Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema
| Ano de defesa: | 2013 |
|---|---|
| Autor(a) principal: | |
| Orientador(a): | |
| Banca de defesa: | |
| Tipo de documento: | Dissertação |
| Tipo de acesso: | Acesso aberto |
| Idioma: | por |
| Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
| Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
| Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
| País: |
Não Informado pela instituição
|
| Palavras-chave em Português: | |
| Palavras-chave em Inglês: | |
| Área do conhecimento CNPq: | |
| Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25310 |
Resumo: | O presente trabalho visa à análise da formação do profissional de Letras atuante como professor(a) de inglês para crianças entre 6 e 10 anos de idade. Num primeiro momento da pesquisa, examinamos textos legais, estudos de teóricos e pesquisadores que sustentaram nosso julgamento de que há peculiaridades em relação ao processo de ensino-aprendizagem da faixa etária em questão, por isso a importância de o Curso de Letras oferecer disciplinas didático-pedagógicas específicas sobre o desenvolvimento infantil. A fim de conhecer e analisar a experiência docente de professores de inglês, que lecionam para crianças, aplicamos um questionário que consta de perguntas relacionadas: à formação, ao material didático, às aulas, à criança como aprendiz, dentre outras. Com base nas informações obtidas apresentamos algumas considerações que, esperamos, contribuam para conscientizar os órgãos responsáveis e professores de inglês a respeito de possíveis implicações no ensino do idioma para crianças devido às carências na formação deste profissional. |
| id |
UPM_3dd46a8cb3ca7dd5182ef150e5142eb6 |
|---|---|
| oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25310 |
| network_acronym_str |
UPM |
| network_name_str |
Repositório Digital do Mackenzie |
| repository_id_str |
|
| spelling |
http://lattes.cnpq.br/7378861073762519Silva, Thais Marchezoni daHanna, Vera Lucia Harabagi http://lattes.cnpq.br/31854264011523452016-03-15T19:45:54Z2020-05-28T18:13:07Z2014-04-032020-05-28T18:13:07Z2013-06-19O presente trabalho visa à análise da formação do profissional de Letras atuante como professor(a) de inglês para crianças entre 6 e 10 anos de idade. Num primeiro momento da pesquisa, examinamos textos legais, estudos de teóricos e pesquisadores que sustentaram nosso julgamento de que há peculiaridades em relação ao processo de ensino-aprendizagem da faixa etária em questão, por isso a importância de o Curso de Letras oferecer disciplinas didático-pedagógicas específicas sobre o desenvolvimento infantil. A fim de conhecer e analisar a experiência docente de professores de inglês, que lecionam para crianças, aplicamos um questionário que consta de perguntas relacionadas: à formação, ao material didático, às aulas, à criança como aprendiz, dentre outras. Com base nas informações obtidas apresentamos algumas considerações que, esperamos, contribuam para conscientizar os órgãos responsáveis e professores de inglês a respeito de possíveis implicações no ensino do idioma para crianças devido às carências na formação deste profissional.This work aims at questioning the graduation of professionals in Curso de Letras, São Paulo - Brazil, who teach English as a foreign language (EFL) to children from 6 to 10 years old. To begin with, we considered legal texts and studies from well-known researchers which sustain our judgment about the existence of peculiarities towards the processes of teaching that age group, therefore the importance of that course provides didactic-pedagogical disciplines about child development. In order to understand and analyze the experience of teachers of English, who teach children, we applied a questionnaire which included questions about: their graduation, teaching materials, the classes, the child as a learner, among others. Based on information we obtained, we present considerations which will hopefully make agencies in charge of the country's education and teachers of English aware of some implications at teaching that language to children due to shortcomings in these professionals' graduation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorapplication/pdfSILVA, Thais Marchezoni da. Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013.http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25310porUniversidade Presbiteriana Mackenzieensino de inglês como língua estrangeiraensino-aprendizagem infantilformação do profissional de letrasTeaching English as a Foreign Language (EFL)teaching and learning English to childrenlanguage professional formationCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAShttp://tede.mackenzie.br/jspui/retrieve/4449/Thais%20Marchezoni%20da%20Silva.pdf.jpgCarências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problemainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Digital do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEVasconcelos, Maria Lúcia Marcondes Carvalhohttp://lattes.cnpq.br/8867051797313548Casagrande, Nancy dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/0283876748874002BRLetrasUPMLetrasORIGINALThais Marchezoni da Silva.pdfThais Marchezoni da Silva.pdfapplication/pdf3119991https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6cfacb3b-40ae-472d-89ab-25c531b91fd2/download1a305989227a7872fced64f2ea8be8c6MD51TEXTThais Marchezoni da Silva.pdf.txtThais Marchezoni da Silva.pdf.txtExtracted texttext/plain268205https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2f1892b7-41ac-4ab7-8db9-9f39f0696edb/downloadaea1bf1515711f92f273ca788b9b0579MD52THUMBNAILThais Marchezoni da Silva.pdf.jpgThais Marchezoni da Silva.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1186https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/aa30cdff-0cca-4707-879c-110673d6633a/downloadb3af021e3a94315ae9ce4acf06f61d59MD5310899/253102023-11-21 12:02:46.018oai:dspace.mackenzie.br:10899/25310https://dspace.mackenzie.brBiblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRIhttps://adelpha-api.mackenzie.br/server/oai/repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.bropendoar:102772025-04-14T16:34:39.958408Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)true |
