A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade
Ano de defesa: | 2008 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Oeste Paulista
Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/830 |
Resumo: | O trabalho teve como objetivo investigar por que os alunos apresentam defasagem de conhecimento na área de Matemática e verificar se esse fato é decorrente do medo, ou do mito a respeito da disciplina, ou ainda se essas dificuldades estão relacionadas à não aprendizagem de conceitos básicos. A abordagem adotada para realizar a pesquisa foi a qualitativa, do tipo estudo de caso, por investigar um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto real, onde cada objeto é considerado como único. A pesquisa de campo foi desenvolvida durante o segundo semestre de 2007 numa escola pública, pertencente à Diretoria de Ensino de Birigui. A escolha da escola foi feita em função do baixo índice de rendimento escolar apresentado pelos alunos apontados pelos professores aos gestores escolares. O estudo foi desenvolvido com alunos das sétimas séries do ensino fundamental. Primeiramente os alunos foram observados em seu ambiente natural de trabalho. A partir daí, foi proposto que fizessem uma autobiografia sobre sua relação com a Matemática. A seguir, os alunos foram entrevistados. A ação docente foi observada em relação ao planejamento, à metodologia, ao relacionamento com os alunos e a avaliação. Foram também analisados o plano de ensino, os cadernos dos alunos e os diários da professora. Os dados obtidos foram tratados mediante análise de conteúdo e análise documental e colocaram em evidência a importância das relações afetivas dentro da escola, porque elas podem contribuir tanto para o sucesso como o fracasso do aluno, ocasionando, muitas vezes, medo e bloqueios em relação à Matemática. |
id |
UOES_16ce9e4f56e87a3254f5e9f5c772104e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdtd.unoeste.br:tede/830 |
network_acronym_str |
UOES |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository_id_str |
|
spelling |
A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldadeMathematics and scholar failure: fear, myth or difficultyMatemáticaMedoMitoDificuldadeMathematicsFearMythDifficultyCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOO trabalho teve como objetivo investigar por que os alunos apresentam defasagem de conhecimento na área de Matemática e verificar se esse fato é decorrente do medo, ou do mito a respeito da disciplina, ou ainda se essas dificuldades estão relacionadas à não aprendizagem de conceitos básicos. A abordagem adotada para realizar a pesquisa foi a qualitativa, do tipo estudo de caso, por investigar um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto real, onde cada objeto é considerado como único. A pesquisa de campo foi desenvolvida durante o segundo semestre de 2007 numa escola pública, pertencente à Diretoria de Ensino de Birigui. A escolha da escola foi feita em função do baixo índice de rendimento escolar apresentado pelos alunos apontados pelos professores aos gestores escolares. O estudo foi desenvolvido com alunos das sétimas séries do ensino fundamental. Primeiramente os alunos foram observados em seu ambiente natural de trabalho. A partir daí, foi proposto que fizessem uma autobiografia sobre sua relação com a Matemática. A seguir, os alunos foram entrevistados. A ação docente foi observada em relação ao planejamento, à metodologia, ao relacionamento com os alunos e a avaliação. Foram também analisados o plano de ensino, os cadernos dos alunos e os diários da professora. Os dados obtidos foram tratados mediante análise de conteúdo e análise documental e colocaram em evidência a importância das relações afetivas dentro da escola, porque elas podem contribuir tanto para o sucesso como o fracasso do aluno, ocasionando, muitas vezes, medo e bloqueios em relação à Matemática.This paper has aimed to investigate the reason that the students show gap knowledge in the mathematics area and see if this fact is due to the fear or the myth about the subject or if these difficulties are not related to learning of basic concepts. In this paper the qualitative approach was a method adopted to carry out the research to investigate a contemporary phenomenon within a real context, where each object is treated as unique. The data were processed according to the content analysis and documentary analysis. The search for field was developed during the second semester of 2007 in a public school, belonging to the Birigui´s Board Education. The choice of school was based on the low-income school submitted by the managers. The study was designed with students in basic education, seventh series. First the students had been observed in their natural environment, in their classrooms. After that, was proposed to make an autobiography about his relationship with Mathematics. Then the students were interviewed. The action of teach was observe according to the methodology, planning class, evaluation and the relationship between the teachers and students. There were also reviewed the planning education, students notebooks and activities and the teacher´s daily. The gotten data had been treated through the "content analysis" and "documentary analysis". Both subject had been placed in evidences about the importance of the effective relations at the school indicating that this may contribute such for the success as the failure of the pupil causing fear and blockades into a relation with the Mathematics subject.Universidade do Oeste PaulistaCiências HumanasBRUNOESTEMestrado em EducaçãoScheide, Tereza de Jesus FerreiraCPF:04111699804http://lattes.cnpq.br/5020376102015334Ruiz, Adriano RodriguesCPF:19134428887http://lattes.cnpq.br/8422091593631782Nogueira, José RobertoCPF:04690896879http://lattes.cnpq.br/2196414241004695Zacarias, Sandra Maira Zen2016-07-18T17:54:14Z2011-08-092008-11-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfZACARIAS, Sandra Maira Zen. Mathematics and scholar failure: fear, myth or difficulty. