Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Cavalcante, Márcia Vandineide lattes
Orientador(a): Brito, Regina Helena Pires de lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25305
Resumo: Nesta dissertação descrever-se-á como se deu o processo de planejamento e implementação do Curso de Português Instrumental (CPI) para professores da Pré-Escola de Díli, ocorrido entre fevereiro de 2008 e outubro de 2010. Tem-se como objetivo geral, a partir da análise de memoriais produzidos por participantes do CPI, verificar em que medida o Curso se tornou relevante para os docentes em relação ao aprendizado da Língua Portuguesa e em sua prática pedagógica. A metodologia utilizada neste trabalho é o relato de experiência, por entender-se que essa é a mais adequada para o tipo de estudo realizado e que facilitará a compreensão do Curso e a análises dos resultados nele obtidos. Com este estudo, percebeu-se a necessidade de uma contextualização do ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste e a importância de se estabelecer relação entre o ensino de Português para professores timorenses e a sua prática pedagógica. Além disso, a pesquisa considera como fatores imprescindíveis para o processo de ensino-aprendizagem de LP em Timor-Leste: valorizar a cultura local e a variedade do português timorense e buscar na língua Tétum aspectos facilitadores para o aprendizado da Língua Portuguesa.
id UPM_1a26027e1929661430f147641d3362e9
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25305
network_acronym_str UPM
network_name_str Repositório Digital do Mackenzie
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/5720921133186299Cavalcante, Márcia VandineideBrito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/93152119436829382016-03-15T19:45:52Z2020-05-28T18:13:06Z2013-12-142020-05-28T18:13:06Z2013-06-12Nesta dissertação descrever-se-á como se deu o processo de planejamento e implementação do Curso de Português Instrumental (CPI) para professores da Pré-Escola de Díli, ocorrido entre fevereiro de 2008 e outubro de 2010. Tem-se como objetivo geral, a partir da análise de memoriais produzidos por participantes do CPI, verificar em que medida o Curso se tornou relevante para os docentes em relação ao aprendizado da Língua Portuguesa e em sua prática pedagógica. A metodologia utilizada neste trabalho é o relato de experiência, por entender-se que essa é a mais adequada para o tipo de estudo realizado e que facilitará a compreensão do Curso e a análises dos resultados nele obtidos. Com este estudo, percebeu-se a necessidade de uma contextualização do ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste e a importância de se estabelecer relação entre o ensino de Português para professores timorenses e a sua prática pedagógica. Além disso, a pesquisa considera como fatores imprescindíveis para o processo de ensino-aprendizagem de LP em Timor-Leste: valorizar a cultura local e a variedade do português timorense e buscar na língua Tétum aspectos facilitadores para o aprendizado da Língua Portuguesa.In this paper will be analyzed the process of planning and implementation of the instrumental Portuguese course (CPI) to preschool teachers in Díli, occurred between February, 2008 and October, 2010. It seeks to verify in which way the course was relevant to the teachers related to the Portuguese learning as well as their pedagogical practice. The method is based on the experience since it is believed to be the most adequate one in this type of study and it will facilitate the Course comprehension and its result analysis. With this research, it is observed the necessity of the Portuguese Language teaching contextualization in East Timor and the importance of establishing a relation between the East Timorese Portuguese teachers and their pedagogical practice. Besides, the research considers as relevant factors to the Portuguese Language learning process in East-Timor: value the local culture and the variety of the Timorese Portuguese and search in Tetum Language facilitating aspects to the Portuguese Language learning.Instituto Presbiteriano Mackenzieapplication/pdfCAVALCANTE, Márcia Vandineide. Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25305porUniversidade Presbiteriana Mackenzieensino de língua portuguesaeducaçãolusofoniaTimor-LesteEast TimoreducationlusophonyPortuguese language teachingCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESAhttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4442/Marcia%20Vandineide%20Cavalcante.pdf.jpgEnsino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Lesteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEVasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/8867051797313548Casagrande, Nancy dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002BRLetrasUPMLetrasORIGINALMarcia Vandineide Cavalcante.pdfMarcia Vandineide Cavalcante.pdfapplication/pdf12150961https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0210f776-3436-4a6b-a4a8-02215c40b34b/download177f52bece7af1017cb343d461cecddaMD51TEXTMarcia Vandineide Cavalcante.pdf.txtMarcia Vandineide Cavalcante.pdf.txtExtracted texttext/plain199053https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/65960163-e72c-43fc-baa1-9f56b538f4a9/download702975f33a8ec6d3c01b6406fee7a70cMD52THUMBNAILMarcia Vandineide Cavalcante.pdf.jpgMarcia Vandineide Cavalcante.