Cálculo e análise de sensibilidade do momento fletor último dfrente à redução de espessura nas chapas de embarcações de navegação interior
Ano de defesa: | 2012 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/76172 |
Resumo: | O desenvolvimento de técnicas que deem sobrevida a navios com mais de 20 anos de navegação interior é crucialmente importante para um país com a demanda de mobilidade como a que tem o Brasil. Nesse sentido, uma técnica que pode ser citada é a determinação da vida útil potencial (VUP), que propõe uma forma de avaliar o aumento da vida útil de embarcações de navegação interior. Na busca por índices globais que identifiquem as condições do navio, considera-se o cálculo do momento fletor último da seção mestra do navio. O presente trabalho apresenta, de forma detalhada, a aplicação dos principais métodos de cálculo do momento fletor último em três casos de estudo: um perfil caixão, o perfil reduzido de embarcação de fundo duplo (estudada por Nishihara, 1983) e a seção mestra de uma embarcação típica utilizada para navegação na Bacia do Sudeste (NT Guarita). Os métodos empregados para o cálculo do momento fletor último são: métodos direto e iterativo propostos pela Associação Internacional de Sociedades Classificadoras (IACS 2008), Método da Resistência Direta, Método da Largura Efetiva e análises não lineares através do Método dos Elementos Finitos. Com o intuito de obter uma resposta mais coerente, é proposta uma modificação no Método Iterativo [IACS, 2008]. O método modificado é então utilizado no estudo de sensibilidade do momento fletor último frente à redução de espessura das chapas de convés (considerando a seção mestra da embarcação NT Guarita). Os resultados obtidos, bem como as conclusões a respeito, são apresentados ao final do trabalho. Adicionalmente, é proposto um índice para uso na avaliação do nível de não linearidade da resposta dos elementos locais, quando submetidos a reduções de espessura. |
id |
URGS_1c4fdf23a6b1ef36ce59b702fda32e59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76172 |
network_acronym_str |
URGS |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Pizzatto, Lucas NicolayIturrioz, Ignacio2013-07-24T01:45:30Z2012http://hdl.handle.net/10183/76172000883817O desenvolvimento de técnicas que deem sobrevida a navios com mais de 20 anos de navegação interior é crucialmente importante para um país com a demanda de mobilidade como a que tem o Brasil. Nesse sentido, uma técnica que pode ser citada é a determinação da vida útil potencial (VUP), que propõe uma forma de avaliar o aumento da vida útil de embarcações de navegação interior. Na busca por índices globais que identifiquem as condições do navio, considera-se o cálculo do momento fletor último da seção mestra do navio. O presente trabalho apresenta, de forma detalhada, a aplicação dos principais métodos de cálculo do momento fletor último em três casos de estudo: um perfil caixão, o perfil reduzido de embarcação de fundo duplo (estudada por Nishihara, 1983) e a seção mestra de uma embarcação típica utilizada para navegação na Bacia do Sudeste (NT Guarita). Os métodos empregados para o cálculo do momento fletor último são: métodos direto e iterativo propostos pela Associação Internacional de Sociedades Classificadoras (IACS 2008), Método da Resistência Direta, Método da Largura Efetiva e análises não lineares através do Método dos Elementos Finitos. Com o intuito de obter uma resposta mais coerente, é proposta uma modificação no Método Iterativo [IACS, 2008]. O método modificado é então utilizado no estudo de sensibilidade do momento fletor último frente à redução de espessura das chapas de convés (considerando a seção mestra da embarcação NT Guarita). Os resultados obtidos, bem como as conclusões a respeito, são apresentados ao final do trabalho. Adicionalmente, é proposto um índice para uso na avaliação do nível de não linearidade da resposta dos elementos locais, quando submetidos a reduções de espessura.The increasing of ships life extension can only be provided by new methodologies development. A new method to determine the potential ship shelf life is being proposed, being part of the new method, in this document the ultimate bending momentum of the master ship section is study. The study presents the application of the most popular methods to calculate the ultimate bending for three different cases: box section, double hull ship studied by Nishihara, 1983 and master section of a typical boat used in Bacia do Sudeste, NT Guarita. The methods applied to calculate the ultimate bending momentum are: direct and iterative methods proposed by the International Association of Classification Societies, IACS 2008, Direct Strength Method, Method of Effective Width and also non-linear analysis using the Finite Element Method. In order to obtain a more coherent response, a change in the Iterative Method [IACS, 2008] has been proposed. The new method is used to study the sensitivity of the ultimate momentum to the reduction of deck thickness applied the NT Guarita. The results and conclusions will be presented in this study. Additionally, will be proposed an index to evaluate the level of non-linearity of the local elements response, when exposed to thickness reduction.application/pdfporEstruturas (Engenharia)Métodos numéricosEmbarcaçõesUltimate bendingInland navigationSensitivity of the ultimate bendingNonlinearity indexCálculo e análise de sensibilidade do momento fletor último dfrente à redução de espessura nas chapas de embarcações de navegação interiorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulEscola de EngenhariaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaPorto Alegre, BR-RS2012mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000883817.pdf000883817.pdfTexto completoapplication/pdf8301472http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76172/1/000883817.pdfa553490da518be13f9fcc8fddda50f07MD51TEXT000883817.pdf.txt000883817.pdf.txtExtracted Texttext/plain164978http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76172/2/000883817.pdf.txtcc62fbbc677e0f3c3833ef251fbea58aMD52THUMBNAIL000883817.pdf.jpg000883817.