A produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXI
Ano de defesa: | 2010 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , , |
Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade Presbiteriana Mackenzie
|
Programa de Pós-Graduação: |
Letras
|
Departamento: |
Letras
|
País: |
BR
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25138 |
Resumo: | This thesis aims at identifying and analyzing those values which are present in contemporary sports shoes advertising from the semiotic theory of the French-origin text perspective, showing how speech both reflects and updates these values in a dialogic relation with other texts in order to achieve its communicational ends. Given that the sports shoes market is one of the segments which have received significant investments in the development of new technologies during the three last decades of the 20th century and the first decade of the 21st century, this work examined the ads placed in the two most popular newsmagazines in Brazil. Throughout the analysis, it was verified what values were present in those ads, how they were communicated, and, comparing the two time periods researched, whether or not there was any alteration in those values and how they were advertised. |
id |
UPM_d94dcb9b7a74ed9df47c3549aed7fb74 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.mackenzie.br:10899/25138 |
network_acronym_str |
UPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
repository_id_str |
|
spelling |
http://lattes.cnpq.br/4742321400577426Brito, Regina Helena Pires dehttp://lattes.cnpq.br/5720921133186299Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosahttp://lattes.cnpq.br/6767627111553241Hernandes, Niltonhttp://lattes.cnpq.br/2273777296364151Blikstein, Izidorohttp://lattes.cnpq.br/1580889942435297Barros, Diana Luz Pessoa dehttp://lattes.cnpq.br/6952357192704107Coelho, Márcio2016-04-18T21:43:54Z2020-05-28T18:12:09Z2011-01-312020-05-28T18:12:09Z2010-04-10http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25138This thesis aims at identifying and analyzing those values which are present in contemporary sports shoes advertising from the semiotic theory of the French-origin text perspective, showing how speech both reflects and updates these values in a dialogic relation with other texts in order to achieve its communicational ends. Given that the sports shoes market is one of the segments which have received significant investments in the development of new technologies during the three last decades of the 20th century and the first decade of the 21st century, this work examined the ads placed in the two most popular newsmagazines in Brazil. Throughout the analysis, it was verified what values were present in those ads, how they were communicated, and, comparing the two time periods researched, whether or not there was any alteration in those values and how they were advertised.Essa tese identifica e analisa os valores que estão presentes na publicidade contemporânea de calçados esportivos na perspectiva da teoria semiótica do texto de origem francesa, mostrando como os discursos tanto refletem quanto atualizam esses valores numa relação dialógica com outros textos, a fim de atingir seus fins comunicacionais. Sendo a área de calçados esportivos uma das que vem recebendo significativos investimentos no desenvolvimento de novas tecnologias, especialmente ao longo das três últimas décadas do século XX e da primeira do século XXI, este trabalho examinou os anúncios veiculados nas duas maiores revistas de interesse geral em circulação no país. Para isso, foram analisados 17 anúncios publicitários, sendo 11 deles do ano de 2007 e 6 de 1987. Ao longo da análise realizada, verificou-se que alguns valores estiveram presentes tanto nas publicidades mais antigas (aquelas veiculadas no ano de 1987) quanto nas mais recentes (as do ano de 2007). Outros temas porém, apareceram apenas no grupo de publicidades mais antigo e, finalmente, encontrou-se temas que apareceram apenas nos anúncios mais recentes. Mesmo aqueles temas que foram encontrados nos dois grupos analisados, percebeu-se uma alteração na forma como eles apareceram e como a publicidade utilizou-os para manipular e convencer seus leitores.Instituto Presbiteriano Mackenzieapplication/pdfporUniversidade Presbiteriana MackenzieLetrasUPMBRLetrassemióticaanálise do discursopublicidadevaloressemioticsanalysis of speechadvertisingvaluesCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESA produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzieinstname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE)instacron:MACKENZIEORIGINALMárcio Coelho....pdfMárcio Coelho....pdfMárcio Coelhoapplication/pdf5781028https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/25138/1/M%c3%a1rcio%20Coelho....pdfd59758d7d75b3024fb45110b0f663d02MD51TEXTMárcio Coelho....pdf.txtMárcio Coelho....pdf.txtExtracted texttext/plain794277https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/25138/2/M%c3%a1rcio%20Coelho....pdf.txtff83807ae5414a86b9d84a66055d3291MD52THUMBNAILMárcio Coelho....pdf.jpgMárcio Coelho....pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1133https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/25138/3/M%c3%a1rcio%20Coelho....pdf.jpg11681e5e077f58b34f209c2101898915MD5310899/251382022-03-05 03:01:30.26Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://tede.mackenzie.br/jspui/PRI |
dc.title.por.fl_str_mv |
A produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXI |
title |
A produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXI |
spellingShingle |
A produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXI Coelho, Márcio semiótica análise do discurso publicidade valores semiotics analysis of speech advertising values CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
title_short |
A produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXI |
title_full |
A produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXI |
title_fullStr |
A produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXI |
title_full_unstemmed |
A produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXI |
title_sort |
A produção e a atualização dos valores na publicidade contemporânea: um estudo comparativo das publicidades de calçados esportivos do final do século XX e início do século XXI |
author |
Coelho, Márcio |
author_facet |
Coelho, Márcio |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4742321400577426 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Brito, Regina Helena Pires de |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5720921133186299 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6767627111553241 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Hernandes, Nilton |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2273777296364151 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Blikstein, Izidoro |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1580889942435297 |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Barros, Diana Luz Pessoa de |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6952357192704107 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Coelho, Márcio |
contributor_str_mv |
Brito, Regina Helena Pires de Bastos, Neusa Maria Oliveira Barbosa Hernandes, Nilton Blikstein, Izidoro Barros, Diana Luz Pessoa de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
semiótica análise do discurso publicidade valores |
topic |
semiótica análise do discurso publicidade valores semiotics analysis of speech advertising values CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
semiotics analysis of speech advertising values |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
description |
This thesis aims at identifying and analyzing those values which are present in contemporary sports shoes advertising from the semiotic theory of the French-origin text perspective, showing how speech both reflects and updates these values in a dialogic relation with other texts in order to achieve its communicational ends. Given that the sports shoes market is one of the segments which have received significant investments in the development of new technologies during the three last decades of the 20th century and the first decade of the 21st century, this work examined the ads placed in the two most popular newsmagazines in Brazil. Throughout the analysis, it was verified what values were present in those ads, how they were communicated, and, comparing the two time periods researched, whether or not there was any alteration in those values and how they were advertised. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-04-10 |
dc.date.available.fl_str_mv |
2011-01-31 2020-05-28T18:12:09Z |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-04-18T21:43:54Z 2020-05-28T18:12:09Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25138 |
url |
http://dspace.mackenzie.br/handle/10899/25138 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Letras |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
BR |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Presbiteriana Mackenzie |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie instname:Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) instacron:MACKENZIE |
instname_str |
Universidade Presbiteriana Mackenzie (MACKENZIE) |
instacron_str |
MACKENZIE |
institution |
MACKENZIE |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações do Mackenzie |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/25138/1/M%c3%a1rcio%20Coelho....pdf https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/25138/2/M%c3%a1rcio%20Coelho....pdf.txt https://dspace.mackenzie.br/bitstream/10899/25138/3/M%c3%a1rcio%20Coelho....pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d59758d7d75b3024fb45110b0f663d02 ff83807ae5414a86b9d84a66055d3291 11681e5e077f58b34f209c2101898915 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1757174461296017408 |