Costurando a distância: a artesania na construção e partilha de universos

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: Siqueira, Adriana Maria Motta de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
-
Link de acesso: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27160/tde-14072022-095239/
Resumo: O presente trabalho pretende tecer reflexões teóricas, poéticas, teóricopoéticas acerca dos fazeres artesanais e sua importância fundamental na estruturação do indivíduo e da sociedade como um todo, bem como suas potências especificamente no âmbito da arte-educação. Entendemos esses fazeres pensantes como forma de resistência diante do sistema político-econômico vigente, que pretende acelerar tempos, uniformizar desejos, pensares, sentires, e anestesiar mentes críticas, questionadoras e criativas. O contexto da pandemia da Covid-19 que vivenciamos escancara a urgência pela mudança de paradigmas nas relações sociais, políticas, econômicas. Esta pesquisa parte desse lugar, e nele se constitui, tecendo reflexões acerca de aspectos anteriores ao do contexto pandêmico, e imagina possibilidades para o momento que o seguirá. Os quatro capítulos que constituem esta dissertação percorrem trajetórias teóricas pela conceituação e história da artesania e da maneira como foi forjada nas oficinas dos mestres artesãos medievais; pela contextualização do atual cenário sócio-político-cultural-educacional, e os impactos da pandemia sobre ele; pela apresentação de artistas e história de algumas práticas artísticas, tais como encadernação artesanal, gravura, livro de artista e arte correio e adentram práticas de educação e arte apresento minha vivência prévia com esses fazeres, motivadores desta pesquisa, a experiência dos encontros remotos com o grupo artesanias, formado por nove artistas-professores-pesquisadores, residentes em diferentes cidades do Brasil, e algumas ressonâncias desses encontros em práticas educativas que propus e vivenciei. O fazer artesanal reintegra a fragmentada natureza humana do sujeito e, estendida essa experiência para o contexto social, pode ser inspiração para o conserto social, como aponta Richard Sennett (2013). O objetivo dessa pesquisa é, portanto, viajar por essas paisagens práticas, teóricas e poéticas e, a partir delas, apontar novos possíveis desenhos de mapas. Além do volume com o texto da pesquisa Livro I , esta dissertação será composta por mais dois: um, apresentando um diário gráfico da pesquisa, constituído por estampas e reproduções de desenhos e de bordados realizados por mim Livro II ; outro, com reproduções de trabalhos realizados pelos participantes do grupo artesanias, durante e após nossos encontros Livro III.
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