Perfil empreendedor dos alunos concluintes do curso de administração de uma Instituição de Ensino Superior Privada: Contribuições para o aprimoramento do Projeto Pedagógico de Curso

The purpose of this study was to analyze the entrepreneurial profile of students graduating in the Business Administration course of a Private Institution of Higher Education for identifying the need to improve the Pedagogical Project of the Course and consequent actions of its faculty in the format...

Nível de Acesso:openAccess
Publication Date:2012
Main Author: Simão, Bácima Eliana Alves lattes
Orientador/a: Santos Filho, José Camilo dos lattes
Banca: Ferri, Lúcia Maria Gomes Correa lattes, Cecílio, Maria Aparecida lattes
Format: Dissertação
Language:por
Published: Universidade do Oeste Paulista
Programa: Mestrado em Educação
Department: Ciências Humanas
Assuntos em Português:
Assuntos em Inglês:
Áreas de Conhecimento:
Online Access:http://bdtd.unoeste.br:8080/tede/handle/tede/114
Citação:SIMÃO, Bácima Eliana Alves. Analysis of the entrepreneurial profile of students graduating in the Business Administration Course of a private institution of higher education: contributions to the improvement of the pedagogical project of the course. 2012. 150 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade do Oeste Paulista, Presidente Prudente, 2012.
Resumo Português:O objetivo desta pesquisa foi analisar o perfil empreendedor dos alunos concluintes do curso de Administração de uma Instituição de Ensino Superior Privada a fim de identificar a necessidade de aprimorar o Projeto Pedagógico de Curso e a atuação consequente de seu corpo docente na formação empreendedora dos alunos. A pesquisa teve como suporte metodológico a abordagem quanti-qualitativa, caracterizando-se como um estudo exploratório-descritivo. Para a coleta de dados quantitativos foram utilizados um questionário e um teste de tendência geral empreendedora (TEG) e, para a coleta de dados qualitativos, entrevista semiestruturada e análise documental. Os dados quantitativos foram coletados junto a 30 alunos concluintes e os dados qualitativos, junto a seis alunos e três professores do curso de Administração. A aplicação do teste de tendência empreendedora revelou que os estudantes se situaram próximos do parâmetro esperado nas dimensões necessidade de realização e tendência a ter autonomia e independência , abaixo do parâmetro nas dimensões tendência a assumir riscos e tendência criativa e apenas acima do parâmetro na dimensão tendência a ter iniciativa e determinação . Por meio da análise de documentos relativos ao curso de Administração, apenas foram constatadas referências breves sobre a formação empreendedora do estudante no objetivo geral do curso e no perfil profissiográfico do egresso, bem como a presença de uma disciplina sobre Empreendedorismo e Criação de Novos Negócios na matriz curricular. Os professores entrevistados, em atitudes isoladas, informaram que promovem discussões sobre o tema, mas esse não é o procedimento padrão, pois não existe uma prática sistematizada prevista no projeto pedagógico do curso, nos planos de ensino e na prática docente. Os estudantes entrevistados manifestaram expectativa quanto à formação focada no empreendedorismo, contudo não perceberam instrumentos específicos no curso destinados ao desenvolvimento de características empreendedoras, tampouco um esforço integrador das disciplinas para despertá-los e estimulá-los a empreender seu próprio negócio. Concluiu-se que a estrutura do curso em questão deve ser reavaliada com a finalidade de promover a interdisciplinaridade e incrementar os conteúdos das disciplinas diretamente ligadas ao tema, além de introduzir outros relacionados ao assunto a fim de proporcionar aos estudantes o desenvolvimento das habilidades empreendedoras necessárias para aumentar sua chance de sucesso ao empreenderem seus próprios negócios.
Resumo inglês:The purpose of this study was to analyze the entrepreneurial profile of students graduating in the Business Administration course of a Private Institution of Higher Education for identifying the need to improve the Pedagogical Project of the Course and consequent actions of its faculty in the formation of entrepreneurial students. The research has as methodological support the quali-quantitative or mixed approach, characterized as a descriptive exploratory study. For quantitative data collection, were utilized a questionnaire and a test of entrepreneurial tendency (TED), and for qualitative data collection, a semi-structured interview and document analysis. .The questionnaire and the test were applied to 30 students graduating in Business administration and an interview was conducted with six of these students and another with three professors of the course. The application of the test of entrepreneurial tendency revealed that the students were classified near the expected parameter in the dimensions need for achievement and tendency to have autonomy and independence , below the parameter in the dimensions tendency to take risk and creative tendency and only above the parameter in the dimension tendency to tale initiative and determination . Through the document analysis of the Administration Course, only brief mentions related to the entrepreneurial formation of students were found in the general objective of the course and in the professiographic profile of the graduating, and the presence of a discipline about Entrepreneurship and New Business Creation in the curriculum program. The professors interviewed, in an isolated attitude, informed that they promote discussions about the subject, but this is not a standard procedure, because it is not a systematized practice established in the course pedagogical project, in the teaching plans and in the teaching plans. The students interviewed manifested expectation related to the formation focused on entrepreneurship, but did not perceive specific instruments in the course destined to the development of entrepreneurial characteristics, neither an integrating effort of the disciplines for awakening and stimulating them to initiate their own business. It was concluded that the structure of the course under analysis should be reevaluated with the purpose of promoting interdisciplinarity and increasing the content of courses directly related to the subject in order to provide students the development of the needed entrepreneurial skills for increasing their success chance in undertaking their own business.