Espelhos negros: signos da escatologia na literatura machadiana e na série Black Mirror
Ano de defesa: | 2019 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/11449/191415 |
Resumo: | A presente tese apresenta uma análise comparada entre signos escatológicos, ou seja, relativos à morte, presentes nos contos de Machado de Assis e nos episódios da série televisiva Black Mirror. Amparado pelos preceitos conceituais da Semiótica Interpretativa e pelo modelo metodológico enciclopédico-cognitivo de Umberto Eco, este trabalho apresenta, a princípio, uma discussão teórica realizando um recorte crítico sobre o autor brasileiro e sobre a tipologia das narrativas seriadas audiovisuais contemporâneas, a fim de respaldar o traquejo analítico empreendido. A proposta central desta pesquisa é confrontar processos de elaboração sígnica os quais envolvam questões tanatológicas em oito narrativas: Nosedive e O Espelho, White Bear e A Causa Secreta, San Junipero e A Segunda Vida, e Be Right Back e Um Esqueleto, do programa britânico e da literatura machadiana, respectivamente. Tal labor reflexivo reconhece a inserção dessas produções em um continuum sígnico, situando-as como expressões das mentalidades de seus tempos em vias escatológicas. Para concatenar tais percepções, esta tese forja o pensamento enciclopédico esboçado pelo semioticista italiano, lançando-se na escavação das representações da morte, do paraíso e as atitudes humanas diante do esgotamento da vida desde a Antiguidade Clássica até os dias atuais, por vieses históricos, culturais e sociais, permitindo que se crie um panorama-arcabouço acerca desses signos no decorrer dos tempos e suas ressonâncias. Por fim, a análise comparada manuseia semioses dispostas em cronologias, em códigos e em estruturas diferentes. Entretanto, explicitam-se pontos de confluência entre essas produções e, principalmente, os seus diálogos constantes, uma vez que apontam, ambos os agrupamentos de narrativas, para processos e mentalidades semelhantes, quando não consequentes reverberações no seio da sociedade ocidental, regida pelos preceitos do capitalismo industrial. No atual contexto tecnológico-digital, a morte torna-se assunto presente em diversos meios, ao passo que os indivíduos, consciente ou inconscientemente, a ojerizam, criando um paradoxo. Para compreender tal circunstância, assim, esta tese esboça, auxiliada por preceitos da Sociologia, da Psicologia e da História, o reflexo do homem e das dinâmicas sociais contemporâneas por meio da comparação entre os contos do escritor fluminense e os episódios da série, tomando-os como signos especulares da vivência humana do século XIX aos dias hodiernos. |
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Espelhos negros: signos da escatologia na literatura machadiana e na série Black MirrorDark mirrors: eschatology signs in Machado de Assis literature and in Black Mirror seriesMorteMachado de AssisBlack MirrorLiteratura comparadaSemióticaComparative literatureSemioticsDeathA presente tese apresenta uma análise comparada entre signos escatológicos, ou seja, relativos à morte, presentes nos contos de Machado de Assis e nos episódios da série televisiva Black Mirror. Amparado pelos preceitos conceituais da Semiótica Interpretativa e pelo modelo metodológico enciclopédico-cognitivo de Umberto Eco, este trabalho apresenta, a princípio, uma discussão teórica realizando um recorte crítico sobre o autor brasileiro e sobre a tipologia das narrativas seriadas audiovisuais contemporâneas, a fim de respaldar o traquejo analítico empreendido. A proposta central desta pesquisa é confrontar processos de elaboração sígnica os quais envolvam questões tanatológicas em oito narrativas: Nosedive e O Espelho, White Bear e A Causa Secreta, San Junipero e A Segunda Vida, e Be Right Back e Um Esqueleto, do programa britânico e da literatura machadiana, respectivamente. Tal labor reflexivo reconhece a inserção dessas produções em um continuum sígnico, situando-as como expressões das mentalidades de seus tempos em vias escatológicas. Para concatenar tais percepções, esta tese forja o pensamento enciclopédico esboçado pelo semioticista italiano, lançando-se na escavação das representações da morte, do paraíso e as atitudes humanas diante do esgotamento da vida desde a Antiguidade Clássica até os dias atuais, por vieses históricos, culturais e sociais, permitindo que se crie um panorama-arcabouço acerca desses signos