Efeito da terapia combinada de realidade virtual e estimulação transcraniana em crianças e adolescentes com paralisia cerebral: influência no sistema nervoso autônomo

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Fontes, Anne Michelli Gomes Gonçalves
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-31012024-131455/
Resumo: Introdução: Pessoas com Paralisia Cerebral (PC) apresentam diversas desordens motoras e autonômicas que prejudicam o desempenho funcional, sendo assim inseridas em diferentes programas para melhora da qualidade de vida e das habilidades essenciais. Assim o uso de terapias combinadas como intervenção é uma possibilidade crescente por potencializar os efeitos clínicos e possibilitar resultados mais efetivos e duradouros. Atualmente, o uso combinado de estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) e realidade virtual (RV) tem sido adotado para melhorar a funcionalidade em diferentes condições neurológicas. Objetivo: Verificar o efeito da terapia combinada de realidade virtual (RV) e estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) na variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em crianças e adolescentes com paralisia cerebral. Método: Participaram do estudo crianças e adolescentes com diagnóstico de PC com idade entre 4 e 15 anos, alocados em dois grupos: G1 (ETCC ativa + RV) e G2 (ETCC sham + RV), no qual realizaram um protocolo de 20 sessões com utilização de washout e inversão de grupos para ambos os grupos. O protocolo foi composto pela aplicação de ETCC (ativa ou sham ) simultaneamente a RV, no qual foi realizado a captação da VFC antes (10 minutos), durante (20 minutos) e após a intervenção (10 minutos). Para efeitos de longo-prazo, as avaliações foram realizadas antes do protocolo, durante e após ( follow-up ). Resultados: 27 participantes com 9,33 + 4,06 anos concluíram o protocolo (G1: n=15; G2: n=12). Para os índices de VFC, observou-se efeito significativo para o fator Dias (SDNN: p = 0,029; rMSSD: p = 0,001; pNN50: p = 0,001; SD1: p = 0,001), no qual houve um aumento da variabilidade global e parassimpática no grupo G1 e uma redução no grupo G2. Não houve significância estatística para os demais fatores (Grupo e Momentos) e na interação entre eles (Grupo vs . Momento, Grupo vs . Dias, Grupo vs . Momento vs . Dias). Conclusão: Nossos resultados mostraram que a terapia combinada de ETCC e RV promoveu um aumento da VFC no grupo ETCC ativo + RV (G1) e uma redução no grupo ETCC sham + RV (G2), mantendo os resultados após um mês da intervenção
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spelling Efeito da terapia combinada de realidade virtual e estimulação transcraniana em crianças e adolescentes com paralisia cerebral: influência no sistema nervoso autônomoEffect of combined therapy of virtual reality and transcranial stimulation in children and adolescents with cerebral palsy: influence on the autonomic nervous systemAtividade motoraAutonomic nervous systemCerebral palsyEstimulação transcraniana por corrente contínuaMotor activityParalisia cerebralReabilitaçãoRealidade virtualRehabilitationSistema nervoso autônomoTranscranial direct current stimulationVirtual realityIntrodução: Pessoas com Paralisia Cerebral (PC) apresentam diversas desordens motoras e autonômicas que prejudicam o desempenho funcional, sendo assim inseridas em diferentes programas para melhora da qualidade de vida e das habilidades essenciais. Assim o uso de terapias combinadas como intervenção é uma possibilidade crescente por potencializar os efeitos clínicos e possibilitar resultados mais efetivos e duradouros. Atualmente, o uso combinado de estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) e realidade virtual (RV) tem sido adotado para melhorar a funcionalidade em diferentes condições neurológicas. Objetivo: Verificar o efeito da terapia combinada de realidade virtual (RV) e estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) na variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em crianças e adolescentes com paralisia cerebral. Método: Participaram do estudo crianças e adolescentes com diagnóstico de PC com idade entre 4 e 15 anos, alocados