Entre o ler e o assistir: experiências de leitura de textos em movimento do telejornalismo news na escola

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Ghaziri, Samir Mustapha [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/102181
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo estudar práticas de leitura de textos em movimento do telejornalismo news na escola. Sua estrutura se divide em duas partes, nas quais se esboçam o contexto da pesquisa, arcabouço teórico e metodológico, assim como analise de dados resultantes de pesquisa empírica. Nesse sentido, cabe dizer que o telejornal news é um modelo de informativo ainda recente no Brasil, sobretudo em transmissão de TV aberta. Sua linguagem é multimidiática, em que se mesclam discursos orais, escritos e imagéticos. Neste estudo, o foco esteve voltado para os textos escritos, que circulam ao pé da tela dessas emissões, na forma de circuito e incessantemente, durante toda a programação. A emissora selecionada para o estudo foi a Record News, justamente porque é a única do gênero que transmite seu sinal em rede aberta. Os textos que apresenta, de margens movediças, são multitemáticos, sintéticos e objetivos. Para observar estudantes em situação de leitura desses textos, fora realizada pesquisa em escola pública paulista, desdobrada no expediente da pesquisa-ação, com estudantes de terceiro ano do ensino médio. Os estudantes assistiram ao telejornal a fim de debateram sobre suas impressões e atitudes diante da tela, atividade que lhes ofertou conhecimento sobre a estrutura do telejornalismo news, sobre modos de ler textos móveis e sobre modos de operar o pensamento para leitura ante as transformações tecnológicas do mundo atual. Os participantes, ao término das atividades, concluíram que os textos móveis do telejornalismo news são estratégia importante para o ensino de leitura, pois, em primeiro lugar, ensejam a leitura em outros suportes e, em segundo, são fonte de informação e porta de entrada para pesquisas e debates sobre assuntos do país e do mundo. Muitos desses assuntos, lidos e assistidos, conforme asseveram os estudantes, dificilmente, por outras vias, circulariam pela sala de aula
id UNSP_6d2a3c59d0ebde9a27d664d86ccbe966
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/102181
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str
spelling Entre o ler e o assistir: experiências de leitura de textos em movimento do telejornalismo news na escolaLeituraEducaçãoPesquisa-açãoSites da Web - DesenvolvimentoO presente trabalho tem como objetivo estudar práticas de leitura de textos em movimento do telejornalismo news na escola. Sua estrutura se divide em duas partes, nas quais se esboçam o contexto da pesquisa, arcabouço teórico e metodológico, assim como analise de dados resultantes de pesquisa empírica. Nesse sentido, cabe dizer que o telejornal news é um modelo de informativo ainda recente no Brasil, sobretudo em transmissão de TV aberta. Sua linguagem é multimidiática, em que se mesclam discursos orais, escritos e imagéticos. Neste estudo, o foco esteve voltado para os textos escritos, que circulam ao pé da tela dessas emissões, na forma de circuito e incessantemente, durante toda a programação. A emissora selecionada para o estudo foi a Record News, justamente porque é a única do gênero que transmite seu sinal em rede aberta. Os textos que apresenta, de margens movediças, são multitemáticos, sintéticos e objetivos. Para observar estudantes em situação de leitura desses textos, fora realizada pesquisa em escola pública paulista, desdobrada no expediente da pesquisa-ação, com estudantes de terceiro ano do ensino médio. Os estudantes assistiram ao telejornal a fim de debateram sobre suas impressões e atitudes diante da tela, atividade que lhes ofertou conhecimento sobre a estrutura do telejornalismo news, sobre modos de ler textos móveis e sobre modos de operar o pensamento para leitura ante as transformações tecnológicas do mundo atual. Os participantes, ao término das atividades, concluíram que os textos móveis do telejornalismo news são estratégia importante para o ensino de leitura, pois, em primeiro lugar, ensejam a leitura em outros suportes e, em segundo, são fonte de informação e porta de entrada para pesquisas e debates sobre assuntos do país e do mundo. Muitos desses assuntos, lidos e assistidos, conforme asseveram os estudantes, dificilmente, por outras vias, circulariam pela sala de aulaThis work aims to study reading practices of television news subtitles in school. This television news structure is still recent in Brazil, especially in open transmission. His language is multimidiatic, where we note oral speech, written texts and images. In this work, the focus is the written texts, wich circulate in the template of this emissions, in circuit and whithout stopping. The main caracteristis of this texts are the variety of themes, the objectivity and conciseness. To observe students in reading situation of these texts, we did an action-research in a public schoo, with students from last year of high school. The students watched the television news, then debated about their impressions and attitudes towards the screen, an activity that offered them knowledge about the structure of the television news, about reading ways and thought operating modes. The studentes concluded that the subtitles are an important strategy for read teaching, because, firstly, they inspired reading in other media, and secondly, they are a source of information and input port for research and debate on issues of the country and the world. Many of these topics, read and watched, hardly, in other ways, circulate around the classroomUniversidade Estadual Paulista (Unesp)Arena, Dagoberto Buim [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Ghaziri, Samir Mustapha [UNESP]2014-06-11T19:31:44Z2014-06-11T19:31:44Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis273 f.application/pdfGHAZIRI, Samir Mustapha. Entre o ler e o assistir: experiências de leitura de textos em movimento do telejornalismo news na escola. 