que atuam em cursos de formação de professores; o movimento da Educação Matemática no Ceará dos matemáticos, uma característica marcante não apenas dos depoentes, mas do movimento de Matemática do Ceará. E, finalmente, um texto que produzimos sobre os movimentos de Educação(ões) Matemática(s) no Ceará, campo de saber, espaço de poder, de junção de forças, educações matemáticas que se mostram em diferentes práticas, movimentos, no plural.
id UNSP_62d46fda321213c3b85a628c47d7ba80
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/310360
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Crescendo, se avolumando e fazendo barulho: uma história da Educação Matemática no CearáGrowing, expanding and making noise: a history os Mathematics Education in CearáHistória da Educação MatemáticaNarrativasHistória OralSBEM CearáHistory of Mathematics EducationOral historyNarrativesO objetivo desta pesquisa é escrever uma história do movimento da Educação Matemática no estado do Ceará, como campo de pesquisa acadêmica, ao problematizar a constituição desse campo. Mobilizamos a História Oral como metodologia de pesquisa para produção de narrativas com professores e outros envolvidos e, junto com outras fontes constituirão registros historiográficos para compreendermos o movimento da Educação Matemática e com eles escrever uma história desse movimento. Nossos resultados apontam que a presença da Educação Matemática institucionalizada no estado do Ceará desde os anos 2000, com relevante presença feminina nos movimentos dessa Educação Matemática, sendo este mais intenso na capital, Fortaleza. Além disso, da presença da SBEM regional Ceará, apontamos um forte movimento de grupos de pesquisa nas instituições públicas de ensino superior e embates com outras áreas de pesquisa já consolidadas. Na criação da SBEM/CE trazemos problematizações sobre a constituição desta regional, um movimento que envolve pessoas, eventos e formação. Junto da criação da SBEM, uma outra temática que nos pareceu profícua, para a continuidade das análises: as mulheres na SBEM/CE, a participação feminina na constituição do campo, na realização dos eventos, na organização da Sociedade, na liderança para que as coisas acontecessem; o movimento da Educação Matemática no Ceará via a formação de professores, que cresceu bastante no cenário da pesquisa acadêmica, na formação de novos pesquisadores que atuam em cursos de formação de professores; o movimento da Educação Matemática no Ceará dos matemáticos, uma característica marcante não apenas dos depoentes, mas do movimento de Matemática do Ceará. E, finalmente, um texto que produzimos sobre os movimentos de Educação(ões) Matemática(s) no Ceará, campo de saber, espaço de poder, de junção de forças, educações matemáticas que se mostram em diferentes práticas, movimentos, no plural.The goal of this research is to write a history of the Mathematics Education movement in Ceará state as a field of academic research, examining the constitution of this field. We employed oral history as a research methodology to produce narratives with teachers and other participants, which together with other sources will form historiographical records. These will enable us to understand the mathematics education movement and, through them, write a history of this movement. Our results indicate the presence of institutionalized Mathematics Education in Ceará since the 2000s, with significant female participation in the movement, particularly concentrated in the capital, Fortaleza. Furthermore, the existence of SBEM's Ceará regional chapter reveals both a strong research group movement in public higher education institutions and tensions with other already consolidated research areas. Regarding the establishment of SBEM/CE, we analyze the formation of this regional organization - a process involving people, events, and training. Another theme that emerged as particularly fruitful for continued analysis includes: the role of women in SBEM/CE: their participation in shaping the field, organizing events, managing the Society, and driving initiatives; the Mathematics Education movement in Ceará through teacher training, which has significantly expanded in academic research and in preparing new researchers for teacher education programs; the involvement of mathematicians in Ceará's Mathematics Education movement, a distinctive characteristic evident not only among interviewees but throughout the state's Mathematics movement. Finally, we present a text we produced on the Mathematics Education(s) movements in Ceará, field of knowledge, space of power and collective effort, where multiple mathematical educations manifest through diverse practices and movements, as plural.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Martins, Maria Ednéia [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Bezerra, Gisane Fagundes Rodrigues [UNESP]2025-05-13T11:46:23Z2025-02-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfBEZERRA, Gisane Fagundes Rodrigues. Crescendo, se avolumando e fazendo barulho: uma história da Educação Matemática no Ceará. Orientadora: Maria Ednéia Martins, 2025, 310 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.https://hdl.handle.net/11449/31036033004056079P0porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2025-06-02T18:40:46Zoai:repositorio.unesp.br:11449/310360Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestrepositoriounesp@unesp.bropendoar:29462025-06-02T18:40:46Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Crescendo, se avolumando e fazendo barulho: uma história da Educação Matemática no Ceará
