Decisão de frota própria versus terceirizada: proposta de um modelo hierárquico para empresas de transporte rodoviário de cargas no Brasil
Ano de defesa: | 2020 |
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Orientador(a): | |
Banca de defesa: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios
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Departamento: |
Escola de Gestão e Negócios
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: | |
Palavras-chave em Inglês: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9289 |
Resumo: | O transporte rodoviário de cargas requer a utilização de ativos significativos, que podem ser próprios ou terceirizados. Isso implica em as empresas de transporte terem que optar por estratégias adequadas de definição da frota. A escolha em manter caminhões próprios e/ou subcontratar terceiros, bem como a proporção em utilizar ambas opções é fundamental para essas empresas. Este processo de tomada de decisões é complexo e envolve uma série de variáveis. O presente estudo tem como tema central a decisão entre possuir frota própria ou terceirizada. O objetivo geral foi analisar as variáveis-chave de tomada de decisão das empresas de transporte rodoviário de cargas para o uso de frota própria ou terceirizada no Brasil. Os estudos empíricos e teorias avaliadas indicaram uma série de variáveis intervenientes nesse processo decisório, dentre elas: custo de frota, capacidade de investimento, geração de receita, fluxo de caixa, produtividade de frota, controle e gestão de frota, grau de dependência de terceiros, tabela de frete mínimo, demandas trabalhistas, qualidade do serviço, demanda e concorrência. A partir disso, para validação das variáveis previamente apontadas, a pesquisa de campo consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com oito experts na área de transporte. A identificação das variáveis-chave possibilitou a estruturação do modelo hierárquico composto pelos critérios agrupados em quatro áreas (financeira, operacional, legal e mercadológica), assim como a vinculação das mesmas com as respectivas teorias que justificam sua utilização. Dada a complexidade da tomada de decisão, foi aplicado o Método da Análise Hierárquica (AHP) nos entrevistados. A aplicação do modelo trouxe como resultado as percepções dos entrevistados, permitindo a análise comparativa da realidade fática das empresas participantes com o apontado pelo AHP. Os resultados mostraram que a frota própria prevaleceu quando as variáveis legais receberam um nível de importância maior em relação as demais. Já na medida que as variáveis financeiras tiveram maior importância houve prevalência de frota terceirizada. O estudo demonstrou que a identificação das variáveis-chave de definição de frota e a respectiva aplicação do AHP tornam-se ferramentas de aplicação prática para tomada de decisão estratégica de frota nas empresas de transporte rodoviário de cargas. Apesar de todos respondentes terem concordado com validade do resultado apontado pelo método AHP, como alguns desses resultados não corresponderam com a realidade praticada pela empresa, sugere-se futuros estudos de investigação sobre a divergência entre percepção do entrevistado e a prática da empresa. |
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2020-09-02T15:05:58Z2020-09-02T15:05:58Z2020-03-30Submitted by Tatiane Vieira da Costa (tatianec) on 2020-09-02T15:05:58Z No. of bitstreams: 1 Samuel Michel Faller_.pdf: 1199276 bytes, checksum: ad8ff38ae808abb7b9b67bf76c299a38 (MD5)Made available in DSpace on 2020-09-02T15:05:58Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Samuel Michel Faller_.pdf: 1199276 bytes, checksum: ad8ff38ae808abb7b9b67bf76c299a38 (MD5) Previous issue date: 2020-03-30O transporte rodoviário de cargas requer a utilização de ativos significativos, que podem ser próprios ou terceirizados. Isso implica em as empresas de transporte terem que optar por estratégias adequadas de definição da frota. A escolha em manter caminhões próprios e/ou subcontratar terceiros, bem como a proporção em utilizar ambas opções é fundamental para essas empresas. Este processo de tomada de decisões é complexo e envolve uma série de variáveis. O presente estudo tem como tema central a decisão entre possuir frota própria ou terceirizada. O objetivo geral foi analisar as variáveis-chave de tomada de decisão das empresas de transporte rodoviário de cargas para o uso de frota própria ou terceirizada no Brasil. Os estudos empíricos e teorias avaliadas indicaram uma série de variáveis intervenientes nesse processo decisório, dentre elas: custo de frota, capacidade de investimento, geração de receita, fluxo de caixa, produtividade de frota, controle e gestão de frota, grau de dependência de terceiros, tabela de frete mínimo, demandas trabalhistas, qualidade do serviço, demanda e concorrência. A partir disso, para validação das variáveis previamente apontadas, a pesquisa de campo consistiu na realização de entrevistas semiestruturadas com oito experts na área de transporte. A identificação das variáveis-chave possibilitou a estruturação do modelo hierárquico composto pelos critérios agrupados em quatro áreas (financeira, operacional, legal e mercadológica), assim como a vinculação das mesmas com as respectivas teorias que justificam sua utilização. Dada a