Acionamentos de velocidade variável utilizando motores de corrente alternada assíncronos.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2001
Autor(a) principal: Marques, José Alberto
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-10092024-140350/
Resumo: Este trabalho mostra os diversos tipos de controle de velocidade para mecanismos que utilizam motores de corrente alternada assíncronos. É dada ênfase ao controle pela variação de tensão e freqüência (conversor de freqüência), o qual permite melhor precisão e eficiência a um custo competitivo com os métodos clássicos. O princípio de funcionamento do controle escalar e vetorial utilizado nos conversores de freqüência também é relatado, mostrando a necessidade de utilização para cada aplicação. As técnicas mais comuns para se variar a freqüência da tensão aplicada ao motor é mostrada, identificando-se as vantagens e desvantagens para cada caso bem como sua aplicação típica. São apresentados critérios para especificação do conjunto conversor de freqüência e motor. Além das características a serem consideradas num mecanismo com velocidade fixa, devem ser levados em consideração num acionamento de velocidade variável, fatores que podem ocasionar o mau funcionamento do sistema conversor/motor tais como harmônicas, gradiente de tensão, tensão variável, comutação, faixa de velocidade, distância entre conversor e motor, método de partida. São abordados alguns aspectos específicos da utilização de motores de indução alimentados a partir de inversores, como as solicitações adicionais impostas ao isolamento devido ao chaveamento de alta freqüência, as correntes de circulação pelos mancais e os métodos de se tratar essas dificuldades. Finalmente são mostradas aplicações práticas de acionamentos utilizando conversores de freqüência em substituição ao controle de velocidade com tecnologias tradicionais, como por exemplo resistência inserida no circuito do rotor de motores de anéis. O retorno do investimento com a modernização dos sistemas utilizando motores assíncronos de gaiola e conversores de freqüência é rápido como será exemplificado. ) Além da economia de energia, consegue-se reduzir o custo de manutenção e aumentar significativamente a disponibilidade do equipamento para a operação do sistema a ser modernizado.
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