Como se desenha uma casa inundada
Ano de defesa: | 2021 |
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Tipo de documento: | Tese |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/258374 |
Resumo: | O objetivo deste trabalho é pensar relações entre o desenho e a temporalidade. Nestas veredas, o que se manifesta como preocupação é o drama da temporalidade como condição existencial. Seu objeto de análise é a produção do autor realizada entre os anos 2009 e 2021. Ao longo desse percurso, o desenho se revelou como eixo central da pesquisa na qual livros de artista, objetos, instalações, projeções e fotografias mantêm como preocupação, junto às especificidades de cada meio, o debate sobre os elementos fundamentais da linguagem primeira: a natureza da marca gráfica, da superfície (que implica a elaboração e a articulação de um dado espaço), e seus modos de interação e transformações ao longo da pesquisa. |
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Monteiro, Emanuel dos SantosGonçalves, Flávio Roberto2023-05-20T03:57:32Z2021http://hdl.handle.net/10183/258374001169182O objetivo deste trabalho é pensar relações entre o desenho e a temporalidade. Nestas veredas, o que se manifesta como preocupação é o drama da temporalidade como condição existencial. Seu objeto de análise é a produção do autor realizada entre os anos 2009 e 2021. Ao longo desse percurso, o desenho se revelou como eixo central da pesquisa na qual livros de artista, objetos, instalações, projeções e fotografias mantêm como preocupação, junto às especificidades de cada meio, o debate sobre os elementos fundamentais da linguagem primeira: a natureza da marca gráfica, da superfície (que implica a elaboração e a articulação de um dado espaço), e seus modos de interação e transformações ao longo da pesquisa.The objective of this work is to think about the relationships between drawing and temporality. In these paths, what is manifested as a concern is the drama of temporality as an existential condition. Its object of analysis is the author's production carried out between 2009 and 2021. Along this path, drawing revealed itself as the central axis of research in which artist's books, objects, installations, projections and photographs are a concern, along with specificities from each medium, the debate about the fundamental elements of the first language: the nature of the graphic mark, the surface (which implies the elaboration and articulation of a given space), and its modes of interaction and transformations throughout the research.application/pdfporDesenhoPaisagem : ArtePinturaMemória : ArteTempo : ArteDrawingLandscapePaintingMemoryTimeComo se desenha uma casa inundadainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes VisuaisPorto Alegre, BR-RS2021doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001169182.pdf.txt001169182.pdf.txtExtracted Texttext/plain508540http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258374/2/001169182.pdf.txt2f7ea973edd4fe10cc668fb125344308MD52ORIGINAL001169182.pdfTexto completoapplication/pdf50743402http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/258374/1/001169182.pdfde5a50979153fd415921e5a6fe19ccc5MD5110183/2583742023-05-21 03:28:31.048801oai:www.lume.ufrgs.br:10183/258374Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532023-05-21T06:28:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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