"Atenção a banda" : uma etnografia musical entre quatro bandas escolares do Rio Grande do Sul

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Silva, Genaína Lemes da
Orientador(a): Braga, Reginaldo Gil
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/212514
Resumo: Esta dissertação visa, como objetivo, compreender os processos de construções identitárias de quatro bandas escolares em diálogo com suas trajetórias musicais, características, formas de organização e práticas musicais. O trabalho de campo configura-se a partir de uma etnografia musical por meio de uma abordagem etnomusicológica. As bandas que compreendem este estudo representam dois momentos distintos de formações e transformações das bandas escolares gaúchas, considerando como marco inicial o final da década de 1950. As corporações selecionadas para representar esses períodos são a Banda Juliana da Escola Júlio de Castilhos de Porto Alegre, Banda Morada do Vale da Escola CIEP Morada do Vale de Gravataí, Banda São João da Escola La Salle São João de Porto Alegre e Banda São Marcos da Escola Luterana São Marcos de Alvorada. O trabalho é construído a partir das pistas apontadas pelos colaboradores da pesquisa ao longo dos anos de 2018 e 2019, assim como através da realização de entrevistas, acompanhamentos de ensaios, apresentações e convivência com as bandas. Assim, conseguimos extrair pontos significativos para caracterizar a construção identitária desses grupos, estando entre eles as relações de proximidade e distanciamento entre banda, bairro e escola, relações de “forças” e poder, interações e conflitos nas bandas e entre bandas, mediados pela condução das práticas musicais internas e pelos trânsitos externos.
id URGS_b9fb6456c4aea605a57c95748d723798
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212514
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str
spelling Silva, Genaína Lemes daBraga, Reginaldo Gil2020-07-29T03:41:50Z2020http://hdl.handle.net/10183/212514001116303Esta dissertação visa, como objetivo, compreender os processos de construções identitárias de quatro bandas escolares em diálogo com suas trajetórias musicais, características, formas de organização e práticas musicais. O trabalho de campo configura-se a partir de uma etnografia musical por meio de uma abordagem etnomusicológica. As bandas que compreendem este estudo representam dois momentos distintos de formações e transformações das bandas escolares gaúchas, considerando como marco inicial o final da década de 1950. As corporações selecionadas para representar esses períodos são a Banda Juliana da Escola Júlio de Castilhos de Porto Alegre, Banda Morada do Vale da Escola CIEP Morada do Vale de Gravataí, Banda São João da Escola La Salle São João de Porto Alegre e Banda São Marcos da Escola Luterana São Marcos de Alvorada. O trabalho é construído a partir das pistas apontadas pelos colaboradores da pesquisa ao longo dos anos de 2018 e 2019, assim como através da realização de entrevistas, acompanhamentos de ensaios, apresentações e convivência com as bandas. Assim, conseguimos extrair pontos significativos para caracterizar a construção identitária desses grupos, estando entre eles as relações de proximidade e distanciamento entre banda, bairro e escola, relações de “forças” e poder, interações e conflitos nas bandas e entre bandas, mediados pela condução das práticas musicais internas e pelos trânsitos externos.This dissertation aims, as an objective, to understand the processes of identity construction of four school bands in dialogue with their musical trajectories, characteristics, forms of organization and musical practices. The fieldwork is configured from a musical ethnography through an ethnomusicological approach. The bands that comprise this study represent two distinct moments of formations and transformations of the school bands from Rio Grande do Sul, considering the end of the 1950s as the starting point. The corporations selected to represent these periods are the Juliana Band of the Júlio de Castilhos School, Porto Alegre; Morada do Vale Band of CIEP Morada do Vale School, Gravataí; São João Band of La Salle São João School, Porto Alegre and São Marcos Band of Lutheran School São Marcos, Alvorada. The work is built from the clues pointed out by the research collaborators throughout the years 2018 and 2019, as well as through interviews, accompaniment of rehearsals, presentations and living with the bands. Thus, we were able to extract significant points to characterize the identity construction of these groups, including the relations of proximity and distance between band, neighborhood and school, relations of “forces” and