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1059http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76172/3/000883817.pdf.jpg5f41f2a34b5f974ecac9131ffc25cef2MD5310183/761722018-10-15 08:20:04.352oai:www.lume.ufrgs.br:10183/76172Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-15T11:20:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Cálculo e análise de sensibilidade do momento fletor último dfrente à redução de espessura nas chapas de embarcações de navegação interior |
title |
Cálculo e análise de sensibilidade do momento fletor último dfrente à redução de espessura nas chapas de embarcações de navegação interior |
spellingShingle |
Cálculo e análise de sensibilidade do momento fletor último dfrente à redução de espessura nas chapas de embarcações de navegação interior Pizzatto, Lucas Nicolay Estruturas (Engenharia) Métodos numéricos Embarcações Ultimate bending Inland navigation Sensitivity of the ultimate bending Nonlinearity index |
title_short |
Cálculo e análise de sensibilidade do momento fletor último dfrente à redução de espessura nas chapas de embarcações de navegação interior |
title_full |
Cálculo e análise de sensibilidade do momento fletor último dfrente à redução de espessura nas chapas de embarcações de navegação interior |
title_fullStr |
Cálculo e análise de sensibilidade do momento fletor último dfrente à redução de espessura nas chapas de embarcações de navegação interior |
title_full_unstemmed |
Cálculo e análise de sensibilidade do momento fletor último dfrente à redução de espessura nas chapas de embarcações de navegação interior |
title_sort |
Cálculo e análise de sensibilidade do momento fletor último dfrente à redução de espessura nas chapas de embarcações de navegação interior |
author |
Pizzatto, Lucas Nicolay |
author_facet |
Pizzatto, Lucas Nicolay |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pizzatto, Lucas Nicolay |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Iturrioz, Ignacio |
contributor_str_mv |
Iturrioz, Ignacio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estruturas (Engenharia) Métodos numéricos Embarcações |
topic |
Estruturas (Engenharia) Métodos numéricos Embarcações Ultimate bending Inland navigation Sensitivity of the ultimate bending Nonlinearity index |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Ultimate bending Inland navigation Sensitivity of the ultimate bending Nonlinearity index |
description |
O desenvolvimento de técnicas que deem sobrevida a navios com mais de 20 anos de navegação interior é crucialmente importante para um país com a demanda de mobilidade como a que tem o Brasil. Nesse sentido, uma técnica que pode ser citada é a determinação da vida útil potencial (VUP), que propõe uma forma de avaliar o aumento da vida útil de embarcações de navegação interior. Na busca por índices globais que identifiquem as condições do navio, considera-se o cálculo do momento fletor último da seção mestra do navio. O presente trabalho apresenta, de forma detalhada, a aplicação dos principais métodos de cálculo do momento fletor último em três casos de estudo: um perfil caixão, o perfil reduzido de embarcação de fundo duplo (estudada por Nishihara, 1983) e a seção mestra de uma embarcação típica utilizada para navegação na Bacia do Sudeste (NT Guarita). Os métodos empregados para o cálculo do momento fletor último são: métodos direto e iterativo propostos pela Associação Internacional de Sociedades Classificadoras (IACS 2008), Método da Resistência Direta, Método da Largura Efetiva e análises não lineares através do Método dos Elementos Finitos. Com o intuito de obter uma resposta mais coerente, é proposta uma modificação no Método Iterativo [IACS, 2008]. O método modificado é então utilizado no estudo de sensibilidade do momento fletor último frente à redução de espessura das chapas de convés (considerando a seção mestra da embarcação NT Guarita). Os resultados obtidos, bem como as conclusões a respeito, são apresentados ao final do trabalho. Adicionalmente, é proposto um índice para uso na avaliação do nível de não linearidade da resposta dos elementos locais, quando submetidos a reduções de espessura. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-07-24T01:45:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/76172 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000883817 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/76172 |
identifier_str_mv |
000883817 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76172/1/000883817.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76172/2/000883817.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/76172/3/000883817.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
a553490da518be13f9fcc8fddda50f07 cc62fbbc677e0f3c3833ef251fbea58a 5f41f2a34b5f974ecac9131ffc25cef2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br |
_version_ |
1810088825902333952 |