no decorrer dos tempos e suas ressonâncias. Por fim, a análise comparada manuseia semioses dispostas em cronologias, em códigos e em estruturas diferentes. Entretanto, explicitam-se pontos de confluência entre essas produções e, principalmente, os seus diálogos constantes, uma vez que apontam, ambos os agrupamentos de narrativas, para processos e mentalidades semelhantes, quando não consequentes reverberações no seio da sociedade ocidental, regida pelos preceitos do capitalismo industrial. No atual contexto tecnológico-digital, a morte torna-se assunto presente em diversos meios, ao passo que os indivíduos, consciente ou inconscientemente, a ojerizam, criando um paradoxo. Para compreender tal circunstância, assim, esta tese esboça, auxiliada por preceitos da Sociologia, da Psicologia e da História, o reflexo do homem e das dinâmicas sociais contemporâneas por meio da comparação entre os contos do escritor fluminense e os episódios da série, tomando-os como signos especulares da vivência humana do século XIX aos dias hodiernos.This thesis presents a comparative analysis between eschatological signs, that is, concerning death, present in Machado de Assis' short stories and in the episodes of the Black Mirror television series. Supported by the theoretical precepts of Umberto Eco's Interpretive Semiotics and encyclopedic-cognitive methodological model, this work introduces an academic discussion, making a critical cut about the brazilian author and the contemporary audiovisual serial narratives typology, to support the analytical approach undertaken. This research main purpose is to confront sign elaboration processes that involve tanatological questions at eight narratives: Nosedive and The Mirror, White Bear and The Secret Cause, San Junipero and The Second Life, and Be Right Back and A Skeleton, from the british program and Machado's literature, respectively. Such reflexive work recognizes the insertion of these productions in a signic continuum, situating them as expressions of their times mentalities in eschatological ways. To concatenate these perceptions, this thesis forges the encyclopedic thinking outlined by the Italian semioticist, launching into the excavation of death, paradise and human attitudes towards the exhaustion of life representations from classical antiquity to the present day, by historical biases, cultural and social aspects, allowing a framework to be created about these signs over time and their resonances. Finally, comparative analysis handles semiosis arranged in different chronologies, codes and structures. However, confluences between these productions are showed, and especially their constant dialogues, since both groups of narratives point to similar processes and mentalities, otherwise consequent reverberations within western society, guided by the precepts of industrial capitalism. In the present technological-digital context, death becomes a present issue in various media, whereas individuals repulse it consciously or unconsciously, creating a paradox. To understand this circumstance, this thesis sketches, aided by precepts of Sociology, Psychology and History, man and contemporary social dynamics reflection through the comparison between the writer from Rio de Janeiro short stories and the series episodes as specular signs of human experience from the nineteenth century to the present day.Questa tesi presenta un’analisi comparativa tra segni escatologici, cioè riguardi alla morte, presenti nei racconti di Machado de Assis e negli episodi della serie televisiva Black Mirror. Supportato dai precetti concettuali della Semiotica Interpretativa e dal modello metodologico enciclopedi-cognitivo di Umberto Eco, questo lavoro presenta, all’inizio, una discussione teorica, da un ritaglio critico sull’autore brasiliano e sulla tipologia delle narrazioni seriali audiovisive contemporanee, al fine di sostenere l’approcio analitico adottato. Lo scopo principale di questa ricerca è quello di affrontare i processi di elaborazione dei segni che coinvolgono domande tanatalogiche in otto narrazioni: Nosedive e Lo Specchio, White Bear e La Causa Segreta, San Junipero e La Seconda Vita, e Be Right Back and Lo Scheletro, del programma britannico e della letteratura di Machado rispettivi. Questo lavoro riflessivo riconosce l’inserimento di queste produzioni in un continuum signico, prendendole come espressioni delle mentalità dei loro tempi in vie escatologiche. Per