Os efeitos de intervenções baseadas em realidade virtual nas emoções positivas e negativas de adultos saudáveis : uma revisão sistemática e metanálise

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Cima, Marcos da Silveira
Orientador(a): Kessler, Felix Henrique Paim
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/259823
Resumo: Introdução: Nos últimos anos, ocorreu um aumento no interesse de pesquisadores e clínicos acerca da aplicação de tecnologia baseada em realidade virtual na área da saúde mental, principalmente considerando-se a promoção de bem-estar. Muitos ensaios clínicos têm sido publicados nessa área, especialmente envolvendo população adulta saudável. Até a presente data, nenhuma investigação revisou os efeitos de intervenções baseadas em realidade virtual na promoção de bem-estar, em ambientes não clínicos, tendo como principal desfecho o componente afetivo do bem-estar subjetivo (emoções positivas e negativas). Assim, a presente dissertação objetiva identificar, avaliar, e sumarizar os achados relacionados a essa questão de pesquisa, através de uma revisão sistemática. Métodos: Uma revisão sistemática e metanálise foi realizada (PROSPERO: CRD42020212643). Efetuamos a busca de estudos potencialmente elegíveis nas seguintes bases de dados: Medline (Pubmed), PsycINFO, Embase, Web of Science, Scopus, IEEE Xplore, and ACM. Incluímos estudos randomizados realizados com amostras de população adulta saudável provenientes de ambientes não clínicos, que utilizaram intervenções psicológicas baseadas em realidade virtual com foco no aumento de emoções positivas e na redução de emoções negativas, e com pelo menos uma escala validada de aferição do componente afetivo do bem-estar. Realizamos avaliação do risco de viés através da ferramenta Cochrane Risk of Bias 2.0. E a qualidade da evidência também foi avaliada. Resultados: A busca encontrou 10657 registros e 17 estudos foram incluídos. A amostra total foi de 1043, sendo 503 no grupo intervenção e 540 no grupo controle. Os resultados evidenciaram que intervenções baseadas em realidade virtual tiveram um efeito estatisticamente significativo no aumento de emoções positivas (p < 0.01), e a heterogeneidade foi moderada (I2 = 41%; p = 0.02). Intervenções baseadas na exposição à natureza utilizando realidade virtual foram as intervenções mais associadas com incremento nas emoções positivas (p=0.02). Entretanto, o efeito geral das intervenções baseadas em realidade virtual na diminuição de emoções negativas não foi significativo (p=0.31). A qualidade da evidência foi classificada como moderada para emoções positivas e como baixa para emoções negativas. Conclusões: Essa é a primeira revisão sistemática e metanálise de estudos randomizados a investigar intervenções baseadas em realidade virtual no componente afetivo do bem-estar subjetivo de população adulta saudável. A evidência atual mostra que tecnologias imersivas podem promover emoções positivas. Os achados sugerem que diferentes mecanismos podem distintamente influenciar emoções positivas e negativas. Assim, considera-se que estratégias na promoção de bem-estar podem incluir abordagens inovadoras como intervenções baseadas em realidade virtual.