em dois grupos: G1 (ETCC ativa + RV) e G2 (ETCC sham + RV), no qual realizaram um protocolo de 20 sessões com utilização de washout e inversão de grupos para ambos os grupos. O protocolo foi composto pela aplicação de ETCC (ativa ou sham ) simultaneamente a RV, no qual foi realizado a captação da VFC antes (10 minutos), durante (20 minutos) e após a intervenção (10 minutos). Para efeitos de longo-prazo, as avaliações foram realizadas antes do protocolo, durante e após ( follow-up ). Resultados: 27 participantes com 9,33 + 4,06 anos concluíram o protocolo (G1: n=15; G2: n=12). Para os índices de VFC, observou-se efeito significativo para o fator Dias (SDNN: p = 0,029; rMSSD: p = 0,001; pNN50: p = 0,001; SD1: p = 0,001), no qual houve um aumento da variabilidade global e parassimpática no grupo G1 e uma redução no grupo G2. Não houve significância estatística para os demais fatores (Grupo e Momentos) e na interação entre eles (Grupo vs . Momento, Grupo vs . Dias, Grupo vs . Momento vs . Dias). Conclusão: Nossos resultados mostraram que a terapia combinada de ETCC e RV promoveu um aumento da VFC no grupo ETCC ativo + RV (G1) e uma redução no grupo ETCC sham + RV (G2), mantendo os resultados após um mês da intervençãoIntroduction: People with Cerebral Palsy (CP) have several motor and autonomic disorders that impair functional performance, thus being included in different programs to improve quality of life and essential skills. Thus, the use of combined therapies as an intervention is a growing possibility for potentiating the clinical effects and enabling more effective and lasting results. Currently, the combined use of transcranial direct current stimulation (tDCS) and virtual reality (VR) has been adopted to improve functionality in different neurological conditions. Objective: To verify the effect of combined virtual reality (VR) and transcranial direct current stimulation (tDCS) therapy on heart rate variability (HRV) in children and adolescents with cerebral palsy. Method: The study included children and adolescents diagnosed with CP aged between 4 and 15 years, divided into two groups: G1 (active tDCS + VR) and G2 (sham tDCS + VR), in which they underwent a protocol of 20 sessions with use of washout and inversion of groups for both groups. The protocol consisted of applying tDCS (active or sham) simultaneously to VR, in which HRV was captured before (10 minutes), during (20 minutes) and after the intervention (10 minutes). For long-term effects, assessments were performed before the protocol, during and after (follow-up). Results: 27 participants aged 9.33 + 4.06 years completed the protocol (G1: n=15; G2: n=12). For the HRV indices, a significant effect was observed for the Days factor (SDNN: p = 0.029; rMSSD: p = 0.001; pNN50: p = 0.001; SD1: p = 0.001), in which there was an increase of global variability and parasympathetic activity in the G1 group and a reduction in the G2 group. There was no statistical significance for the other factors (Group and Moments) and the interaction between them (Group vs. Moment, Group vs. Days, Group vs. Moment vs. Days). Conclusions: Our results showed that the combined therapy of tDCS and VR promoted an increase in HRV in the active tDCS + VR group (G1) and a reduction in the sham tDCS + VR group (G2), maintaining the results after one month of the interventionBiblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USPMonteiro, Carlos Bandeira de MelloFontes, Anne Michelli Gomes Gonçalves2023-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5170/tde-31012024-131455/reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USPinstname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPLiberar o conteúdo para acesso público.info:eu-repo/semantics/openAccesspor2024-02-19T17:00:02Zoai:teses.usp.br:tde-31012024-131455Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.teses.usp.br/PUBhttp://www.teses.usp.br/cgi-bin/mtd2br.plvirginia@if.usp.br|| atendimento@aguia.usp.br||virginia@if.usp.bropendoar:27212024-02-19T17:00:02Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP - Universidade de São Paulo (USP)false
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