power, interactions and conflicts in the bands and between bands, mediated by the conduct of the internal musical practices and external transits.application/pdfporEtnomusicologiaMusicologiaBanda (Música)IdentidadeMúsicaRio Grande do SulEthnomusicologySchool bandsMusicIdentities"Atenção a banda" : uma etnografia musical entre quatro bandas escolares do Rio Grande do Sulinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaPorto Alegre, BR-RS2020mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT001116303.pdf.txt001116303.pdf.txtExtracted Texttext/plain308637http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212514/2/001116303.pdf.txt72c5e969aa0016065ec6b10f38f6e6c8MD52ORIGINAL001116303.pdfTexto completoapplication/pdf3855245http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212514/1/001116303.pdf4301b7f9a8eff8a4bccfbe102ee83b60MD5110183/2125142020-07-30 03:38:28.587827oai:www.lume.ufrgs.br:10183/212514Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532020-07-30T06:38:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Atenção a banda" : uma etnografia musical entre quatro bandas escolares do Rio Grande do Sul
title "Atenção a banda" : uma etnografia musical entre quatro bandas escolares do Rio Grande do Sul
spellingShingle "Atenção a banda" : uma etnografia musical entre quatro bandas escolares do Rio Grande do Sul
Silva, Genaína Lemes da
Etnomusicologia
Musicologia
Banda (Música)
Identidade
Música
Rio Grande do Sul
Ethnomusicology
School bands
Music
Identities
title_short "Atenção a banda" : uma etnografia musical entre quatro bandas escolares do Rio Grande do Sul
title_full "Atenção a banda" : uma etnografia musical entre quatro bandas escolares do Rio Grande do Sul
title_fullStr "Atenção a banda" : uma etnografia musical entre quatro bandas escolares do Rio Grande do Sul
title_full_unstemmed "Atenção a banda" : uma etnografia musical entre quatro bandas escolares do Rio Grande do Sul
title_sort "Atenção a banda" : uma etnografia musical entre quatro bandas escolares do Rio Grande do Sul
author Silva, Genaína Lemes da
author_facet Silva, Genaína Lemes da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Genaína Lemes da
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Braga, Reginaldo Gil
contributor_str_mv Braga, Reginaldo Gil
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomusicologia
Musicologia
Banda (Música)
Identidade
Música
Rio Grande do Sul
topic Etnomusicologia
Musicologia
Banda (Música)
Identidade
Música
Rio Grande do Sul
Ethnomusicology
School bands
Music
Identities
dc.subject.eng.fl_str_mv Ethnomusicology
School bands
Music
Identities
description Esta dissertação visa, como objetivo, compreender os processos de construções identitárias de quatro bandas escolares em diálogo com suas trajetórias musicais, características, formas de organização e práticas musicais. O trabalho de campo configura-se a partir de uma etnografia musical por meio de uma abordagem etnomusicológica. As bandas que compreendem este estudo representam dois momentos distintos de formações e transformações das bandas escolares gaúchas, considerando como marco inicial o final da década de 1950. As corporações selecionadas para representar esses períodos são a Banda Juliana da Escola Júlio de Castilhos de Porto Alegre, Banda Morada do Vale da Escola CIEP Morada do Vale de Gravataí, Banda São João da Escola La Salle São João de Porto Alegre e Banda São Marcos da Escola Luterana São Marcos de Alvorada. O trabalho é construído a partir das pistas apontadas pelos colaboradores da pesquisa ao longo dos anos de 2018 e 2019, assim como através da realização de entrevistas, acompanhamentos de ensaios, apresentações e convivência com as bandas. Assim, conseguimos extrair pontos significativos para caracterizar a construção identitária desses grupos, estando entre eles as relações de proximidade e distanciamento entre banda, bairro e escola, relações de “forças” e poder, interações e conflitos nas bandas e entre bandas, mediados pela condução das práticas musicais internas e pelos trânsitos externos.
publishDate 2020
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2020-07-29T03:41:50Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/212514
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 001116303
url http://hdl.handle.net/10183/212514
identifier_str_mv 001116303
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212514/2/001116303.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/212514/1/001116303.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 72c5e969aa0016065ec6b10f38f6e6c8
4301b7f9a8eff8a4bccfbe102ee83b60
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1816737398903537664