Métodos para elaboração de planos de estivagem de navios porta-contêineres.

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 1992
Autor(a) principal: Botter, Rui Carlos
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3135/tde-25032025-135115/
Resumo: O plano de estivagem de um navio porta-contêineres consiste na elaboração da sequência de carregamento e descarregamento dos contêineres ao longo dos portos da rota e deve, de um lado, atender as restrições técnico-operacionais da embarcação e, de outro, buscar a redução de custos para o navio. Inicialmente apresenta-se uma breve descrição do transporte marítimo de contêineres e procede-se a uma revisão bibliográfica dos métodos propostos e/ou empregados para a elaboração do plano de estivagem de navios porta-contêineres. Em seguida, apresenta-se a modelagem matemática para a solução do problema de estivagem, a qual foi dada um tratamento abrangente, que parte do mais detalhado e preciso e busca, na agregação de contêineres e células e no desacoplamento e hierarquização de componentes interdependentes do problema, a possibilidade de resolve-lo com os equipamentos e programas computacionais disponíveis na USP. O produto final da pesquisa e um procedimento de enumeração implicita que determina o plano de estivagem a partir de uma árvore de combinações, estruturada de acordo com a modelagem matemática mais precisa e explorada de acordo com a solução do modelo matemático mais aproximado.
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