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008.http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/830porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTEinstname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)instacron:UNOESTE2016-07-19T04:02:51Zoai:bdtd.unoeste.br:tede/830Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://bdtd.unoeste.br:8080/jspui/PUBhttp://bdtd.unoeste.br:8080/oai/requestbdtd@unoeste.bropendoar:2016-07-19T04:02:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade Mathematics and scholar failure: fear, myth or difficulty |
title |
A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade |
spellingShingle |
A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade Zacarias, Sandra Maira Zen Matemática Medo Mito Dificuldade Mathematics Fear Myth Difficulty CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade |
title_full |
A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade |
title_fullStr |
A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade |
title_full_unstemmed |
A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade |
title_sort |
A Matemática e o fracasso escolar: medo, mito ou dificuldade |
author |
Zacarias, Sandra Maira Zen |
author_facet |
Zacarias, Sandra Maira Zen |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Scheide, Tereza de Jesus Ferreira CPF:04111699804 http://lattes.cnpq.br/5020376102015334 Ruiz, Adriano Rodrigues CPF:19134428887 http://lattes.cnpq.br/8422091593631782 Nogueira, José Roberto CPF:04690896879 http://lattes.cnpq.br/2196414241004695 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zacarias, Sandra Maira Zen |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Medo Mito Dificuldade Mathematics Fear Myth Difficulty CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Matemática Medo Mito Dificuldade Mathematics Fear Myth Difficulty CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
O trabalho teve como objetivo investigar por que os alunos apresentam defasagem de conhecimento na área de Matemática e verificar se esse fato é decorrente do medo, ou do mito a respeito da disciplina, ou ainda se essas dificuldades estão relacionadas à não aprendizagem de conceitos básicos. A abordagem adotada para realizar a pesquisa foi a qualitativa, do tipo estudo de caso, por investigar um fenômeno contemporâneo dentro de um contexto real, onde cada objeto é considerado como único. A pesquisa de campo foi desenvolvida durante o segundo semestre de 2007 numa escola pública, pertencente à Diretoria de Ensino de Birigui. A escolha da escola foi feita em função do baixo índice de rendimento escolar apresentado pelos alunos apontados pelos professores aos gestores escolares. O estudo foi desenvolvido com alunos das sétimas séries do ensino fundamental. Primeiramente os alunos foram observados em seu ambiente natural de trabalho. A partir daí, foi proposto que fizessem uma autobiografia sobre sua relação com a Matemática. A seguir, os alunos foram entrevistados. A ação docente foi observada em relação ao planejamento, à metodologia, ao relacionamento com os alunos e a avaliação. Foram também analisados o plano de ensino, os cadernos dos alunos e os diários da professora. Os dados obtidos foram tratados mediante análise de conteúdo e análise documental e colocaram em evidência a importância das relações afetivas dentro da escola, porque elas podem contribuir tanto para o sucesso como o fracasso do aluno, ocasionando, muitas vezes, medo e bloqueios em relação à Matemática. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-11-06 2011-08-09 2016-07-18T17:54:14Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
ZACARIAS, Sandra Maira Zen. Mathematics and scholar failure: fear, myth or difficulty. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008. http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/830 |
identifier_str_mv |
ZACARIAS, Sandra Maira Zen. Mathematics and scholar failure: fear, myth or difficulty. 2008. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2008. |
url |
http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/830 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Oeste Paulista Ciências Humanas BR UNOESTE Mestrado em Educação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE instname:Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) instacron:UNOESTE |
instname_str |
Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
instacron_str |
UNOESTE |
institution |
UNOESTE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UNOESTE - Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) |
repository.mail.fl_str_mv |
bdtd@unoeste.br |
_version_ |
1811100141804847104 |