A formação continuada de professores de ciências durante a pandemia da COVID-19 : investigações através de uma oficina de ensino de Paleontologia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Brasil, Gabriela Dipicoli
Orientador(a): Pizzato, Michelle Camara
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/247054
Resumo: A presente pesquisa teve como objetivo analisar como um processo de formação continuada de professores, oferecida de forma remota com a temática Paleontologia, pode contribuir para as práticas educativas e reflexivas dos professores de ciências. Para tanto, foram propostos os seguintes objetivos específicos, os quais estruturaram a dissertação: caracterizar as produções científicas sobre Formação Continuada de Professores de Ciências no Brasil, nos últimos 10 anos, tendo como referência as Dissertações e Teses do Banco de Teses e Dissertações da CAPES; identificar e caracterizar as principais orientações conceituais e metodológicas para o Ensino de Paleontologia para a Educação Básica; verificar as particularidades sobre a temática Paleontologia em aplicativos digitais; elaborar, aplicar e avaliar uma oficina de formação continuada de professores de ciências sobre Paleontologia, que vise a reflexão sobre a prática docente e o uso de práticas educativas diversificadas. Os três primeiros objetivos foram concretizados em forma de artigos, apresentados integralmente no corpo da dissertação. Para contemplar o quarto objetivo, foi elaborada e ofertada uma oficina de formação continuada de professores em Paleontologia para os professores de ciências de forma participativa, com o total de 10 encontros, ocorrido no ano de 2021. Quanto aos instrumentos de produção de dados, foram aplicados dois questionários: um inicial, com o objetivo de conhecer a formação inicial das professoras, bem como a sua área de atuação e o que elas gostariam de aprender durante a oficina, e um final, com o objetivo de verificar como a oficina contribuiu para a formação continuada de cada uma e as contribuições com relação a oficina. Além desses, também foram considerados como dados os planos de aula elaborados pelas participantes e apresentados em um dos encontros. Concluiu-se, após a pesquisa, que a formação continuada de professores de ciências, na forma crítica e reflexiva contribui ativamente para a carreira profissional do professor e que ainda é de grande valia para que os professores possam buscar conhecimento e aprofundamento na sua área de atuação.
id URGS_a937c2b38a1d23fccfa19fb4926961ba
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247054
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Brasil, Gabriela DipicoliPizzato, Michelle Camara2022-08-17T04:47:50Z2022http://hdl.handle.net/10183/247054001146256A presente pesquisa teve como objetivo analisar como um processo de formação continuada de professores, oferecida de forma remota com a temática Paleontologia, pode contribuir para as práticas educativas e reflexivas dos professores de ciências. Para tanto, foram propostos os seguintes objetivos específicos, os quais estruturaram a dissertação: caracterizar as produções científicas sobre Formação Continuada de Professores de Ciências no Brasil, nos últimos 10 anos, tendo como referência as Dissertações e Teses do Banco de Teses e Dissertações da CAPES; identificar e caracterizar as principais orientações conceituais e metodológicas para o Ensino de Paleontologia para a Educação Básica; verificar as particularidades sobre a temática Paleontologia em aplicativos digitais; elaborar, aplicar e avaliar uma oficina de formação continuada de professores de ciências sobre Paleontologia, que vise a reflexão sobre a prática docente e o uso de práticas educativas diversificadas. Os três primeiros objetivos foram concretizados em forma de artigos, apresentados integralmente no corpo da dissertação. Para contemplar o quarto objetivo, foi elaborada e ofertada uma oficina de formação continuada de professores em Paleontologia para os professores de ciências de forma participativa, com o total de 10 encontros, ocorrido no ano de 2021. Quanto aos instrumentos de produção de dados, foram aplicados dois questionários: um inicial, com o objetivo de conhecer a formação inicial das professoras, bem como a sua área de atuação e o que elas gostariam de aprender durante a oficina, e um final, com o objetivo de verificar como a oficina contribuiu para a formação continuada de cada uma e as contribuições com relação a oficina. Além desses, também foram considerados como dados os planos de aula elaborados pelas participantes e apresentados em um dos encontros. Concluiu-se, após a pesquisa, que a formação continuada de professores de ciências, na forma crítica e reflexiva contribui ativamente para a carreira profissional do professor e que ainda é de grande valia para que os professores possam buscar conhecimento e aprofundamento na sua área de atuação.This research aimed to analyze how a process of continuous teacher education, offered remotely with the theme Paleontology, can contribute to the educational and reflective practices of science teachers. To this end, the following specific objectives were proposed, which structured the dissertation: to characterize the scientific productions on Continuing Education of Science Teachers in Brazil, in the last 10 years, based on the Dissertations and Theses of the Capes Thesis and Dissertations Database; identify and characterize the main conceptual and methodological guidelines for the Teaching of Paleontology for Basic Education; to verify the particularities on paleontology in digital applications; develop, apply and evaluate a workshop for the continuing training of science teachers on Paleontology, which is to reflect on teaching practice and the use of diversified educational practices. The first three objectives were achieved in the form of articles, presented entirely in the dissertation body. To contemplate the fourth objective, a workshop of continuing training of professors in Paleontology was elaborated and offered for science teachers in a participatory way, with a total of 10 meetings, which took place in 2021. As for the data production instruments, two questionnaires were applied: an initial one, with the objective of knowing the initial training of the teachers, as well as their area of activity and what they would like to learn during the workshop, and an end, with the