A qualidade dos cuidados aos bebês e crianças pequenas em contexto de acolhimento institucional: diálogos com a abordagem Pikler

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: SANTOS, Maria Carolina Marques dos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal Rural de Pernambuco
UFRPE - FUNDAJ
Brasil
UFRPE
Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9037
Resumo: No cenário brasileiro, quando há a ameaça ou violação dos direitos das crianças, a prática mais utilizada é o acolhimento institucional. Entendemos que a institucionalização dos bebês e crianças pequenas pode repercutir negativamente no seu neurodesenvolvimento, porém, também compreendemos que o acolhimento institucional não é, necessariamente, prejudicial ao desenvolvimento infantil, desde que a instituição tenha as condições necessárias para um desenvolvimento pleno e saudável. O principal referencial teórico utilizado nessa pesquisa foi a Abordagem Pikler, com articulação de teorias do Desenvolvimento Infantil (Teoria do Apego, Teoria do Desenvolvimento Emocional e as Neurociências em uma perspectiva Histórico-Cultural). A Abordagem Pikler pode ser considerada uma filosofia educativa voltada para bebês e crianças de 0 a 3 anos de idade, que tem como princípios: 1. A valorização da autonomia da criança; 2. A valorização de relação privilegiada com uma figura de referência; 3. A boa imagem da criança sobre si e seu entorno e 4. A boa saúde da criança. Diante disso, a presente dissertação buscou investigar as interações que se estabelecem entre as educadoras/cuidadoras e as crianças, de 0 a 3 anos de idade, em uma instituição de acolhimento do Recife-PE e, a partir disto, construir uma proposta de intervenções formativas para as educadoras. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, do tipo participante. Em relação aos procedimentos, para a construção dos registros, foram utilizadas: 1. Observações; 2. Registros videográficos das atividades de cuidados no momento de higienização (banho e troca) e 3. Entrevistas com as educadoras/cuidadoras. Os registros da pesquisa foram analisados utilizando contribuições da Análise Micronegética, Análise Interacional e Núcleos de Significação. Os resultados demonstraram que em relação ao tempo e espaço, a forma como estes estão organizados na instituição pesquisada não favorece a colaboração dos bebês e crianças pequenas nos momentos de cuidados, assim como limita o movimento autônomo durante o brincar. Nossas análises também apontaram, que as constitutivas das práticas de cuidado, presentes nas falas das educadoras/cuidadoras, demonstraram que as profissionais ainda pouco compreendem sobre a importância da prática de cuidado de qualidade e estável, para que o desenvolvimento e a constituição do bebê/criança aconteçam de forma saudável no ambiente institucional. Notamos que esta lacuna formativa das profissionais influencia diretamente em suas práticas, e a partir da caracterização das interações que se estabelecem entre as profissionais e os bebês/crianças pequenas durante as atividades de cuidado, especificamente no banho, conseguimos identificar três perfis: 1. Não responsividade – cuidados realizados de forma mecânica; 2. Volubilidade – cuidados realizados ora de forma mecânica, ora de forma responsiva; 3. Responsividade – práticas que se aproximam de um cuidado de qualidade. Diante disso, elaboramos uma ação interventiva, com base nos quatros princípios da Abordagem Pikler e também considerando o contexto da instituição pesquisada, a fim de contribuir para melhorar a qualidade dos cuidados realizados, além de possibilitar a reflexão das profissionais sobre a identidade da instituição de acolhimento, como ambiente de vida potente para os bebês/crianças pequenas, e não apenas um local de espera.