complexidade da tomada de decisão, foi aplicado o Método da Análise Hierárquica (AHP) nos entrevistados. A aplicação do modelo trouxe como resultado as percepções dos entrevistados, permitindo a análise comparativa da realidade fática das empresas participantes com o apontado pelo AHP. Os resultados mostraram que a frota própria prevaleceu quando as variáveis legais receberam um nível de importância maior em relação as demais. Já na medida que as variáveis financeiras tiveram maior importância houve prevalência de frota terceirizada. O estudo demonstrou que a identificação das variáveis-chave de definição de frota e a respectiva aplicação do AHP tornam-se ferramentas de aplicação prática para tomada de decisão estratégica de frota nas empresas de transporte rodoviário de cargas. Apesar de todos respondentes terem concordado com validade do resultado apontado pelo método AHP, como alguns desses resultados não corresponderam com a realidade praticada pela empresa, sugere-se futuros estudos de investigação sobre a divergência entre percepção do entrevistado e a prática da empresa.The road freight transportation requires the use of significant assets that could be own or outsourced. This imply transport companies have to choose for appropriate fleet definition strategies. The choice in keeping own trucks and/or subcontracting third parties, as well as the proportion of using both options is fundamental for these companies. This decision-making process is complex and involves a number of variables. This study has its central theme the decision between having its own fleet or outsourced. The general objective was to analyze the key decision-making variables of road freight transport companies for using their own or outsourced fleet in Brazil. The empirical studies and theories evaluated indicated a series of variables intervening in this decision-making process, such as: fleet cost, investment capacity, revenue generation, cash flow, fleet productivity, fleet management, dependence on third parties, freight minimum table, labor demands, quality of service, market demand and competition. From this, to validate the variables previously mentioned, the field research consisted of conducting semi-structured interviews with eight experts in the transport area. The identification of key variables made it possible to structure the hierarchical model composed of criteria grouped into four areas (financial, operational, legal and marketing), as well as linking them with the respective theories that justify their use. Given the complexity of decision making, the Analytic Hierarchy Process Method (AHP) was applied to the interviewees. The application of the model brought as a result the interviewees’ perception, allowing a comparative analysis of the reality of the participating companies with that pointed out by the AHP. The results showed that the own fleet prevailed when the legal variables received a higher level of importance in relation to the others. However, when the financial variables were more important, there was a prevalence of outsourced fleet. The study demonstrated that the identification of the key fleet definition variables and the respective application of AHP become practical application tools for strategic fleet decision making in road cargo transportation companies. Although all respondents agreed with the validity of the result indicated by the AHP method, as some of these results did not correspond with the reality practiced by the company, future studies to investigate the divergence between the interviewee's perception and the company's practice are suggested.NenhumaFaller, Samuel Michelhttp://lattes.cnpq.br/8570922030258834http://lattes.cnpq.br/1254781114268208Machado, Marcelo AndréUniversidade do Vale do Rio dos SinosPrograma de Pós-Graduação em Gestão e NegóciosUnisinosBrasilEscola de Gestão e NegóciosDecisão de frota própria versus terceirizada: proposta de um modelo hierárquico para empresas de transporte rodoviário de cargas no BrasilACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::AdministraçãoTransporte rodoviário de cargaVariáveis de decisão de frotaTerceirização de frotaModelo hierárquico para decisão de frotaFrota própria ou terceirizadaRoad freight transportFleet decision variablesFleet outsourcingHierarchical model for fleet decisionOwn or outsourced fleetinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/9289info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos)instname:Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)instacron:UNISINOSORIGINALSamuel Michel Faller_.pdfSamuel Michel Faller_.pdfapplication/pdf1199276http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9289/1/Samuel+Michel+Faller_.pdfad8ff38ae808abb7b9b67bf76c299a38MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82175http://repositorio.jesuita.org.br/bitstream/UNISINOS/9289/2/license.txt320e21f23402402ac4988605e1edd177MD52UNISINOS/92892020-09-02 12:07:04.524oai:www.repositorio.jesuita.org.br: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 Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.repositorio.jesuita.org.br/oai/requestopendoar:2020-09-02T15:07:04Repositório Institucional da UNISINOS (RBDU Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)false |
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