Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Silva, Thais Marchezoni da lattes
Orientador(a): Hanna, Vera Lucia Harabagi lattes
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Presbiteriana Mackenzie
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25310
Resumo: O presente trabalho visa à análise da formação do profissional de Letras atuante como professor(a) de inglês para crianças entre 6 e 10 anos de idade. Num primeiro momento da pesquisa, examinamos textos legais, estudos de teóricos e pesquisadores que sustentaram nosso julgamento de que há peculiaridades em relação ao processo de ensino-aprendizagem da faixa etária em questão, por isso a importância de o Curso de Letras oferecer disciplinas didático-pedagógicas específicas sobre o desenvolvimento infantil. A fim de conhecer e analisar a experiência docente de professores de inglês, que lecionam para crianças, aplicamos um questionário que consta de perguntas relacionadas: à formação, ao material didático, às aulas, à criança como aprendiz, dentre outras. Com base nas informações obtidas apresentamos algumas considerações que, esperamos, contribuam para conscientizar os órgãos responsáveis e professores de inglês a respeito de possíveis implicações no ensino do idioma para crianças devido às carências na formação deste profissional.
id UPM_3dd46a8cb3ca7dd5182ef150e5142eb6
oai_identifier_str oai:dspace.mackenzie.br:10899/25310
network_acronym_str UPM
network_name_str Repositório Digital do Mackenzie
repository_id_str
spelling http://lattes.cnpq.br/7378861073762519Silva, Thais Marchezoni daHanna, Vera Lucia Harabagi http://lattes.cnpq.br/31854264011523452016-03-15T19:45:54Z2020-05-28T18:13:07Z2014-04-032020-05-28T18:13:07Z2013-06-19O presente trabalho visa à análise da formação do profissional de Letras atuante como professor(a) de inglês para crianças entre 6 e 10 anos de idade. Num primeiro momento da pesquisa, examinamos textos legais, estudos de teóricos e pesquisadores que sustentaram nosso julgamento de que há peculiaridades em relação ao processo de ensino-aprendizagem da faixa etária em questão, por isso a importância de o Curso de Letras oferecer disciplinas didático-pedagógicas específicas sobre o desenvolvimento infantil. A fim de conhecer e analisar a experiência docente de professores de inglês, que lecionam para crianças, aplicamos um questionário que consta de perguntas relacionadas: à formação, ao material didático, às aulas, à criança como aprendiz, dentre outras. Com base nas informações obtidas apresentamos algumas considerações que, esperamos, contribuam para conscientizar os órgãos responsáveis e professores de inglês a respeito de possíveis implicações no ensino do idioma para crianças devido às carências na formação deste profissional.This work aims at questioning the graduation of professionals in Curso de Letras, São Paulo - Brazil, who teach English as a foreign language (EFL) to children from 6 to 10 years old. To begin with, we considered legal texts and studies from well-known researchers which sustain our judgment about the existence of peculiarities towards the processes of teaching that age group, therefore the importance of that course provides didactic-pedagogical disciplines about child development. In order to understand and analyze the experience of teachers of English, who teach children, we applied a questionnaire which included questions about: their graduation, teaching materials, the classes, the child as a learner, among others. Based on information we obtained, we present considerations which will hopefully make agencies in charge of the country's education and teachers of English aware of some implications at teaching that language to children due to shortcomings in these professionals' graduation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfSILVA, Thais Marchezoni da. Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25310porUniversidade Presbiteriana Mackenzieensino de inglês como língua estrangeiraensino-aprendizagem infantilformação do profissional de letrasTeaching English as a Foreign Language (EFL)teaching and learning English to childrenlanguage professional formationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4449/Thais%20Marchezoni%20da%20Silva.pdf.jpgCarências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEVasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/8867051797313548Casagrande, Nancy dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002BRLetrasUPMLetrasORIGINALThais Marchezoni da Silva.pdfThais Marchezoni da Silva.pdfapplication/pdf3119991https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6cfacb3b-40ae-472d-89ab-25c531b91fd2/download1a305989227a7872fced64f2ea8be8c6MD51TEXTThais Marchezoni da Silva.pdf.txtThais Marchezoni da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain268205https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2f1892b7-41ac-4ab7-8db9-9f39f0696edb/downloadaea1bf1515711f92f273ca788b9b0579MD52THUMBNAILThais Marchezoni da Silva.pdf.jpgThais Marchezoni da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/aa30cdff-0cca-4707-879c-110673d6633a/downloadb3af021e3a94315ae9ce4acf06f61d59MD5310899/253102023-11-21 12:02:46.018oai:dspace.mackenzie.br:10899/25310https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772025-04-14T16:34:39.958408Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)true