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A Abordagem Pikler pode ser considerada uma filosofia educativa voltada para bebês e crianças de 0 a 3 anos de idade, que tem como princípios: 1. A valorização da autonomia da criança; 2. A valorização de relação privilegiada com uma figura de referência; 3. A boa imagem da criança sobre si e seu entorno e 4. A boa saúde da criança. Diante disso, a presente dissertação buscou investigar as interações que se estabelecem entre as educadoras/cuidadoras e as crianças, de 0 a 3 anos de idade, em uma instituição de acolhimento do Recife-PE e, a partir disto, construir uma proposta de intervenções formativas para as educadoras. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa se caracteriza como qualitativa, do tipo participante. Em relação aos procedimentos, para a construção dos registros, foram utilizadas: 1. Observações; 2. Registros videográficos das atividades de cuidados no momento de higienização (banho e troca) e 3. Entrevistas com as educadoras/cuidadoras. Os registros da pesquisa foram analisados utilizando contribuições da Análise Micronegética, Análise Interacional e Núcleos de Significação. Os resultados demonstraram que em relação ao tempo e espaço, a forma como estes estão organizados na instituição pesquisada não favorece a colaboração dos bebês e crianças pequenas nos momentos de cuidados, assim como limita o movimento autônomo durante o brincar. Nossas análises também apontaram, que as constitutivas das práticas de cuidado, presentes nas falas das educadoras/cuidadoras, demonstraram que as profissionais ainda pouco compreendem sobre a importância da prática de cuidado de qualidade e estável, para que o desenvolvimento e a constituição do bebê/criança aconteçam de forma saudável no ambiente institucional. Notamos que esta lacuna formativa das profissionais influencia diretamente em suas práticas, e a partir da caracterização das interações que se estabelecem entre as profissionais e os bebês/crianças pequenas durante as atividades de cuidado, especificamente no banho, conseguimos identificar três perfis: 1. Não responsividade – cuidados realizados de forma mecânica; 2. Volubilidade – cuidados realizados ora de forma mecânica, ora de forma responsiva; 3. Responsividade – práticas que se aproximam de um cuidado de qualidade. Diante disso, elaboramos uma ação interventiva, com base nos quatros princípios da Abordagem Pikler e também considerando o contexto da instituição pesquisada, a fim de contribuir para melhorar a qualidade dos cuidados realizados, além de possibilitar a reflexão das profissionais sobre a identidade da instituição de acolhimento, como ambiente de vida potente para os bebês/crianças pequenas, e não apenas um local de espera.In the Brazilian scenario, when there is a threat or violation of children's rights, the most used practice is institutional care. We understand that the institutionalization of babies and young children can have a negative impact on their neurodevelopment, however, we also understand that institutional care is not necessarily harmful to child development, as long as the institution has the necessary conditions for full and healthy development. The main theoretical framework used in this research was the Pikler Approach, with articulation of Child Development theories (Attachment Theory, Emotional Development Theory and Neurosciences in a Historical-Cultural perspective). The Pikler Approach can be considered an educational philosophy aimed at babies and children from 0 to 3 years old, whose principles are: 1. Valuing the child's autonomy; 2. The appreciation of a privileged relationship with a reference figure; 3. The child's good image of himself and his surroundings; 4. The child's good health. Therefore, this dissertation sought to characterize the relationships established between educators / caregivers and children, from 0 to 3 years old, in a host institution in Recife-PE and, from then on, build a proposal for training interventions for social educators. From a methodological point of view, the research is characterized as qualitative, of the participant type. In relation to the procedures, for the construction of the records, we used: 1. observations; 2. videographic records of care activities at the time of cleaning (bathing and changing); 3. Interviews with educators / caregivers. The research records were analyzed using contributions from Micronegetic Analysis, Interactional Analysis and Nuclei of Meanings. The results showed that in relation to time and space, the way they are organized in the researched institution does not favor the collaboration of babies and young children in the moments of care, as well as limiting the autonomous movement during play. Our analyzes also pointed out that the constituents of the care practices present in the statements of the educators / caregivers demonstrated that the professionals still little understand about the importance of the quality and stable care practice, so that the development and constitution of the baby / child can happen. healthy way in the institutional environment. We note that this training gap of professionals directly influences their practices and from the characterization of the interactions that are established between professionals and babies / young children during care activities, specifically in the bath, we were able to identify three profiles: 1. Non-responsiveness - mechanical care; 2. Volubility - care performed either mechanically or responsively; Responsiveness - practices that come close to quality care. In view of this, we elaborated an interventional action, based on the four principles of the Pikler Approach and also considered the context of the researched institution, in order to contribute to improving the quality of the care provided, as well as enabling the reflection of professionals on the identity of the institution of welcoming, as a powerful living environment for babies / young children, and not just a waiting place.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESUniversidade Federal Rural de PernambucoUFRPE - FUNDAJBrasilUFRPEPrograma de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e IdentidadesLYRA, Pompéia VillachanNABINGER, Sylvia BaldinoPEDROSA, Maria Isabel Patrício de CarvalhoSOARES, Cristina FaçanhasPERES, Flávia Mendes de Andrade eSANTOS, Maria Carolina Marques dos2023-06-01T21:23:44Z2020-11-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfSANTOS, Maria Carolina Marques dos. A qualidade dos cuidados aos bebês e crianças pequenas em contexto de acolhimento institucional: diálogos com a abordagem Pikler. 2020. 190 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação Associado em Educação, Culturas e Identidades) - Universidade Federal Rural de Pernambuco, Recife.http://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede2/handle/tede2/9037ark:/57462/001300000bk81porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPEinstname:Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)instacron:UFRPE2023-06-01T21:23:44Zoai:tede2:tede2/9037Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/tede/PUBhttp://www.tede2.ufrpe.br:8080/oai/requestbdtd@ufrpe.br ||bdtd@ufrpe.bropendoar:2023-06-01T21:23:44Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)false
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