concatenare queste percezioni, la presente tesi forgia il pensiero enciclopedico delineato dal semioticista italiano, a scavare delle rappresentazioni di morte, paradiso e atteggiamenti umani di fronte al esaurimento della vita dall’antichità classica ai giorni attuali, da vie storici, culturali e sociali, creando un quadro su questi segni nei tempi e le loro risonanze. Infine, l’analisi comparativa gestisce semiosi disposti in diversi cronologie, codici e strutture. Tuttavia, rendono espliciti i punti di confluenza tra queste produzioni, e in particolare i loro dialoghi costanti, poiché entrambi i gruppi di narrative indicano processi e mentalità simili, quando non conseguenti reverberi all’interno della societá occidentale, precettata dal capitalismo industriale. Nell’attuale contesto tecnologico-digitale, la morte diventa un soggetto corrente in vari media, mentre fli individui la ripulsano, consapevoli o inconsci, creando un paradosso. Per comprendere questa circostanza, questa tesi abozza, aiutata da precetti dalla Sociologia, Psicologia e Storia, il riflesso dell’uomo e le dinamiche sociali contemporanee attraverso il confronto tra i racconti dello scrittore di Rio de Janeiro e gli episodi della serie, visti come segni speculari dell’esperienza umana dal diciannovesimo secolo a oggi.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Betella, Gabriela Kvacek [UNESP]Universidade Estadual Paulista (Unesp)Perassoli Júnior, Claudio Roberto2020-01-23T17:04:54Z2020-01-23T17:04:54Z2019-12-02info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11449/19141500092852233004048019P1porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESP2024-06-18T13:23:21Zoai:repositorio.unesp.br:11449/191415Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T14:49:49.322171Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
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A presente tese apresenta uma análise comparada entre signos escatológicos, ou seja, relativos à morte, presentes nos contos de Machado de Assis e nos episódios da série televisiva Black Mirror. Amparado pelos preceitos conceituais da Semiótica Interpretativa e pelo modelo metodológico enciclopédico-cognitivo de Umberto Eco, este trabalho apresenta, a princípio, uma discussão teórica realizando um recorte crítico sobre o autor brasileiro e sobre a tipologia das narrativas seriadas audiovisuais contemporâneas, a fim de respaldar o traquejo analítico empreendido. A proposta central desta pesquisa é confrontar processos de elaboração sígnica os quais envolvam questões tanatológicas em oito narrativas: Nosedive e O Espelho, White Bear e A Causa Secreta, San Junipero e A Segunda Vida, e Be Right Back e Um Esqueleto, do programa britânico e da literatura machadiana, respectivamente. Tal labor reflexivo reconhece a inserção dessas produções em um continuum sígnico, situando-as como expressões das mentalidades de seus tempos em vias escatológicas. Para concatenar tais percepções, esta tese forja o pensamento enciclopédico esboçado pelo semioticista italiano, lançando-se na escavação das representações da morte, do paraíso e as atitudes humanas diante do esgotamento da vida desde a Antiguidade Clássica até os dias atuais, por vieses históricos, culturais e sociais, permitindo que se crie um panorama-arcabouço acerca desses signos no decorrer dos tempos e suas ressonâncias. Por fim, a análise comparada manuseia semioses dispostas em cronologias, em códigos e em estruturas diferentes. Entretanto, explicitam-se pontos de confluência entre essas produções e, principalmente, os seus diálogos constantes, uma vez que apontam, ambos os agrupamentos de narrativas, para processos e mentalidades semelhantes, quando não consequentes reverberações no seio da sociedade ocidental, regida pelos preceitos do capitalismo industrial. No atual contexto tecnológico-digital, a morte torna-se assunto presente em diversos meios, ao passo que os indivíduos, consciente ou inconscientemente, a ojerizam, criando um paradoxo. Para compreender tal circunstância, assim, esta tese esboça, auxiliada por preceitos da Sociologia, da Psicologia e da História, o reflexo do homem e das dinâmicas sociais contemporâneas por meio da comparação entre os contos do escritor fluminense e os episódios da série, tomando-os como signos especulares da vivência humana do século XIX aos dias hodiernos. |
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