2012. 273 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.http://hdl.handle.net/11449/102181000722553ghaziri_sm_dr_mar.pdf33004110040P59019185751164438Alephreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-08-13T15:36:08Zoai:repositorio.unesp.br:11449/102181Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-13T15:36:08Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o ler e o assistir: experiências de leitura de textos em movimento do telejornalismo news na escola
title Entre o ler e o assistir: experiências de leitura de textos em movimento do telejornalismo news na escola
spellingShingle Entre o ler e o assistir: experiências de leitura de textos em movimento do telejornalismo news na escola
Ghaziri, Samir Mustapha [UNESP]
Leitura
Educação
Pesquisa-ação
Sites da Web - Desenvolvimento
title_short Entre o ler e o assistir: experiências de leitura de textos em movimento do telejornalismo news na escola
title_full Entre o ler e o assistir: experiências de leitura de textos em movimento do telejornalismo news na escola
title_fullStr Entre o ler e o assistir: experiências de leitura de textos em movimento do telejornalismo news na escola
title_full_unstemmed Entre o ler e o assistir: experiências de leitura de textos em movimento do telejornalismo news na escola
title_sort Entre o ler e o assistir: experiências de leitura de textos em movimento do telejornalismo news na escola
author Ghaziri, Samir Mustapha [UNESP]
author_facet Ghaziri, Samir Mustapha [UNESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arena, Dagoberto Buim [UNESP]
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Ghaziri, Samir Mustapha [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura
Educação
Pesquisa-ação
Sites da Web - Desenvolvimento
topic Leitura
Educação
Pesquisa-ação
Sites da Web - Desenvolvimento
description O presente trabalho tem como objetivo estudar práticas de leitura de textos em movimento do telejornalismo news na escola. Sua estrutura se divide em duas partes, nas quais se esboçam o contexto da pesquisa, arcabouço teórico e metodológico, assim como analise de dados resultantes de pesquisa empírica. Nesse sentido, cabe dizer que o telejornal news é um modelo de informativo ainda recente no Brasil, sobretudo em transmissão de TV aberta. Sua linguagem é multimidiática, em que se mesclam discursos orais, escritos e imagéticos. Neste estudo, o foco esteve voltado para os textos escritos, que circulam ao pé da tela dessas emissões, na forma de circuito e incessantemente, durante toda a programação. A emissora selecionada para o estudo foi a Record News, justamente porque é a única do gênero que transmite seu sinal em rede aberta. Os textos que apresenta, de margens movediças, são multitemáticos, sintéticos e objetivos. Para observar estudantes em situação de leitura desses textos, fora realizada pesquisa em escola pública paulista, desdobrada no expediente da pesquisa-ação, com estudantes de terceiro ano do ensino médio. Os estudantes assistiram ao telejornal a fim de debateram sobre suas impressões e atitudes diante da tela, atividade que lhes ofertou conhecimento sobre a estrutura do telejornalismo news, sobre modos de ler textos móveis e sobre modos de operar o pensamento para leitura ante as transformações tecnológicas do mundo atual. Os participantes, ao término das atividades, concluíram que os textos móveis do telejornalismo news são estratégia importante para o ensino de leitura, pois, em primeiro lugar, ensejam a leitura em outros suportes e, em segundo, são fonte de informação e porta de entrada para pesquisas e debates sobre assuntos do país e do mundo. Muitos desses assuntos, lidos e assistidos, conforme asseveram os estudantes, dificilmente, por outras vias, circulariam pela sala de aula
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2014-06-11T19:31:44Z
2014-06-11T19:31:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GHAZIRI, Samir Mustapha. Entre o ler e o assistir: experiências de leitura de textos em movimento do telejornalismo news na escola. 2012. 273 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
http://hdl.handle.net/11449/102181
000722553
ghaziri_sm_dr_mar.pdf
33004110040P5
9019185751164438
identifier_str_mv GHAZIRI, Samir Mustapha. Entre o ler e o assistir: experiências de leitura de textos em movimento do telejornalismo news na escola. 2012. 273 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, 2012.
000722553
ghaziri_sm_dr_mar.pdf
33004110040P5
9019185751164438
url http://hdl.handle.net/11449/102181
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 273 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Aleph
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129619915702272