A duração da delicadeza : o compositor como interventor no tempo
Ano de defesa: | 2021 |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/225552 |
Resumo: | O presente trabalho propõe reflexões sobre como a música intervém na percepção da passagem do tempo. Sendo o compositor o criador dos eventos musicais, questiona se quais recursos estão disponíveis para que ele mesmo possa ser um interventor no tempo. Este memorial lança mão da teoria analítica desenvolvida por Stephane Roy a partir do modelo tripartite de semiologia musical de Jean-Jacques Nattiez e, por meio dela, propõe uma análise interpretativo-funcional de Trajetória para 4 Violões, música que integra o portfólio de composições deste trabalho, que inclui ainda outras duas obras: 10 peças para quinteto de madeiras e 3 Solos para Fernando Mattos. |
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Amaral, Pedro Reis doChaves, Celso Giannetti Loureiro2021-08-11T04:48:33Z2021http://hdl.handle.net/10183/225552001129918O presente trabalho propõe reflexões sobre como a música intervém na percepção da passagem do tempo. Sendo o compositor o criador dos eventos musicais, questiona se quais recursos estão disponíveis para que ele mesmo possa ser um interventor no tempo. Este memorial lança mão da teoria analítica desenvolvida por Stephane Roy a partir do modelo tripartite de semiologia musical de Jean-Jacques Nattiez e, por meio dela, propõe uma análise interpretativo-funcional de Trajetória para 4 Violões, música que integra o portfólio de composições deste trabalho, que inclui ainda outras duas obras: 10 peças para quinteto de madeiras e 3 Solos para Fernando Mattos.This master’s thesis proposes a reflection on how music intervenes in the perception of the passage of time; it questions the resources that might be available to the composer – the creator of musical events – so as to enable him or her to become an intervener of time. This thesis uses the analytical theory developed by Stephane Roy based on Jean Jacques Nattiez's tripartite model of musical semiology and, through it, proposes an interpretative-functional analysis of Trajetória para 4 violões, one of the compositions of the portfolio that accompanies the theoretical discussion in the thesis, along with two other works: 10 peças para quinteto de madeiras and 3 Solos para Fernando Mattos.application/pdfporComposição musicalAnálise musicalAnálise semióticaCompositorMusic CompositionSemioticsComposerA duração da delicadeza : o compositor como interventor no tempoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2021mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001129918.pdf.txt001129918.pdf.txtExtracted Texttext/plain205771http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225552/2/001129918.pdf.txt4618e69386ed5a38de5d043a23d2468bMD52ORIGINAL001129918.pdfTexto completoapplication/pdf8722077http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/225552/1/001129918.pdfc106dec5c274d1d937b0d02456645c41MD5110183/2255522021-08-18 04:47:11.241748oai:www.lume.ufrgs.br:10183/225552Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532021-08-18T07:47:11Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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