Localização comercial intra-urbana : análise de crescimento através do modelo logístico
Ano de defesa: | 2009 |
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Link de acesso: | http://hdl.handle.net/10183/18680 |
Resumo: | Este trabalho investiga os processos de crescimento e evolução das localizações comerciais no espaço urbano. A formação e o desenvolvimento de múltiplos núcleos comerciais é parte do cenário urbano contemporâneo, criando padrões espaciais e temporais heterogêneos, que desafiam a compreensão de teóricos e planejadores. O estudo desses processos requer abordagens dinâmicas, compatíveis com a escala e a velocidade das mudanças. Nesse contexto, recorta-se como problema de pesquisa a modelagem do crescimento das localizações comerciais em setores urbanos, ao longo do tempo. O trabalho propõe a representação da dinâmica de crescimento quantitativo do comércio no espaço urbano através da distribuição logística, um modelo dinâmico e não-linear, capaz de descrever tipos de crescimento com capacidade limitada. O modelo adotado pressupõe um processo descentralizado de tomada de decisões individuais de localização por parte dos agentes - os lojistas - condicionados pelas decisões dos demais. Tais decisões dependem da interação com um ambiente que está em transformação, portanto as respostas também variam. Nesta concepção, forças de aceleração e desaceleração do crescimento das localizações comerciais, que emanam do processo de estruturação espacial urbana, são filtradas através de um processo de leitura e percepção por parte dos agentes. O modelo proposto é validado em quatro setores na cidade de Porto Alegre: Centro, Azenha, Menino Deus e Iguatemi, considerando dados de número de estabelecimentos varejistas ao longo de uma série temporal de 23 anos, de 1983 a 2006. Nesta pesquisa, o modelo logístico também foi explorado como instrumento de descrição e análise de dois problemas relacionados ao crescimento das localizações comerciais em setores urbanos. O primeiro diz respeito aos fatores envolvidos em tal crescimento. A hipótese adotada é que diferenças no processo de estruturação espacial urbana teriam capacidade de produzir uma especificidade no processo de crescimento do comércio em cada área considerada. Diferentes indicadores da estrutura espacial urbana são relacionados à dinâmica de crescimento em cada área, visando identificar os fatores mais relevantes a atuar nesse processo. O segundo problema envolve a aplicação do modelo logístico para o caso da implantação de um grande equipamento comercial, do tipo shopping center, avaliando como este afeta o crescimento do comércio no seu entorno. A investigação demonstra que o modelo proposto descreve o crescimento das localizações comerciais com alto grau de correlação com os dados empíricos em todas as áreas estudadas. O trabalho evidencia também que o modelo possibilita associar os fatores da estrutura espacial urbana ao crescimento do comércio. O modelo também se mostrou um instrumento válido para a análise do impacto da implantação de grandes equipamentos comerciais sobre o processo de crescimento do comércio no seu entorno. |
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Maraschin, ClariceKrafta, Rômulo Celso2010-03-10T04:15:12Z2009http://hdl.handle.net/10183/18680000731495Este trabalho investiga os processos de crescimento e evolução das localizações comerciais no espaço urbano. A formação e o desenvolvimento de múltiplos núcleos comerciais é parte do cenário urbano contemporâneo, criando padrões espaciais e temporais heterogêneos, que desafiam a compreensão de teóricos e planejadores. O estudo desses processos requer abordagens dinâmicas, compatíveis com a escala e a velocidade das mudanças. Nesse contexto, recorta-se como problema de pesquisa a modelagem do crescimento das localizações comerciais em setores urbanos, ao longo do tempo. O trabalho propõe a representação da dinâmica de crescimento quantitativo do comércio no espaço urbano através da distribuição logística, um modelo dinâmico e não-linear, capaz de descrever tipos de crescimento com capacidade limitada. O modelo adotado pressupõe um processo descentralizado de tomada de decisões individuais de localização por parte dos agentes - os lojistas - condicionados pelas decisões dos demais. Tais decisões dependem da interação com um ambiente que está em transformação, portanto as respostas também variam. Nesta concepção, forças de aceleração e desaceleração do crescimento das localizações comerciais, que emanam do processo de estruturação espacial urbana, são filtradas através de um processo de leitura e percepção por parte dos agentes. O modelo proposto é validado em quatro setores na cidade de Porto Alegre: Centro, Azenha, Menino Deus e Iguatemi, considerando dados de número de estabelecimentos varejistas ao longo de uma série temporal de 23 anos, de 1983 a 2006. Nesta pesquisa, o modelo logístico também foi explorado como instrumento de descrição e análise de dois problemas relacionados