Desenvolvimento de um curso de formação continuada na área da psicologia do trânsito

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Sandri, Patricia
Orientador(a): Scherer, Juliana Nichterwitz
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/249470
Resumo: O trânsito está entre as principais causas de mortalidade e morbidade no Brasil e no mundo. Dentro desse contexto, os psicólogos do trânsito têm um papel fundamental para a prevenção de riscos dos sinistros de trânsito a partir da perícia psicológica e da psicoeducação. A psicologia do trânsito é a única das 13 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia que é legalmente exigida para a atuação profissional. Apesar da relevância dessa área, cursos para atualização e formação continuada para psicólogos especialistas em trânsito ainda são escassos no Brasil. O presente Projeto de Mestrado teve por finalidade desenvolver o plano curricular de um curso de educação continuada destinado ao público-alvo formado por psicólogos especialistas no trânsito. Para isso, o projeto foi realizado em cinco etapas: (i) Revisão da literatura, a fim de revisar o estado da arte sobre a psicologia do trânsito; (ii) Revisão das grades curriculares de cursos no Brasil para a Psicologia do Trânsito, com o objetivo de identificar as principais lacunas teórico-práticas na formação do psicólogo do trânsito; (iii) Elaboração da primeira versão do plano curricular após a conclusão das etapas 1 e 2; (iv) Análise de conteúdo e avaliação da primeira versão do plano do curso por grupo selecionado de profissionais especialistas na área; e (v) Elaboração da versão final após as avaliações e considerações realizadas pelos especialistas. Como resultados, criou-se inicialmente um plano com 5 módulos, que foi revisado por 8 especialistas. As principais considerações dos especialistas sobre o plano inicial incluíram correções ortográficas, ajustes na disposição de elementos referentes à legislação de trânsito e atualização de referências. Discorre, ainda, que a coleta dos resultados gerou informações indispensáveis para a realização das etapas subsequentes do projeto do curso de formação continuada, uma vez que serviram de base à redação do programa final, em colaboração com as opiniões do grupo selecionado de profissionais com o objetivo de aprimorar a sua qualidade de ensino e aprendizagem. Como considerações, observa que a temática envolvendo os psicólogos do trânsito e a necessidade de sua formação continuada no intuito de preparar adequadamente estes profissionais, para que atinjam um trabalho em excelência.
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Para isso, o projeto foi realizado em cinco etapas: (i) Revisão da literatura, a fim de revisar o estado da arte sobre a psicologia do trânsito; (ii) Revisão das grades curriculares de cursos no Brasil para a Psicologia do Trânsito, com o objetivo de identificar as principais lacunas teórico-práticas na formação do psicólogo do trânsito; (iii) Elaboração da primeira versão do plano curricular após a conclusão das etapas 1 e 2; (iv) Análise de conteúdo e avaliação da primeira versão do plano do curso por grupo selecionado de profissionais especialistas na área; e (v) Elaboração da versão final após as avaliações e considerações realizadas pelos especialistas. Como resultados, criou-se inicialmente um plano com 5 módulos, que foi revisado por 8 especialistas. As principais considerações dos especialistas sobre o plano inicial incluíram correções ortográficas, ajustes na disposição de elementos referentes à legislação de trânsito e atualização de referências. Discorre, ainda, que a coleta dos resultados gerou informações indispensáveis para a realização das etapas subsequentes do projeto do curso de formação continuada, uma vez que serviram de base à redação do programa final, em colaboração com as opiniões do grupo selecionado de profissionais com o objetivo de aprimorar a sua qualidade de ensino e aprendizagem. Como considerações, observa que a temática envolvendo os psicólogos do trânsito e a necessidade de sua formação continuada no intuito de preparar adequadamente estes profissionais, para que atinjam um trabalho em excelência.Traffic is among the main causes of mortality and morbidity in Brazil and in the world. Within this context, traffic psychologists play a fundamental role in preventing the risks of traffic accidents based on psychological expertise and psychoeducation. Traffic psychology is the only one of the 13 specialties recognized by the Federal Council of Psychology that is legally required for professional practice. Despite the relevance of this area, courses for updating and continuing education for Traffic Psychologists are still scarce in Brazil. The purpose of this Master's Project was to develop the curricular plan of a continuing education course aimed at the target audience formed by Psychologists specializing in Traffic. For this, the project was carried out in five stages: (i) Literature review, in order to review the state of the art on traffic psychology; (ii) Review of the curriculum of courses in Brazil for Traffic Psychology, with the objective of identifying the main theoretical-practical gaps in the training of the traffic psychologist; (iii) Elaboration of the first version of the curricular plan after the conclusion of stages 1 and 2; (iv) Content analysis and evaluation of the first version of the course plan by a selected group of experts in the field; (v) Elaboration of the final version after the evaluations and considerations carried out by the specialists. As a result, a plan with 5 modules was initially created, which was reviewed by 8 experts. The experts' main considerations about the initial plan included spelling corrections, adjustments to the arrangement of elements referring to traffic legislation, and updating of references. It also argues that the collection of results generated essential information for carrying out the subsequent stages of the project of the continuing education course, since they served as a basis for the writing of the final program, in collaboration with the opinions of the selected group of professionals with the to improve the quality of teaching and learning. As considerations, it observes that the theme involving traffic psychologists and the need for their continued training in order to adequately prepare these professionals, so that they achieve a work of excellence.application/pdfporComportamentoEducação continuadaTrânsitoPsicologiaReabilitaçãoHuman behaviorDriving a motor vehicleContinuing educationPsychology of trafficRehabilitationDesenvolvimento de um curso de formação continuada na área da psicologia do trânsitoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisHospital de Clínicas de Porto AlegrePrograma de Pós-Graduação em Prevenção e Assistência em Saúde Mental e Transtornos AditivosPorto Alegre, BR-RS2022mestrado profissionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001149354.pdf.txt001149354.pdf.txtExtracted Texttext/plain115763http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249470/2/001149354.pdf.txtac0869bd1aef4a79eb0cfde8ae7d7b16MD52ORIGINAL001149354.pdfTexto completoapplication/pdf887440http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/249470/1/001149354.pdfeb609971c5794dc81d4daab9c1942be1MD5110183/2494702022-09-30 04:58:53.911824oai:www.lume.ufrgs.br:10183/249470Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-09-30T07:58:53Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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