A colaboração de intérprete e compositor na composição e performance das obras Matiz I e Matiz IV do compositor Rodrigo de Lima RODRIGO LIMA
Ano de defesa: | 2024 |
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Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
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Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
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Programa de Pós-Graduação: |
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Departamento: |
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País: |
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Palavras-chave em Português: | |
Link de acesso: | https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-05112024-134534/ |
Resumo: | O objetivo primordial desta pesquisa consistiu em investigar minuciosamente a construção da performance, sob a ótica do processo colaborativo entre compositor e intérprete, nas obras \"Matiz I\" (para trompete e trombone) e \"Matiz IV\" para trombone para trombone solo, ambas compostas pelo compositor Rodrigo Lima. Busca-se, assim, descrever os conceitos composicionais inerentes a cada obra, relatar as particularidades e nuances da cooperação entre o compositor e o intérprete, e analisar sua influência no resultado. Nesse sentido, foram apresentadas as soluções técnicas e interpretativas encontradas ao longo desse processo colaborativo. A exposição detalhada desse processo ocorreu de maneira didática, permitindo ao intérprete transmitir de forma clara e elucidativa as estratégias adotadas para alcançar os resultados desejados. Além disso, foi proporcionada uma abordagem prática e concreta, por meio da disponibilização de gravações de trechos das obras em questão. Dessa forma, os ouvintes podem ter a oportunidade de imergir na sonoridade e apreciar a materialização dessas obras, compreendendo o fruto desse processo colaborativo quando apreciarem as obras em sua totalidade. Por meio dessa investigação, almejou-se não apenas oferecer uma análise aprofundada das obras \"Matiz I\" e \"Matiz IV\", mas também proporcionar um panorama abrangente do processo criativo e interpretativo, enriquecido pelo diálogo entre compositor e intérprete. Tal abordagem não só amplia o conhecimento e apreciação dessas composições, mas também promove uma valiosa troca de experiências e conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento e avanço da prática musical no contexto do trombone. |
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A colaboração de intérprete e compositor na composição e performance das obras Matiz I e Matiz IV do compositor Rodrigo de Lima RODRIGO LIMAThe collaboration of performer and composer in the composition and performance of the works Matiz I and Matiz IV by composer Rodrigo LimaBrass InstrumentsColaboração compositor intérpreteCollaboration composer performerComposiçãoCompositionContemporary Brazilian MusicInstrumentos de metalMúsica Contemporânea BrasileiraTromboneTromboneO objetivo primordial desta pesquisa consistiu em investigar minuciosamente a construção da performance, sob a ótica do processo colaborativo entre compositor e intérprete, nas obras \"Matiz I\" (para trompete e trombone) e \"Matiz IV\" para trombone para trombone solo, ambas compostas pelo compositor Rodrigo Lima. Busca-se, assim, descrever os conceitos composicionais inerentes a cada obra, relatar as particularidades e nuances da cooperação entre o compositor e o intérprete, e analisar sua influência no resultado. Nesse sentido, foram apresentadas as soluções técnicas e interpretativas encontradas ao longo desse processo colaborativo. A exposição detalhada desse processo ocorreu de maneira didática, permitindo ao intérprete transmitir de forma clara e elucidativa as estratégias adotadas para alcançar os resultados desejados. Além disso, foi proporcionada uma abordagem prática e concreta, por meio da disponibilização de gravações de trechos das obras em questão. Dessa forma, os ouvintes podem ter a oportunidade de imergir na sonoridade e apreciar a materialização dessas obras, compreendendo o fruto desse processo colaborativo quando apreciarem as obras em sua totalidade. Por meio dessa investigação, almejou-se não apenas oferecer uma análise aprofundada das obras \"Matiz I\" e \"Matiz IV\", mas também proporcionar um panorama abrangente do processo criativo e interpretativo, enriquecido pelo diálogo entre compositor e intérprete. Tal abordagem não só amplia o conhecimento e apreciação dessas composições, mas também promove uma valiosa troca de experiências e conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento e avanço da prática musical no contexto do trombone.The primary objective of this work consisted of thoroughly investigating the construction of the performance, from the perspective of the collaborative process between composer and performer, in the works \"Matiz I\" and \"Matiz IV\" for trombone, both composed by the composer Rodrigo Lima. It seeks, therefore, to describe the compositional concepts inherent in each work, report on the particularities and nuances of the cooperation between composer and performer, and analyze its influence on the outcome. In this sense, the technical and interpretative solutions found throughout this collaborative process will be presented. The detailed exposition of this process will occur in a didactic manner, allowing the performer to transmit in a clear and elucidative way the strategies adopted to achieve the desired results. Furthermore, a practical and concrete approach will be provided through the provision of recordings of excerpts from the works in question. In this way, listeners will have the opportunity to immerse themselves in the sound and appreciate the materialization of these works, understanding the result of this collaborative process when they enjoy the works in their entirety. Through this investigation, the aim is not only to offer an in-depth analysis of the works \"Matiz I\" and \"Matiz IV,\" but also to provide a comprehensive overview of the creative and interpretative process, enriched by the dialogue between composer and performer. Such an approach not only enhances the knowledge and appreciation of these compositions but also promotes a valuable exchange of experiences and knowledge, contributing to the development and advancement of musical practice in the context of the trombone.Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPCury, FabioFreitas, Carlos Augusto Tadeu de2024-09-23info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27158/tde-05112024-134534/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-11-05T17:29:02Zoai:teses.usp.br:tde-05112024-134534Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-11-05T17:29:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false |
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O objetivo primordial desta pesquisa consistiu em investigar minuciosamente a construção da performance, sob a ótica do processo colaborativo entre compositor e intérprete, nas obras \"Matiz I\" (para trompete e trombone) e \"Matiz IV\" para trombone para trombone solo, ambas compostas pelo compositor Rodrigo Lima. Busca-se, assim, descrever os conceitos composicionais inerentes a cada obra, relatar as particularidades e nuances da cooperação entre o compositor e o intérprete, e analisar sua influência no resultado. Nesse sentido, foram apresentadas as soluções técnicas e interpretativas encontradas ao longo desse processo colaborativo. A exposição detalhada desse processo ocorreu de maneira didática, permitindo ao intérprete transmitir de forma clara e elucidativa as estratégias adotadas para alcançar os resultados desejados. Além disso, foi proporcionada uma abordagem prática e concreta, por meio da disponibilização de gravações de trechos das obras em questão. Dessa forma, os ouvintes podem ter a oportunidade de imergir na sonoridade e apreciar a materialização dessas obras, compreendendo o fruto desse processo colaborativo quando apreciarem as obras em sua totalidade. Por meio dessa investigação, almejou-se não apenas oferecer uma análise aprofundada das obras \"Matiz I\" e \"Matiz IV\", mas também proporcionar um panorama abrangente do processo criativo e interpretativo, enriquecido pelo diálogo entre compositor e intérprete. Tal abordagem não só amplia o conhecimento e apreciação dessas composições, mas também promove uma valiosa troca de experiências e conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento e avanço da prática musical no contexto do trombone. |
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