Growing, expanding and making noise: a history os Mathematics Education in Ceará
title Crescendo, se avolumando e fazendo barulho: uma história da Educação Matemática no Ceará
spellingShingle Crescendo, se avolumando e fazendo barulho: uma história da Educação Matemática no Ceará
Bezerra, Gisane Fagundes Rodrigues [UNESP]
História da Educação Matemática
Narrativas
História Oral
SBEM Ceará
History of Mathematics Education
Oral history
Narratives
title_short Crescendo, se avolumando e fazendo barulho: uma história da Educação Matemática no Ceará
title_full Crescendo, se avolumando e fazendo barulho: uma história da Educação Matemática no Ceará
title_fullStr Crescendo, se avolumando e fazendo barulho: uma história da Educação Matemática no Ceará
title_full_unstemmed Crescendo, se avolumando e fazendo barulho: uma história da Educação Matemática no Ceará
title_sort Crescendo, se avolumando e fazendo barulho: uma história da Educação Matemática no Ceará
author Bezerra, Gisane Fagundes Rodrigues [UNESP]
author_facet Bezerra, Gisane Fagundes Rodrigues [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martins, Maria Ednéia [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Gisane Fagundes Rodrigues [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Narrativas
História Oral
SBEM Ceará
History of Mathematics Education
Oral history
Narratives
topic História da Educação Matemática
Narrativas
História Oral
SBEM Ceará
History of Mathematics Education
Oral history
Narratives
description O objetivo desta pesquisa é escrever uma história do movimento da Educação Matemática no estado do Ceará, como campo de pesquisa acadêmica, ao problematizar a constituição desse campo. Mobilizamos a História Oral como metodologia de pesquisa para produção de narrativas com professores e outros envolvidos e, junto com outras fontes constituirão registros historiográficos para compreendermos o movimento da Educação Matemática e com eles escrever uma história desse movimento. Nossos resultados apontam que a presença da Educação Matemática institucionalizada no estado do Ceará desde os anos 2000, com relevante presença feminina nos movimentos dessa Educação Matemática, sendo este mais intenso na capital, Fortaleza. Além disso, da presença da SBEM regional Ceará, apontamos um forte movimento de grupos de pesquisa nas instituições públicas de ensino superior e embates com outras áreas de pesquisa já consolidadas. Na criação da SBEM/CE trazemos problematizações sobre a constituição desta regional, um movimento que envolve pessoas, eventos e formação. Junto da criação da SBEM, uma outra temática que nos pareceu profícua, para a continuidade das análises: as mulheres na SBEM/CE, a participação feminina na constituição do campo, na realização dos eventos, na organização da Sociedade, na liderança para que as coisas acontecessem; o movimento da Educação Matemática no Ceará via a formação de professores, que cresceu bastante no cenário da pesquisa acadêmica, na formação de novos pesquisadores que atuam em cursos de formação de professores; o movimento da Educação Matemática no Ceará dos matemáticos, uma característica marcante não apenas dos depoentes, mas do movimento de Matemática do Ceará. E, finalmente, um texto que produzimos sobre os movimentos de Educação(ões) Matemática(s) no Ceará, campo de saber, espaço de poder, de junção de forças, educações matemáticas que se mostram em diferentes práticas, movimentos, no plural.
publishDate 2025
dc.date.none.fl_str_mv 2025-05-13T11:46:23Z
2025-02-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv BEZERRA, Gisane Fagundes Rodrigues. Crescendo, se avolumando e fazendo barulho: uma história da Educação Matemática no Ceará. Orientadora: Maria Ednéia Martins, 2025, 310 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.
https://hdl.handle.net/11449/310360
33004056079P0
identifier_str_mv BEZERRA, Gisane Fagundes Rodrigues. Crescendo, se avolumando e fazendo barulho: uma história da Educação Matemática no Ceará. Orientadora: Maria Ednéia Martins, 2025, 310 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.
33004056079P0
url https://hdl.handle.net/11449/310360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv repositoriounesp@unesp.br
_version_ 1834485093174870016