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1158https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b2561789-8c87-4619-82ec-daad4686c9de/downloadd5e8cc4dd96d4a07855715bedefd26edMD5310899/253052022-03-14 17:57:59.693oai:dspace.mackenzie.br:10899/25305https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772022-03-14T17:57:59Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)false
dc.title.por.fl_str_mv Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste
title Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste
spellingShingle Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste
Cavalcante, Márcia Vandineide
ensino de língua portuguesa
educação
lusofonia
Timor-Leste
East Timor
education
lusophony
Portuguese language teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
title_short Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste
title_full Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste
title_fullStr Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste
title_full_unstemmed Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste
title_sort Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste
author Cavalcante, Márcia Vandineide
author_facet Cavalcante, Márcia Vandineide
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5720921133186299
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcante, Márcia Vandineide
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9315211943682938
contributor_str_mv Brito, Regina Helena Pires de
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de língua portuguesa
educação
lusofonia
Timor-Leste
topic ensino de língua portuguesa
educação
lusofonia
Timor-Leste
East Timor
education
lusophony
Portuguese language teaching
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
dc.subject.eng.fl_str_mv East Timor
education
lusophony
Portuguese language teaching
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
description Nesta dissertação descrever-se-á como se deu o processo de planejamento e implementação do Curso de Português Instrumental (CPI) para professores da Pré-Escola de Díli, ocorrido entre fevereiro de 2008 e outubro de 2010. Tem-se como objetivo geral, a partir da análise de memoriais produzidos por participantes do CPI, verificar em que medida o Curso se tornou relevante para os docentes em relação ao aprendizado da Língua Portuguesa e em sua prática pedagógica. A metodologia utilizada neste trabalho é o relato de experiência, por entender-se que essa é a mais adequada para o tipo de estudo realizado e que facilitará a compreensão do Curso e a análises dos resultados nele obtidos. Com este estudo, percebeu-se a necessidade de uma contextualização do ensino de Língua Portuguesa em Timor-Leste e a importância de se estabelecer relação entre o ensino de Português para professores timorenses e a sua prática pedagógica. Além disso, a pesquisa considera como fatores imprescindíveis para o processo de ensino-aprendizagem de LP em Timor-Leste: valorizar a cultura local e a variedade do português timorense e buscar na língua Tétum aspectos facilitadores para o aprendizado da Língua Portuguesa.
publishDate 2013
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-14
2020-05-28T18:13:06Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-12
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:45:52Z
2020-05-28T18:13:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv CAVALCANTE, Márcia Vandineide. Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25305
identifier_str_mv CAVALCANTE, Márcia Vandineide. Ensino de língua portuguesa para professores da pré-escola: uma experiência em Timor-Leste. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25305
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Repositório Digital do Mackenzie
collection Repositório Digital do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/0210f776-3436-4a6b-a4a8-02215c40b34b/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/65960163-e72c-43fc-baa1-9f56b538f4a9/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/b2561789-8c87-4619-82ec-daad4686c9de/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 177f52bece7af1017cb343d461cecdda
702975f33a8ec6d3c01b6406fee7a70c
d5e8cc4dd96d4a07855715bedefd26ed
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1829415679271370752