A construção do conhecimento musical : um estudo através do método clínico
Ano de defesa: | 2003 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/256248 |
Resumo: | Esta dissertação visa a compreender: a) as condutas musicais das crianças a partir da análise de seu conhecimento espontâneo sobre o objeto musical; b) a construção do conhecimento referente à área musical; c) a constatação dos diferentes níveis de desenvolvimento dos sujeitos pesquisados a partir da epistemologia genética; d) a aplicação do método clínico no estudo dos processos de construção do conhecimento musical em crianças, através da verificação das diferenciações dos parâmetros do som. Desenvolvi estes objetivos, estudando como os sujeitos diferenciam o objeto musical através das abstrações feitas sobre os parâmetros do som (altura, duração, intensidade e timbre) e de que modo conseguem integrar (ou não) esse conhecimento a seus esquemas de ação, generalizando essa aprendizagem feita sobre cada elemento em jogo abordado nas provas clínicas. Os fundamentos teóricos desta pesquisa se encontram na epistemologia genética de Jean Piaget. A metodologia de pesquisa utilizada foi o método clínico, em que provas específicas foram criadas para verificar as hipóteses sobre a construção do conhecimento musical e os níveis de desenvolvimento de 47 sujeitos, totalizando um conjunto dos 90 protocolos recolhidos. As várias provas realizadas confirmam minha hipótese inicial: a construção do conhecimento musical ocorre de forma homóloga aos níveis investigados pela Escola de Genebra para outros objetos de conhecimento. Além da confirmação dessa hipótese, a novidade desta pesquisa está em utilizar a metodologia clínica e uma concepção interacionista sobre a produção do conhecimento musical. |
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Kebach, Patrícia Fernanda CarmemBeyer, Esther Sulzbacher Wondracek2023-03-23T03:24:37Z2003http://hdl.handle.net/10183/256248000374867Esta dissertação visa a compreender: a) as condutas musicais das crianças a partir da análise de seu conhecimento espontâneo sobre o objeto musical; b) a construção do conhecimento referente à área musical; c) a constatação dos diferentes níveis de desenvolvimento dos sujeitos pesquisados a partir da epistemologia genética; d) a aplicação do método clínico no estudo dos processos de construção do conhecimento musical em crianças, através da verificação das diferenciações dos parâmetros do som. Desenvolvi estes objetivos, estudando como os sujeitos diferenciam o objeto musical através das abstrações feitas sobre os parâmetros do som (altura, duração, intensidade e timbre) e de que modo conseguem integrar (ou não) esse conhecimento a seus esquemas de ação, generalizando essa aprendizagem feita sobre cada elemento em jogo abordado nas provas clínicas. Os fundamentos teóricos desta pesquisa se encontram na epistemologia genética de Jean Piaget. A metodologia de pesquisa utilizada foi o método clínico, em que provas específicas foram criadas para verificar as hipóteses sobre a construção do conhecimento musical e os níveis de desenvolvimento de 47 sujeitos, totalizando um conjunto dos 90 protocolos recolhidos. As várias provas realizadas confirmam minha hipótese inicial: a construção do conhecimento musical ocorre de forma homóloga aos níveis investigados pela Escola de Genebra para outros objetos de conhecimento. Além da confirmação dessa hipótese, a novidade desta pesquisa está em utilizar a metodologia clínica e uma concepção interacionista sobre a produção do conhecimento musical.This dissertation shall cover: a) the musical conduct of children on the basis of an analysis of their spontaneous understanding of the musical object; b) the construction of knowledge relating to the musical area; c) the verification of different leveis of development of the subjects researched on the basis of a genetic epistemology; d) the application of a clinical method in the study of the process of the construction of musical knowledge in children, through the verification of the differentiation of sound parameters. I develop these objectives, studying how subjects differentiate the musical object through abstractions made upon the sound parameters (pitch, duration, intensity, and timbre) and the way they manage to integrate (or not) this knowledge in their schemes of action, generalizing this learning obtained of each element covered in the clinical trial play. The theoretical foundations of this research are to be found in the genetic epistemology of Jean Piaget. The research methodology used was the clinical method, in which specific tests were created to verify hypotheses about the construction of musical knowledge and the levels of development of the 47 subjects, totaling a set of 90 protocols collected. The various tests carried out confirmed my initial hypothesis: the construction of musical knowledge occurs in a form homologous to the levels investigated by the School of Geneva for other objects of knowledge. In addition to this confirmation, the novelty of this research is in the use of the clinical methodology and of an interacionist conception concerning the production of musical knowledge.application/pdfporMúsica : EnsinoConstrução do conhecimentoCriançaEpistemologia genéticaPiaget, Jean, 1896-1980A construção do conhecimento musical : um estudo através do método clínicoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoPorto Alegre, BR-RS2003mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000374867.pdf.txt000374867.pdf.txtExtracted Texttext/plain53http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256248/2/000374867.pdf.txt3998bad3d3a792a37ab5e1bf2cc88e45MD52ORIGINAL000374867.pdfTexto completoapplication/pdf12963791http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/256248/1/000374867.pdf6876105b14948f9b8a0c6d1448a67259MD5110183/2562482023-03-24 03:23:30.342009oai:www.lume.ufrgs.br:10183/256248Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-03-24T06:23:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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Esta dissertação visa a compreender: a) as condutas musicais das crianças a partir da análise de seu conhecimento espontâneo sobre o objeto musical; b) a construção do conhecimento referente à área musical; c) a constatação dos diferentes níveis de desenvolvimento dos sujeitos pesquisados a partir da epistemologia genética; d) a aplicação do método clínico no estudo dos processos de construção do conhecimento musical em crianças, através da verificação das diferenciações dos parâmetros do som. Desenvolvi estes objetivos, estudando como os sujeitos diferenciam o objeto musical através das abstrações feitas sobre os parâmetros do som (altura, duração, intensidade e timbre) e de que modo conseguem integrar (ou não) esse conhecimento a seus esquemas de ação, generalizando essa aprendizagem feita sobre cada elemento em jogo abordado nas provas clínicas. Os fundamentos teóricos desta pesquisa se encontram na epistemologia genética de Jean Piaget. A metodologia de pesquisa utilizada foi o método clínico, em que provas específicas foram criadas para verificar as hipóteses sobre a construção do conhecimento musical e os níveis de desenvolvimento de 47 sujeitos, totalizando um conjunto dos 90 protocolos recolhidos. As várias provas realizadas confirmam minha hipótese inicial: a construção do conhecimento musical ocorre de forma homóloga aos níveis investigados pela Escola de Genebra para outros objetos de conhecimento. Além da confirmação dessa hipótese, a novidade desta pesquisa está em utilizar a metodologia clínica e uma concepção interacionista sobre a produção do conhecimento musical. |
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