objective of verifying how the workshop contributed to the continuous training of each one and the contributions in relation to the workshop. In addition to these, the lesson plans elaborated by the participants and presented in one of the meetings were also considered as data. It was concluded, after the research, that the continued training of science teachers, in the critical and reflective way, actively contributes to the professional career of the teacher and that it is still of great value for teachers to seek knowledge and deepening in their area of activity.application/pdfporEducação continuadaEnsinoCapacitação profissionalCOVID-19PaleontologiaTeacher trainingBasic educationReflectionTeaching practiceA formação continuada de professores de ciências durante a pandemia da COVID-19 : investigações através de uma oficina de ensino de Paleontologiainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Ciências Básicas da SaúdePrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e SaúdePorto Alegre, BR-RS2022mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001146256.pdf.txt001146256.pdf.txtExtracted Texttext/plain183210http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247054/2/001146256.pdf.txtc5390bfa1d66479fa59d4af048f855bdMD52ORIGINAL001146256.pdfTexto completoapplication/pdf1566391http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247054/1/001146256.pdfb29b88b492ca9f64ba8490984bf646a7MD5110183/2470542022-10-02 04:54:04.96272oai:www.lume.ufrgs.br:10183/247054Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532022-10-02T07:54:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A formação continuada de professores de ciências durante a pandemia da COVID-19 : investigações através de uma oficina de ensino de Paleontologia
title A formação continuada de professores de ciências durante a pandemia da COVID-19 : investigações através de uma oficina de ensino de Paleontologia
spellingShingle A formação continuada de professores de ciências durante a pandemia da COVID-19 : investigações através de uma oficina de ensino de Paleontologia
Brasil, Gabriela Dipicoli
Educação continuada
Ensino
Capacitação profissional
COVID-19
Paleontologia
Teacher training
Basic education
Reflection
Teaching practice
title_short A formação continuada de professores de ciências durante a pandemia da COVID-19 : investigações através de uma oficina de ensino de Paleontologia
title_full A formação continuada de professores de ciências durante a pandemia da COVID-19 : investigações através de uma oficina de ensino de Paleontologia
title_fullStr A formação continuada de professores de ciências durante a pandemia da COVID-19 : investigações através de uma oficina de ensino de Paleontologia
title_full_unstemmed A formação continuada de professores de ciências durante a pandemia da COVID-19 : investigações através de uma oficina de ensino de Paleontologia
title_sort A formação continuada de professores de ciências durante a pandemia da COVID-19 : investigações através de uma oficina de ensino de Paleontologia
author Brasil, Gabriela Dipicoli
author_facet Brasil, Gabriela Dipicoli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brasil, Gabriela Dipicoli
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pizzato, Michelle Camara
contributor_str_mv Pizzato, Michelle Camara
dc.subject.por.fl_str_mv Educação continuada
Ensino
Capacitação profissional
COVID-19
Paleontologia
topic Educação continuada
Ensino
Capacitação profissional
COVID-19
Paleontologia
Teacher training
Basic education
Reflection
Teaching practice
dc.subject.eng.fl_str_mv Teacher training
Basic education
Reflection
Teaching practice
description A presente pesquisa teve como objetivo analisar como um processo de formação continuada de professores, oferecida de forma remota com a temática Paleontologia, pode contribuir para as práticas educativas e reflexivas dos professores de ciências. Para tanto, foram propostos os seguintes objetivos específicos, os quais estruturaram a dissertação: caracterizar as produções científicas sobre Formação Continuada de Professores de Ciências no Brasil, nos últimos 10 anos, tendo como referência as Dissertações e Teses do Banco de Teses e Dissertações da CAPES; identificar e caracterizar as principais orientações conceituais e metodológicas para o Ensino de Paleontologia para a Educação Básica; verificar as particularidades sobre a temática Paleontologia em aplicativos digitais; elaborar, aplicar e avaliar uma oficina de formação continuada de professores de ciências sobre Paleontologia, que vise a reflexão sobre a prática docente e o uso de práticas educativas diversificadas. Os três primeiros objetivos foram concretizados em forma de artigos, apresentados integralmente no corpo da dissertação. Para contemplar o quarto objetivo, foi elaborada e ofertada uma oficina de formação continuada de professores em Paleontologia para os professores de ciências de forma participativa, com o total de 10 encontros, ocorrido no ano de 2021. Quanto aos instrumentos de produção de dados, foram aplicados dois questionários: um inicial, com o objetivo de conhecer a formação inicial das professoras, bem como a sua área de atuação e o que elas gostariam de aprender durante a oficina, e um final, com o objetivo de verificar como a oficina contribuiu para a formação continuada de cada uma e as contribuições com relação a oficina. Além desses, também foram considerados como dados os planos de aula elaborados pelas participantes e apresentados em um dos encontros. Concluiu-se, após a pesquisa, que a formação continuada de professores de ciências, na forma crítica e reflexiva contribui ativamente para a carreira profissional do professor e que ainda é de grande valia para que os professores possam buscar conhecimento e aprofundamento na sua área de atuação.
publishDate 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-08-17T04:47:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/247054
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001146256
url http://hdl.handle.net/10183/247054
identifier_str_mv 001146256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247054/2/001146256.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/247054/1/001146256.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv c5390bfa1d66479fa59d4af048f855bd
b29b88b492ca9f64ba8490984bf646a7
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1831316138610393088