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Efetuamos a busca de estudos potencialmente elegíveis nas seguintes bases de dados: Medline (Pubmed), PsycINFO, Embase, Web of Science, Scopus, IEEE Xplore, and ACM. Incluímos estudos randomizados realizados com amostras de população adulta saudável provenientes de ambientes não clínicos, que utilizaram intervenções psicológicas baseadas em realidade virtual com foco no aumento de emoções positivas e na redução de emoções negativas, e com pelo menos uma escala validada de aferição do componente afetivo do bem-estar. Realizamos avaliação do risco de viés através da ferramenta Cochrane Risk of Bias 2.0. E a qualidade da evidência também foi avaliada. Resultados: A busca encontrou 10657 registros e 17 estudos foram incluídos. A amostra total foi de 1043, sendo 503 no grupo intervenção e 540 no grupo controle. Os resultados evidenciaram que intervenções baseadas em realidade virtual tiveram um efeito estatisticamente significativo no aumento de emoções positivas (p < 0.01), e a heterogeneidade foi moderada (I2 = 41%; p = 0.02). Intervenções baseadas na exposição à natureza utilizando realidade virtual foram as intervenções mais associadas com incremento nas emoções positivas (p=0.02). Entretanto, o efeito geral das intervenções baseadas em realidade virtual na diminuição de emoções negativas não foi significativo (p=0.31). A qualidade da evidência foi classificada como moderada para emoções positivas e como baixa para emoções negativas. Conclusões: Essa é a primeira revisão sistemática e metanálise de estudos randomizados a investigar intervenções baseadas em realidade virtual no componente afetivo do bem-estar subjetivo de população adulta saudável. A evidência atual mostra que tecnologias imersivas podem promover emoções positivas. Os achados sugerem que diferentes mecanismos podem distintamente influenciar emoções positivas e negativas. Assim, considera-se que estratégias na promoção de bem-estar podem incluir abordagens inovadoras como intervenções baseadas em realidade virtual.Background: Over the past years there has been an increase in the interest of researchers and clinicians on the application of virtual reality technology in mental health, mainly on variables associated to wellbeing promotion. Several clinical trials have been published in the area, especially considering healthy adults. Up to this date, no investigation reviewed the effects of virtual reality-based interventions on the promotion of wellbeing in non-clinical settings, focusing on the affective component of subjective wellbeing (positive and negative emotions) as the main outcome. Thus, the present dissertation aims to identify, evaluate, and summarize the findings related to this research question, performing a systematic review. Methods: A systematic review and meta-analysis was conducted (PROSPERO: CRD42020212643). Potentially eligible studies were searched in the following databases: Medline (Pubmed), PsycINFO, Embase, Web of Science, Scopus, IEEE Xplore, and ACM. We included randomized trials based on healthy adults from non-clinical settings; using a virtual reality-based intervention focused on increasing positive emotions and reducing negative emotions; with at least one validated measure of the affective component of wellbeing. The risk of bias was assessed by the Cochrane Risk of Bias 2.0 tool. And, the quality of evidence was also assessed. Results: The search retrieved 10657 records, and 17 studies were included. A total of 1043 observations were made, 503 in the intervention group and 540 in the control group. The results showed that virtual reality-based interventions had a significant effect on improving positive emotions (p<0.01), and heterogeneity was moderate (I2 = 41%; p = 0.02). Nature-based interventions using virtual reality were the most common intervention type, significantly enhancing positive emotions (p=0.02). The overall effect of virtual reality-based psychological interventions on reducing negative emotions was not significant (p=0.31). The quality of evidence was rated as moderate to positive emotions and as low to negative emotions. Conclusions: This is the first systematic review and meta-analysis of randomized trials to investigate virtual reality-based interventions on the affective component of subjective wellbeing in healthy adults. Current evidence supports that immersive technologies can promote positive emotions. The findings suggest that different mechanisms may distinctly influence positive and negative emotions. Thus, strategies on wellbeing promotion may include innovative practices such as virtual reality-based interventions.application/pdfporEmoçõesRealidade virtualPsiquiatriaRevisão sistemáticaMetanáliseAdultoWellbeingEmotionVirtual realityDigital psychiatrySystematic reviewOs efeitos de intervenções baseadas em realidade virtual nas emoções positivas e negativas de adultos saudáveis : uma revisão sistemática e metanáliseinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de MedicinaPrograma de Pós-Graduação em Psiquiatria e Ciências do ComportamentoPorto Alegre, BR-RS2023mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001170463.pdf.txt001170463.pdf.txtExtracted Texttext/plain199334http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259823/2/001170463.pdf.txtc8aba177c363834860d199c9f7c87a28MD52ORIGINAL001170463.pdfTexto completoapplication/pdf2363943http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/259823/1/001170463.pdf4a7df342af1ad133fd39311addfc0462MD5110183/2598232024-09-21 06:41:52.146888oai:www.lume.ufrgs.br:10183/259823Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532024-09-21T09:41:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
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