ao crescimento das localizações comerciais em setores urbanos. O primeiro diz respeito aos fatores envolvidos em tal crescimento. A hipótese adotada é que diferenças no processo de estruturação espacial urbana teriam capacidade de produzir uma especificidade no processo de crescimento do comércio em cada área considerada. Diferentes indicadores da estrutura espacial urbana são relacionados à dinâmica de crescimento em cada área, visando identificar os fatores mais relevantes a atuar nesse processo. O segundo problema envolve a aplicação do modelo logístico para o caso da implantação de um grande equipamento comercial, do tipo shopping center, avaliando como este afeta o crescimento do comércio no seu entorno. A investigação demonstra que o modelo proposto descreve o crescimento das localizações comerciais com alto grau de correlação com os dados empíricos em todas as áreas estudadas. O trabalho evidencia também que o modelo possibilita associar os fatores da estrutura espacial urbana ao crescimento do comércio. O modelo também se mostrou um instrumento válido para a análise do impacto da implantação de grandes equipamentos comerciais sobre o processo de crescimento do comércio no seu entorno.This thesis investigates growth and evolution in retail location. The presence of multiple retail centers is an essential part of the contemporary urban scene, leading to heterogeneous spatial and temporal patterns, whose comprehension defies scholars and planners. Dynamic approaches are required for studying those processes of urban change, considering the scale and speed of change. In this context, this study focuses on modeling the growth of retail location in urban areas through time. To represent quantitative growth of retail location, the work proposes the use of logistic model, a non-linear model designed to describe a specific capacitated growing dynamics. The model assumes a decentralized process of individual location decisions taken by agents – the retailers – constrained by others decisions. Such decisions interact on a changing environment, thus, the answers also change. In this sense, accelerating and deterring forces for retail location growing, emanating from urban spatial structure, pass through a sort of filtering process: the way agents perceive and interpret the environment. Proposed model is validated in four areas in the city of Porto Alegre, Brazil: Centro, Azenha, Menino Deus and Iguatemi, considering data on number of retail establishment through a temporal data set of 23 years, from 1983 to 2006. In this study, logistic model has also been applied to describe and analyze two problems regarding retail location growth. The first problem refers to the causal factors involved in such growth process. The hypothesis adopted is that differences in spatial structuration process are able to produce a specific pattern of temporal growth. Different urban spatial structure indicators are then related to dynamics of growth in each area, trying to identify the most relevant aspects affecting this process. The second problem involves the use of logistic model referring to the case of large retail formats – such as regional shopping centers - aiming to understand the impact of such planned centers on quantitative retail growth. The investigation demonstrates that proposed model describes the growing of retail location with high levels of correlation to empirical data in all studied areas. It also shows that is possible to relate urban spatial structure factors to retail location growth. The model also performs as a valid instrument of impact analysis of large retail formats on the retail growth process at its neighborhood.application/pdfporEspaço urbanoComércioCrescimento urbanoEstrutura urbanaConfiguração espacialModelagem urbanaCidades : Porto Alegre (RS)Retail locationUrban modelingLogistic growthShopping centerLocalização comercial intra-urbana : análise de crescimento através do modelo logísticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulFaculdade de ArquiteturaPrograma de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e RegionalPorto Alegre, BR-RS2009doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000731495.pdf000731495.pdfTexto completoapplication/pdf8605321http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18680/1/000731495.pdf98c4d8ae31b20a2cfdf622419c170357MD51TEXT000731495.pdf.txt000731495.pdf.txtExtracted Texttext/plain462247http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18680/2/000731495.pdf.txt8f10b0c4ddd94c39e297f03291218e45MD52THUMBNAIL000731495.pdf.jpg000731495.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1305http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/18680/3/000731495.pdf.jpg29b5c6e2b26a29f356bdf8c799f49228MD5310183/186802018-10-11 08:24:04.977oai:www.lume.ufrgs.br:10183/18680Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-11T11:24:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
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