dc.title.por.fl_str_mv Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema
title Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema
spellingShingle Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema
Silva, Thais Marchezoni da
ensino de inglês como língua estrangeira
ensino-aprendizagem infantil
formação do profissional de letras
Teaching English as a Foreign Language (EFL)
teaching and learning English to children
language professional formation
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
title_short Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema
title_full Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema
title_fullStr Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema
title_full_unstemmed Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema
title_sort Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema
author Silva, Thais Marchezoni da
author_facet Silva, Thais Marchezoni da
author_role author
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7378861073762519
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Thais Marchezoni da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Hanna, Vera Lucia Harabagi
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/3185426401152345
contributor_str_mv Hanna, Vera Lucia Harabagi
dc.subject.por.fl_str_mv ensino de inglês como língua estrangeira
ensino-aprendizagem infantil
formação do profissional de letras
topic ensino de inglês como língua estrangeira
ensino-aprendizagem infantil
formação do profissional de letras
Teaching English as a Foreign Language (EFL)
teaching and learning English to children
language professional formation
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
dc.subject.eng.fl_str_mv Teaching English as a Foreign Language (EFL)
teaching and learning English to children
language professional formation
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
description O presente trabalho visa à análise da formação do profissional de Letras atuante como professor(a) de inglês para crianças entre 6 e 10 anos de idade. Num primeiro momento da pesquisa, examinamos textos legais, estudos de teóricos e pesquisadores que sustentaram nosso julgamento de que há peculiaridades em relação ao processo de ensino-aprendizagem da faixa etária em questão, por isso a importância de o Curso de Letras oferecer disciplinas didático-pedagógicas específicas sobre o desenvolvimento infantil. A fim de conhecer e analisar a experiência docente de professores de inglês, que lecionam para crianças, aplicamos um questionário que consta de perguntas relacionadas: à formação, ao material didático, às aulas, à criança como aprendiz, dentre outras. Com base nas informações obtidas apresentamos algumas considerações que, esperamos, contribuam para conscientizar os órgãos responsáveis e professores de inglês a respeito de possíveis implicações no ensino do idioma para crianças devido às carências na formação deste profissional.
publishDate 2013
dc.date.issued.fl_str_mv 2013-06-19
dc.date.available.fl_str_mv 2014-04-03
2020-05-28T18:13:07Z
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-03-15T19:45:54Z
2020-05-28T18:13:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv SILVA, Thais Marchezoni da. Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25310
identifier_str_mv SILVA, Thais Marchezoni da. Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.
url http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25310
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
publisher.none.fl_str_mv Universidade Presbiteriana Mackenzie
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Digital do Mackenzie
instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron:MACKENZIE
instname_str Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
instacron_str MACKENZIE
institution MACKENZIE
reponame_str Repositório Digital do Mackenzie
collection Repositório Digital do Mackenzie
bitstream.url.fl_str_mv https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6cfacb3b-40ae-472d-89ab-25c531b91fd2/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2f1892b7-41ac-4ab7-8db9-9f39f0696edb/download
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/aa30cdff-0cca-4707-879c-110673d6633a/download
bitstream.checksum.fl_str_mv 1a305989227a7872fced64f2ea8be8c6
aea1bf1515711f92f273ca788b9b0579
b3af021e3a94315ae9ce4acf06f61d59
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br
_version_ 1829415625364078592