| dc.title.por.fl_str_mv |
Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema |
| title |
Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema |
| spellingShingle |
Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema Silva, Thais Marchezoni da ensino de inglês como língua estrangeira ensino-aprendizagem infantil formação do profissional de letras Teaching English as a Foreign Language (EFL) teaching and learning English to children language professional formation CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| title_short |
Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema |
| title_full |
Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema |
| title_fullStr |
Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema |
| title_full_unstemmed |
Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema |
| title_sort |
Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema |
| author |
Silva, Thais Marchezoni da |
| author_facet |
Silva, Thais Marchezoni da |
| author_role |
author |
| dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/7378861073762519 |
| dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Thais Marchezoni da |
| dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Hanna, Vera Lucia Harabagi |
| dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3185426401152345 |
| contributor_str_mv |
Hanna, Vera Lucia Harabagi |
| dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de inglês como língua estrangeira ensino-aprendizagem infantil formação do profissional de letras |
| topic |
ensino de inglês como língua estrangeira ensino-aprendizagem infantil formação do profissional de letras Teaching English as a Foreign Language (EFL) teaching and learning English to children language professional formation CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| dc.subject.eng.fl_str_mv |
Teaching English as a Foreign Language (EFL) teaching and learning English to children language professional formation |
| dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
| description |
O presente trabalho visa à análise da formação do profissional de Letras atuante como professor(a) de inglês para crianças entre 6 e 10 anos de idade. Num primeiro momento da pesquisa, examinamos textos legais, estudos de teóricos e pesquisadores que sustentaram nosso julgamento de que há peculiaridades em relação ao processo de ensino-aprendizagem da faixa etária em questão, por isso a importância de o Curso de Letras oferecer disciplinas didático-pedagógicas específicas sobre o desenvolvimento infantil. A fim de conhecer e analisar a experiência docente de professores de inglês, que lecionam para crianças, aplicamos um questionário que consta de perguntas relacionadas: à formação, ao material didático, às aulas, à criança como aprendiz, dentre outras. Com base nas informações obtidas apresentamos algumas considerações que, esperamos, contribuam para conscientizar os órgãos responsáveis e professores de inglês a respeito de possíveis implicações no ensino do idioma para crianças devido às carências na formação deste profissional. |
| publishDate |
2013 |
| dc.date.issued.fl_str_mv |
2013-06-19 |
| dc.date.available.fl_str_mv |
2014-04-03 2020-05-28T18:13:07Z |
| dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-03-15T19:45:54Z 2020-05-28T18:13:07Z |
| dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
| dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
| format |
masterThesis |
| status_str |
publishedVersion |
| dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SILVA, Thais Marchezoni da. Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013. |
| dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25310 |
| identifier_str_mv |
SILVA, Thais Marchezoni da. Carências na formação do professor de língua inglesa em face do ensino para crianças de 6 a 10 anos: uma amostragem do problema. 2013. 155 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2013. |
| url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25310 |
| dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
| language |
por |
| dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
| eu_rights_str_mv |
openAccess |
| dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
| dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
| publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
| dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Digital do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
| instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
| instacron_str |
MACKENZIE |
| institution |
MACKENZIE |
| reponame_str |
Repositório Digital do Mackenzie |
| collection |
Repositório Digital do Mackenzie |
| bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/6cfacb3b-40ae-472d-89ab-25c531b91fd2/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/2f1892b7-41ac-4ab7-8db9-9f39f0696edb/download https://dspace.mackenzie.br/bitstreams/aa30cdff-0cca-4707-879c-110673d6633a/download |
| bitstream.checksum.fl_str_mv |
1a305989227a7872fced64f2ea8be8c6 aea1bf1515711f92f273ca788b9b0579 b3af021e3a94315ae9ce4acf06f61d59 |
| bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
| repository.name.fl_str_mv |
Repositório Digital do Mackenzie - Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
| repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@mackenzie.br||paola.damato@mackenzie.br |
| _version_ |
1829415625364078592 |